Eu não estou a complicar o que é simples. Eu sou é contra um tipo de comportamento que compromete tb a minha segurança seja em que tipo veiculo for, pq alguns exigem passagem quais veículos prioritários. No CE consta a obrigação da facultação de passagem que consiste em desviar mais para a direita ou manter a trajectória, bem como a velocidade. Mas o desviar para a direita não me obriga a pisar, nem me aproximar destas de modo a que comprometa a segurança.
Na imagem tb é claramente visivel que se a Vespa estivesse dentro da via respectiva, pouco espaço sobra para o ligeiro passar. É possível de passar, mas basta um desvio mínimo de trajectória de qq um dos dois para a Vespa ir ao tapete. As novas alterações ao CE obrigam a uma distância de 1,5mts. É metade dessa via...
Se quem anda em cima de duas rodas quer o respeito dos enlatados, não é a fazer exigências do tipo "os enlatados tem é que se arrumar perante as motos" que o consegue.
Quem opta por "cozer" no transito tem que assumir o risco e a responsabilidade.
Esses 1.5 metros não é para as bicicletas
De qualquer forma, e repetindo o que já disse, não é uma questão de respeito, mas sim de cumprir o código.
Eu sei que não falta para aí são animais de moto, que circulam com o dedo na buzina qual veiculo prioritário. Sou o primeiro a revoltar-me contra este tipo de comportamento, tendo já trocado umas palavras menos simpáticas com um, que ficou espantado por também eu estar de moto...
Mas, a grande generalidade dos automobilistas também não cumprem (uns porque não sabem, outro porque não querem saber) com a questão de facilitar a ultrapassagem, a qual como já vimos atrás, está prevista no CE...
Logo, há de tudo, como na farmácia[
E sim, tens razão quando dizes que quem opta por "cozer" o trânsito, tem de assumir as resposabilidades.
Cump.