Mestrado

agajaladositio

New member
Bom dia pessoal. Vinha postar uma dúvida que tenho em relação a um Mestrado que estava a pensar tirar.

Alguém me sabe dizer como é que é reconhecido o Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM? Estava a pensar tirar esse mestrado lá mas não sei como é a nível de notas de entrada, a nível de preparação profissional, a nível de reconhecimento no mercado de trabalho, que empresas é que procuram os alunos que saem de lá com esse mestrado e como é em relação a saídas profissionais em termos de remuneração.

Se alguém me conseguisse dar algum feedback ficava bastante agradecido.

Já agora exponho também outra questão já que também ainda estou na dúvida se não tento o Mestrado em Gestão no ISCTE: As notas de entrada costumam rondar que valores?

Obrigado e um resto de bom dia :)

Depende um pouco do tipo de empresa ou sector em que te imaginas a trabalhar.
Segundo sei o IPAM tem colocado alguma gente nas empresas de FMCGs ( bebidas, cosméticos, alimentar , etc) , área em que tem algum reconhecimento.

O mestrado de gestão no ISCTE é muito mais exigente e abrangente enquanto que o IPAM é mais focalizado no Marketing o que faz com que seja mais fácil de tirar.

Por ex. O ISCTE abre mais portas doq ue o IPAM para sectores como a Banca, Seguros ou áreas mais exigentes em termos de conhecimentos financeiros.

Acho que são opções bem diferentes com saidas diferentes.

Obrigado pela resposta antes de mais nada. Essa informação é-me preciosa já que é precisamente nesse ramo (fast moving consumer goods) que me vejo a trabalhar. Sendo assim fico naturalmente mais predisposto a tirar Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM.

Muito obrigado mais uma vez.

Podes-me dar uns nomes pfv?

Só os que conheço bem:

FEUNL (mestrado em gestão com especialização em marketing)
Clsbe (mestrado em gestão com especialização em marketing)

De notar que qualquer um destes cursos torna-se um pouco mais caro que o do IPAM mas creio que abra mais portas noutras áreas, pelo que ganhas versatilidade. Por outro lado não sei se o mercado aceitará ou não muito bem o curso do IPAM no que toca à área do marketing.

Eu acho que o IPAM é uma boa escolha para o curso que estás interessado. Conheci duas pessoas que tiraram lá mestrado e lembro-me de darem boas indicações, turmas pequenas e bons recursos na aprendizagem.
Também ficaram bem colocadas, embora já tenha sido no tempo em que ainda havia oportunidades no mercado de trabalho.

Já agora também aproveito o tópico para perguntar se conhecem o mestrado da Católica em Gestão, qual o nível de dificuldade na admissão e se acham que vale a pena... O meu actual trabalho é tão aborrecido (e mal pago), que estou na dúvida se devo ou não alimentar os neurónios... [:D]:sh)

Se vale a pena ou não depende um bocado do que fazes e do que almejas fazer.
A nível de admissão tens de comprovar que tens um bom inglês (já que o curso é leccionado nessa língua), ter um curriculum aceitável para uma faculdade top e penso que dêem preferência a malta sem grande experiência... Para os restantes há os mestrados executivos.
Apesar de não ser estritamente necessário para o mestrado em gestão, penso que eles exigem que o teu curso tenha tido alguma matemática ou então que o comproves pelo GMAT.
Se quiseres saber algum pormenor pode ser que te possa ajudar e não, não sou aluno da Católica ;)

Só os que conheço bem:

FEUNL (mestrado em gestão com especialização em marketing)
Clsbe (mestrado em gestão com especialização em marketing)

De notar que qualquer um destes cursos torna-se um pouco mais caro que o do IPAM mas creio que abra mais portas noutras áreas, pelo que ganhas versatilidade. Por outro lado não sei se o mercado aceitará ou não muito bem o curso do IPAM no que toca à área do marketing.

Mas dizes isso por achares que o mercado não aceita realmente bem ou porque não sabes mesmo?

