Marcha-atrás

Por algum motivo que me escapa... os carros que comprei ao fim de algum tempo tem o mesmo sintoma.

A marcha-atrás entra com alguma dificuldade (nada de grave, no máximo não entra à 1ª)

Mas ainda assim fico curioso:

- O que poderá isso significar em termos de mecânica? Consequências?

- O que poderei ter feito para tal situação?

tks

Sendo um sistema mecânico é natural que por vezes falhe. Se uma mudança não entrar consecutivamente, experimenta meter outra mudança, e depois tenta novamente a marcha atrás.

Isto acontece porque a valvolina da caixa vai-se gastando, pelo que uma mudança deste lubrificante não seria mal pensado [;)]

n sera "defeito" teu? por vezes acontece me isso porque n carrego bem para baixo na manete (no meu carro é assim). digo issto porque dizes que acontece em todos os carros.

Estou com um problema parecido no carro da minha mãe. Tenho no tópico ao lado. Talvez o problema seja o mesmo.

Sendo um sistema mecânico é natural que por vezes falhe. Se uma mudança não entrar consecutivamente, experimenta meter outra mudança, e depois tenta novamente a marcha atrás.

Isto acontece porque a valvolina da caixa vai-se gastando, pelo que uma mudança deste lubrificante não seria mal pensado [;)]

É exactamente isso. Por vezes tenho que meter rapidamente a 1ª para voltar a meter a marcha-atrás.
E mesmo assim...por vezes faz 1 arranhar pouco simpático

em certos modelos, a instrução que vem no manual é que se deve meter a marcha-atrás só depois de 5 segundos de imobilizar o carro. Quando parado, nunca se deve forçar. Se perceber que ela não está a querer entrar, 1º:embraiar/desembraiar, se persistir em não entrar, engrenar a 1ª velocidade e então tentar novamente engrenar a march-atrás. Repetir os passos anteriores até engrenar a marcha-atrás suavemente e sem "arranhar". Se teimar em forçar e arranhar, com o passar do tempo acaba com problemas na caixa...[8b]

... o material tem sempre razão...[:D]

Voltar
Superior