Lisboa -> Bragança

Solução acessível:

Lisboa-Coimbra (A1) - Coimbra-Viseu (IP3), Viseu-Vila Real (A24), Vila Real-Bragança (IP4).

Solução mais segura, mais cara:

Lisboa-Aveiro (A1), Aveiro-Viseu (A25), Viseu-Vila Real (A24), Vila Real-Bragança (IP4).

Fiz várias vezes ambos percursos até Novembro de 2011 e recordo-me que o IP3 era uma nódoa, mas com bom tempo faz-se relativamente bem. Se as obras já não estão em curso melhor ainda, caso contrário é usar a A25.

Era bom que todos os portugueses tivessem a noção de quanto esquecidos estiveram aquelas populações durante tanto tempo.. para chegar lá só mesmo de avião, como cantam os Xutos..[;)]

Mas estamos a melhorar.

Bragançano de gema, grande Porto por adoção..[;)]

Há por aqui muitos transmontanos ?!

Eu sou transmontano radicado em Lisboa desde o final dos anos 70.[;)]

Faço actualmente 4 a 5 viagens por ano ao Nordeste, no seguinte percurso Lisboa / Bragança (Mirandela) isto depois de já ter experimentado diversas opções.

Lisboa/Coimbra (A1)/Viseu (Ip3)/Vila Real (A24)Bragança

É o percurso mais rápido, não o mais barato.

Podes sempre fazer A1(até Torres Novas)->A23(até Guarda)->A25(até Celourico da Beira)->IP2(até Macedo de Cavaleiros)->IP4 (até Bragança)

Isto se o custo em portagens for secundário, pois a A23 é carota.

Quanto ao IP3 já à muito tempo que não passo por lá, mas não me parece que tenha perfil de auto estrada.

Este é o meu trajeto de eleição, rápido, pouco trânsito e seguro até Macedo de Cavaleiros, depois há as obras do iP4 e vai-se mais devagar. De Torres Novas a Bragança em Novembro último demorei 3 horas e meia.

.

Última edição:
Boas :

Obrigado a todos pela a ajuda e pelas dicas.

A minha questão principal é mesmo a segurança, pelo que tenho dúvidas a ida pelo IP3...

Agora, 9 horas de viagem???

Não ronda as 5h30m/6h dentro dos limites?

Sou utilizador regular da IP3 há vários anos e tenho visto várias intervenções no sentido de melhorar a segurança. Não é uma estrada exemplar mas vai dando para os gastos... por falar em gastos, é grátis.

Ainda no sábado à noite fiz uma viagem debaixo de chuva e apareceu um dos piores problemas, por vezes acumula-se água junto a alguns separadores centrais (os blocos); quando nos surge uma destas e vamos a ultrapassar é complicado. Mas se for feita nas calmas e com alguma atenção, mesmo que não se cumpra o limite à risca (100 km/h), serve muito bem.

Atenção aos condutores que vão na faixa da direita quando esta acaba; muitos "esquecem-se" de fazer o pisca quando se movem para a faixa da esquerda, ao acabar a da direita, e esperam que os outros adivinhem. :confused: [;)]

Era bom que todos os portugueses tivessem a noção de quanto esquecidos estiveram aquelas populações durante tanto tempo.. para chegar lá só mesmo de avião, como cantam os Xutos..[;)]

Mas estamos a melhorar.

Estão és como eu.[;)]

Mas estamos a melhorar.

Estava a ver que era eu o único a lembrar-se disto ao olhar para o título do tópico! [:D]

De avião de momento não dá. O estado não renovou a concessão existente nem lançou concurso para nova concessão.
Senão até era capaz de ser mais barato do que ir de carro, se for só um passageiro, com tanta portagem e ao preço que estão...

De avião de momento não dá. O estado não renovou a concessão existente nem lançou concurso para nova concessão.
Senão até era capaz de ser mais barato do que ir de carro, se for só um passageiro, com tanta portagem e ao preço que estão...

Nem que fosse pela comodidade.

A julgar pelas declarações do Sec. Estado, o modelo de contrapartidas que o Estado pagava à companhia não se enquadra no modelo da Troika e deverá passar a existir algo muito semelhante aos residentes dos Açores e Madeira. Bilhetes mais baratos para os residentes e naturais.

Sim, era mais barato para uma pessoa ir de avião que de carro..

Mas agora, nem isso temos..

Mais um aqui.

Ainda ninguém sugeriu o caminho do "antigamente":

A1 (na altura era N1) até Coimbra »» N17 direcção de Seia até Celourico »» Foz Côa »» Trindade »» IP2.

Poupas portagens e tens uma bela vista.

Boa viagem

Eu quando ia de Leiria fazia o seguinte caminho:
A1 ou IC2 Coimbra ---> IP3 ---> IC12 até Mangualde ---> A25 ---> IP2 ---> IP4 Bragança

Antes ia pela A24 até Vila Real ---> IP4 até Bragança, mas desde que começaram as obras da A4 que se passava mais tempo na N15 do que no IP4. Não sei que troços já estão abertos agora. Pelo menos entre Macedo e Bragança ainda há muitas obras.

A1 ou IC2 Coimbra ---> IP3 ---> IC12 até Mangualde ---> A25 ---> IP2 ---> IP4 Bragança

Antes ia pela A24 até Vila Real ---> IP4 até Bragança, mas desde que começaram as obras da A4 que se passava mais tempo na N15 do que no IP4. Não sei que troços já estão abertos agora. Pelo menos entre Macedo e Bragança ainda há muitas obras.

Entre bragança e Macedo ainda há obras mas já NÃO há desvios. Vai-se sempre pelo trajeto do IP4 ou A4 o que se torna mais comódo.

Fiz este percurso da ultima vez que fui para a zona de Macedo (de Lisboa), tem uma zona mais lenta de Canas até Mangualde (A25), fica mais barato do que ir pela A23 so não aconselho em alturas de muito transito ou mau tempo por causa do troço do IP3.

Voltar
Superior