LSD vs ESP

citação:Originalmente colocada por Huntelaar

Para quem pensava que LSD era umas gotinhas e comprimidos que se tomavam para deixar um gajo todo maluco[8)].... Fiquei com uma noçao estupenda de algo que desconhecia...[:0]

Bem...
Mas relativamente ao assunto em questao, nao há veiculos que estao equipados com ESP e TCR!?!?

Nao se caracteriza o ESP como controlo de estabilidade e TCR como controlo de tracção!?

Cumps

e já agora, LSD quer dizer limited slip differential o que em portugues se traduz para diferencial autoblocante.

citação:Originalmente colocada por MLK

Nao sera o EBD que controla a travagem e tracção. O ESP apenas controla o motor e travão acho eu para tentar corrigir a tragetória.
Depois existe o MSR hmm deixa ver o Grande Punto dava para colocar o MSR como opcional mas ai já tinha de ter ESP com o ESP vinha o MSR o Hill Holder (travão de mão temporário em estradas com inclinação muito útil especialmente no para arranca?).

hmmm

o EBD faz apenas a distribuição da força de travagem entra as rodas de trás e as da frente.

Não sei se sou eu que sempre fiz confusão ou se estou certo, mas tinha a ideia (contrária ao que alguns aqui escreveram) que o ESP actua de forma diferente ao controlo de tracção... enquanto o controlo de tracção trava a roda que perde aderencia ou actua na embraiagem para controlar o patinar o ESP actua quando o carro perde a estabilidade, ou seja, quando a frente ou a traseira fogem, mas o que não implica sempre um patinar, (julgo eu), e geralmente actua cortando a potencia no motor e travando as rodas que são precisas para endireitar o carro de acordo com a trajectoria....

Há sistemas, em que se consegue por exemplo desligar o ESP mas não o Controlo de tracção...

Pelo que li da descrição o LSD é um autoblocante... ou seja, não se limita a cortar potencia, mas tb dar nas rodas em que é mais precisa... é fácil de reparar nos carros que o possuem acelarando forte depois do carro fugir de traseira por exemplo... o carro endireita com mais facilidade pois foi dada potencia á roda mais interior á curva.

Penso eu de que...

Mas a minha questão é mais do genero... será que o ESP matou o LSD?
Isto numa perspectiva de mercado?

será que deixa de haver logica para o mercado, ter LSD?

Para mim não matou...

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Para mim não matou...

Tb acho que não matou, até porque alguns carros continuam a vir com LSD... mas julgo que deve ser mais caro... e será sempre mais seguro para 99% dos condutores um sistema de ESP ao sistema de LSD... a correcção dos excessos é mais "segura" com ESP... o LSD é mais permissivo, se levantares o pé numa curva em que o carro te está a fugir o ESP controla muito mais rápido que o LSD... esta é a ideia que tenho...

Mas continua a ter mais do que lógica ter LSD no mercado... aqueles que não gostam de tirar o pé do acelarador agradecem ehehe

Para mim não matou...

Acho que não matou. Mesmo antes da implantação em força do ESP, marcas como a BMW deixou o LSD de lado excepto nas versões M. Segundo li, num E46, E90 não é possível ter LSD nem como opção.
O LSD não torna o carro mais dócil. Pelo contrário maximiza a tracção é certo mas torna a condução mais exigente, em especial à chuva. Como sabes o meu antigo IS200 tinha LSD e cheguei a fazer algumas experiencias em terreno largo e sem transito e deu para apanhar alguns sustos. O ponto de equilibrio entre a tracção e a derrapagem é muito mais apertado que num carro sem LSD. Dá gozo mas é exigente. Eu tb tenho de dizer que não tinha capacidades de condução para explorar toda a dinamica do IS.

Acho que em carros de algum cariz desportivo, o ideal é ter LSD e um ESP desligavel.

O ESP tem um âmbito de actuação que vai muito para lá do LSD. Provavelmente há muitos carros com as duas coisas.

Não há sistemas de controlo de estabilidade que interferem também na suspensão ?

