Se ias a 146kmh onde só deves dar 90...acho que mereces ficar sem carta...assim aprende-se.
Já na auto-estrada é um risco andar assim.
Não leves a mal, mas é a minha opinião.
Na Alemanha 2/3 das auto-estradas não têm limite. É só ver carros a voar bem acima dos 200 (já lá estive muitas vezes e sei com o é) no entanto têm muito menos acidentes que cá (usando a nossa mentalidade os alemães são uns criminosos na estrada[8b]). Andamos anos de volta do problema da sinistralidade com medidas que simplesmente não fazem nada. O que é certo é que o numero de acidentes têm diminuido ao longo do tempo que se deve principalmente à melhoria (apesar de aqui ainda falta fazer muito) das nossas estradas, melhoria de segurança em especial nos carros de gama baixa/média... e muitos outros factores. Chama-se a esta diminuição de acidentes "regressão natural", ou seja, o problema tende a resolver-se por si mesmo.
O excesso de velocidade normalmente não é CAUSA de acidente, é um factor que quando há um acidente agrava as consequencias do mesmo. Serve de desculpa para não ser fazer mais nada! Quando um acidente ocorre e a "causa" atribuída é excesso de velocidade negligenciamos a verdadeira causa e os factores que contribuiem para tal: mau posicionamento de uma passadeira, má sinalização, má construção da estrada, condições dos carros que intervêem no acidente, mau escoamento das águas (causa da maioria dos acidentes com mau tempo), cruzamentos mal feitos, má iluminação directa e/ou indirecta, conduzir sob efeito de alcool (dá mais trabalho fazer este tipo de fiscalização e durante muitos anos nunca me pediram para soprar no balão, pode aparecer muitas vezes na televisão mas falamos de controlos que são feitos esporádicamente)... e muitos outros factores que infelizmente por vezes nos deparamos e nos colocam em risco.
É ridiculo com os carros que temos hoje, os limites de velocidade manterem-se iguais ao dos anos 70. Ninguém acredita nestes e ninguém os respeita! É a infracção mais fácil de provar, basta colocar um radar num sitio onde o limite é baixo para o tipo de via e é só facturar como uma linha de produção. Vivemos na mentalidade de: "Se ninguém respeita tem que se punir!" sem se questionar se a maioria da população é contra isso [s)].
Como é que querem que alguém respeite limites se têm vias mal feitas, com muito transito, muitas entradas e traçados sinuosos (ex: IC19) onde o limite é 100 Km/h e uma A2, A17, A6 com rectas com mais de 2 km, baixo transito e mais seguras que a maioria das AEs, o limite seja de apenas mais 20 Km/h?
Ainda querem que alguém acredite e respeite os limites?[

]