Eu acho que o IPAM é uma boa escolha para o curso que estás interessado. Conheci duas pessoas que tiraram lá mestrado e lembro-me de darem boas indicações, turmas pequenas e bons recursos na aprendizagem.
Também ficaram bem colocadas, embora já tenha sido no tempo em que ainda havia oportunidades no mercado de trabalho.

Já agora também aproveito o tópico para perguntar se conhecem o mestrado da Católica em Gestão, qual o nível de dificuldade na admissão e se acham que vale a pena... O meu actual trabalho é tão aborrecido (e mal pago), que estou na dúvida se devo ou não alimentar os neurónios... [:D]:sh)

Essas duas pessoas que conheces como estão hoje em dia a nível de emprego? Sabes que função estão a executar?

Já agora exponho também outra questão já que também ainda estou na dúvida se não tento o Mestrado em Gestão no ISCTE: As notas de entrada costumam rondar que valores?

Obrigado e um resto de bom dia :)

Da experiência que possuo o ISCTE é (era) um pouco selectivo para o Mestrado em Gestão. Possuem uma hierarquia de entrada algo "estranha" (mas que não deixa de ser legítima) e ao mesmo tempo muito "lisboeta" (sem querer ofender ninguém). A nota é importante mas não está, necessariamente, em primeiro plano.

A hierarquia é mais ao menos a seguinte (coloquei por ordem de admissão):

1- Universidades e área de ensino

1.1 - Ser da área de economia/gestão do ISCTE (estes tem entrada garantida praticamente)
1.2 - Ser de outra área de ensino do ISCTE
1.3 - Ser da área de economia/gestão de outra universidade conceituada de Lisboa (Católica etc.)
1.4 - Ser de outra área mas de uma universidade conceituada de Lisboa (Católica etc.)
1.5 - Ser da área de economia/gestão de uma universidade do Porto
1.6 - Ser da área de economia/gestão de uma qualquer universidade do resto do país
1.7 - Ser de outra área de uma qualquer universidade do resto do país

2 - Médias (a juntar ao factor universidade sendo que não adianta ter média superior a 14 se te encontrares no ponto 1.7 por exemplo)

2.1 - Média igual ou superior a 14 - Entrada praticamente garantida
2.2 - Média igual a 13 - Probabilidade muito grande de entrar
2.3 - Média igual a 12 - Poucas probabilidades de entrar
2.4 - Média inferior a 12 - Sem probabilidades de entrar

3- Experiência

Aqui penso que não existe uma ordem ao certo... Valorizam experiências académicas e experiências em empresas de grande renome e dimensão. Mas julgo que não tem impacto na admissão.

4- Método de Selecção

4.1 - Candidatura
4.2 - Entrevista presencial no ISCTE, em grupo, onde tens de realizar uma breve apresentação tua e do teu percurso.
4.3 - Decisão realizada no período de 1 mês se não estou em erro.

A ideia que tenho é que consoante o número de vagas e afluência ao curso, regra geral, as vagas acabam por ser preenchidos por alunos de economia/gestão, de Lisboa e com média igual ou superior a 14 valores. Até porque a afluência é bastante, principalmente por alunos que são da área de economia/gestão do próprio ISCTE e de outras universidades de Lisboa.
Claro que, se em determinado ano, a afluência for menor no público alvo que eles costumam recrutar começam a preencher as vagas com os restantes candidatos.

Última edição:
Da experiência que possuo o ISCTE é (era) um pouco selectivo para o Mestrado em Gestão. Possuem uma hierarquia de entrada algo "estranha" (mas que não deixa de ser legítima) e ao mesmo tempo muito "lisboeta" (sem querer ofender ninguém). A nota é importante mas não está, necessariamente, em primeiro plano.

