eu mudava por cerca de 100€ óleo e filtros no meu carro. o mecânico metia óleo normal 5w40 de marca reconhecida, galp, repsol ou algo assim, mas já cheguei a meter castrol algumas vezes e nunca paguei mais de 60€ pelo óleo. não faço a mínima do óleo que levam o clio e a A4 e se não for na marca mas sim num mecânico normal, que sejam 150€, acho perfeitamente normal.
quanto à corrente, já me indicaram quem a mudasse por cerca de 600 a 700€. a embraiagem não faço a mínima ideia quanto ficará. valores muito mais altos que as do meu seat, que mudava correias por 240€ com bomba de água - sem fatura mas em mecânico onde até a gnr lá ia - e a embraiagem sensivelmente pelo mesmo valor. o mais barato noutro mecânico que trabalhava quase exclusivamente com carros do grupo, mas que eu não conhecia de lado nenhum eram 350€ no mínimo, embora há alguns anos. já mudei 2x a correia a esse preço de 240€ a cada 120 mil, a última mais 15€ para um termostato há uns 3 anos. mas compreendo que já não haja preços destes.
se calhar mudar correntes é mais complicado, não sei, que não percebo nada de mecânica, mas tenho ideia de ser mais caro. é uma questão de ele pesquisar preços em 2 oficinas que trabalhem com vags para comparação entre elas e depois decidir se vale a pena o investimento ou não.
agora guardar 3000€ para uma eventualidade? claro que devemos guardar algum, mas mais que 1000€ acho um perfeito exagero e ainda por cima num carro que tem 90 mil kms e 5 anos e meio... não vai avariar de um dia para o outro!