Para mim não matou...

Mas tu fazes parte eventualmente do tal 1% de compradores de carros, conforme referiste logo no teu post inicial. Um LSD custa (em aftermarket) uns 750€ + montagem (e não há para todas as caixas de velocidades) e "apenas" trata de digerir as perdas de motricidade, enquanto o ESP+ASR acaba por também actuar no mesmo sentido (embora por processo diferente) e ainda permite corrigir alguns excessos em curva.

Portanto, se perguntares aos outros 99% de compradores de carros qual será o sistema que eles preferem, suponho que a esmagadora maioria deles preferirá o ESP+ASR+"xpto" até porque isso só lhe custará uns 200€ e é se não vier já instalado standard de fábrica.

O LSD fica apenas reservado mesmo para o pessoal da pesada.

(LSD - pesada, tás a ver o trocadilho :D:D:D)

O ESP actua na perda de aderencia... O que é perder aderencia? É perder tracção... é por isso que a roda patina... O ESP nao sabe se o carro vai de lado...

Ai isso é que sabe; isso é que distingue o ESP dum vulgar controle de tracção. Os ESP têm sensores que medem o angulo de viragem do carro e comparam com a posição do volante; com essa informação consegue saber se o carro está em sobreviragem ou em subviragem, e além de cortar o motor, trava a roda que favoreça o carro girar no sentido pretendido. Aliás há ESP de última geração que até dão uma ajudinha à contrabrecagem no volante.

Ao falares em LSD estás a falar em diferenciais autoblocantes?

A minha ideia de nao matou é que os carros deviam trazer!

O ESP nao substitui o LSD... nem de longe nem de perto... um facto é que cada vez menos carros com LSD... será que o LSD antigamente foi o primeiro ESP?

citação:Originalmente colocada por Avant

O ESP actua na perda de aderencia... O que é perder aderencia? É perder tracção... é por isso que a roda patina... O ESP nao sabe se o carro vai de lado...

Ai isso é que sabe; isso é que distingue o ESP dum vulgar controle de tracção. Os ESP têm sensores que medem o angulo de viragem do carro e comparam com a posição do volante; com essa informação consegue saber se o carro está em sobreviragem ou em subviragem, e além de cortar o motor, trava a roda que favoreça o carro girar no sentido pretendido. Aliás há ESP de última geração que até dão uma ajudinha à contrabrecagem no volante.

Ao falares em LSD estás a falar em diferenciais autoblocantes?

Quando digo de lado... nao é bem esse lado! ;)

Digo... que se o carro estiver a ir de lado... com o volante virado para a frente... e todas as rodas à mesma velocidade... o ESP nao deverá actuar... agora com sensores de rotação... talvez... mas ainda falo dos antigos ESP's! ;)

Sim... dif. autoblocantes..

Para mim não matou...

não matou porque actuam sobre questões diferentes, apesar de os efeitos poderem de uma ou de outra ser semelhantes.
o ESP actua sobre a perda de trajectoria do veiculo por questões diversas, o LSD actua especificamente sobre a tracção, corrigindo "anomalias" na distribuição de potência pelas rodas, "anomalias" essas que poderiam dar origem ao que o ESP tenta corrigir.

Mas praticamente todos os ESP desde há algum tempo permitem controlar de algum modo a sub/sobreviragem. É claro que milagres não há...

Quanto aos diferenciais autoblocantes, acho que para uso em estrada, num carro com bom chassis e pneus, especialmente num RWD tem pouco interesse; como o cloterico disse, no limite torna os carros menos progressivos, e ao mínimo descuído - já fostes. Nos FWD, também podem causar reacções um bocado bruscas no volante, vê só o mini com autoblocante.

Mas acho que o e ESP e o LSD têm funções quase opostas - o ESP ajuda no controlo do carro, se calhar às vezes diminuíndo a eficácia, o LSD maximiza a eficácia da tracção, mas pode criar situações algo delicadas de resolver.

Se o carro tiver os 2 sistemas, ainda melhor...

Voltar
Superior