1.1 - Ser da área de economia/gestão do ISCTE (estes tem entrada garantida praticamente)
1.3 - Ser da área de economia/gestão de outra universidade conceituada de Lisboa (Católica etc.)
1.4 - Ser de outra área mas de uma universidade conceituada de Lisboa (Católica etc.)
1.6 - Ser da área de economia/gestão de uma qualquer universidade do resto do país

2 - Médias (a juntar ao factor universidade sendo que não adianta ter média superior a 14 se te encontrares no ponto 1.7 por exemplo)

3- Experiência

Aqui penso que não existe uma ordem ao certo... Valorizam experiências académicas e experiências em empresas de grande renome e dimensão. Mas julgo que não tem impacto na admissão.

4- Método de Selecção

4.1 - Candidatura
4.2 - Entrevista presencial no ISCTE, em grupo, onde tens de realizar uma breve apresentação tua e do teu percurso.

A ideia que tenho é que consoante o número de vagas e afluência ao curso, regra geral, as vagas acabam por ser preenchidos por alunos de economia/gestão, de Lisboa e com média igual ou superior a 14 valores. Até porque a afluência é bastante, principalmente por alunos que são da área de economia/gestão do próprio ISCTE e de outras universidades de Lisboa.
Claro que, se em determinado ano, a afluência for menor no público alvo que eles costumam recrutar começam a preencher as vagas com os restantes candidatos.

Sou capaz de aceitar o que disseste em relação às médias. Mas não sei se o que disseste no ponto 1.7 da hierarquia das faculdades será o mais correcto... digo isto porque o ISCTE tem o mestrado em gestão para os que têm licenciatura numa área de gestão (como economia/marketing/gestão/finanças,etc) e têm mestrado em gestão para licenciados em áreas que não estejam relacionadas com a gestão

Por exemplo no meu caso eu estou com média de 14.4 mas estou em Marketing (área da gestão) e numa faculdade que não é prestigiada em Lisboa (não, não é a Lusófona). As minhas hipóteses de entrar são reduzidas?

Sou capaz de aceitar o que disseste em relação às médias. Mas não sei se o que disseste no ponto 1.7 da hierarquia das faculdades será o mais correcto... digo isto porque o ISCTE tem o mestrado em gestão para os que têm licenciatura numa área de gestão (como economia/marketing/gestão/finanças,etc) e têm mestrado em gestão para licenciados em áreas que não estejam relacionadas com a gestão

Por exemplo no meu caso eu estou com média de 14.4 mas estou em Marketing (área da gestão) e numa faculdade que não é prestigiada em Lisboa (não, não é a Lusófona). As minhas hipóteses de entrar são reduzidas?

O que disse em relação às médias não tenho qualquer tipo de dúvida. Relativamente às universidades pode acontecer ter um ponto ou outro trocado (como o 1.2 com o 1.3) uma vez que estou a puxar por uma memória que já tem dois anos. Todo o processo de admissão a que me referi é relativo ao mestrado em gestão. Não confundir com o mestrado em gestão de empresas (business administration). Este último não conheço e julgo até que será um mestrado recente pois não me lembro de o ver (mas posso estar enganado).

De qualquer forma não perdes nada em te candidatares (a não ser o roubo da taxa que cobram). [;)]

Mas dizes isso por achares que o mercado não aceita realmente bem ou porque não sabes mesmo?

Não sei mesmo mas levanto sempre desconfianças quanto a institutos que falam em empregabilidade na ordem dos 100%. Talvez seja só preconceito.
O que te posso dizer é que deves considerar muito bem se queres mesmo um curso tão específico, já que é uma área altamente afectada pelos ciclos económicos, pelo que as empresas cortam logo por aí em tempos de crise.

Pelo menos nas faculdades de Lisboa (católica/nova) que mencionei, eu diria mais:

1.1 - Ser da área de economia/gestão (preferencialmente da mesma faculdade) (média ~ 14+, no caso de já seres de lá)
1.2 - Ser da área de economia/gestão de outra faculdade/universidade conceituada de Portugal (Iseg/ Iscte/FEP etc.) ou de outros locais (nota: pelo menos na minha fac, 50% das vagas vão para estrangeiros) (média dependente de quantos candidatos do ponto 1.1 estão inscritos, mas dificilmente inferior aos ~14v)
1.3 - Ser de outra área com forte background em termos matemáticos e/ou ter uma boa média e ter um bom projecto de vida que justifique a entrada (aqui não tenho dados, pois cada caso é analisado individualmente)*

* Posso dar como exemplo uma pessoa da FCUL com média 12+ num curso com matemática que foi rejeitada na nova e provavelmente será também rejeitada na católica

3- Experiência

Geralmente dão primazia a pessoas sem muita experiência profissional.

4- Método de Selecção

4.1 - Candidatura (inclui provas de que o teu inglês/matemática(depende) é bom)
4.2 - Entrevista presencial (na Nova só em alguns casos e na Católica é mais comum)

O que disse em relação às médias não tenho qualquer tipo de dúvida. Relativamente às universidades pode acontecer ter um ponto ou outro trocado (como o 1.2 com o 1.3) uma vez que estou a puxar por uma memória que já tem dois anos. Todo o processo de admissão a que me referi é relativo ao mestrado em gestão. Não confundir com o mestrado em gestão de empresas (business administration). Este último não conheço e julgo até que será um mestrado recente pois não me lembro de o ver (mas posso estar enganado).

De qualquer forma não perdes nada em te candidatares (a não ser o roubo da taxa que cobram). [;)]

Sim tens realmente razão então no que dizes. O lapso foi meu.

Eles no site dizem que têm o Mestrado de Gestão (para licenciados em áreas da gestão entre elas a gestão de recursos humanos, economia, gestão de marketing, finanças, etc.) e dizem também que têm também o Mestrado em Gestão de Empresas (para licenciados em áreas diferentes de Gestão).

Eu fiquei sem perceber se eles consideram a minha licenciatura (Marketing e Publicidade) como parte integrante do Mestrado em Gestão ou de Gestão de Empresas.

3- Experiência

4- Método de Selecção

4.1 - Candidatura

E ainda é assim que funciona.[;)]

O mestrado em gestão tem excelente reputação, unidades curriculares muito interessantes e práticas, e bons professores. Está entre os melhores.

Não existe qualquer comparação possível entre a qualidade de ensino que o ISCTE assegura e a do IPAM.
A empregabilidade é facilmente manipulável (quase todas as instituições de ensino superior o fazem, desde que o aluno esteja a trabalhar, não interessa a área, está empregado para efeitos de estatísticas), já a qualidade aferida por rankings internacionais e o corpo docente não o é... e neste caso, colocar em comparação ISCTE e IPAM só me dá vontade de [:D][:D]

Não existe qualquer comparação possível entre a qualidade de ensino que o ISCTE assegura e a do IPAM.
A empregabilidade é facilmente manipulável (quase todas as instituições de ensino superior o fazem, desde que o aluno esteja a trabalhar, não interessa a área, está empregado para efeitos de estatísticas), já a qualidade aferida por rankings internacionais e o corpo docente não o é... e neste caso, colocar em comparação ISCTE e IPAM só me dá vontade de [:D][:D]

Lamento que tenhas interpretado mal a minha dúvida.

Eu não estou a comparar o IPAM com o ISCTE. Até porque não há nada para comparar.

O Mestrado que tinha pensado no ISCTE era em gestão (descobri pelos vistos à pouco que pode ser gestão de empresas graças ao Aston), o do IPAM era Gestão de Marketing. São matérias completamente diferentes. Eu sei que a qualidade do ISCTE é muito superior à do IPAM, a questão aqui é se eu devia tirar uma especialização mais dentro da área do Marketing e aí ia para o IPAM ou se devia tirar o mestrado em gestão (ou gestão de empresas, como queiram) e aí beneficiava de um leque de opções profissionais muito mais abrangente e seguro (tendo em conta os dias de hoje...).

Voltar
Superior