Ja tive alguns Alfas e Fiat com caixa selespeed e essas caixas são bastante simples na realidade.
Tens 3 componentes base, a caixa em si que é uma caixa manual simples e aquu funciona a mecanica normal de uma caixa manual, tens o robot e depois tens o acumulador de pressão.
Normalmente o acumulador de pressão é a peça que mais vezes tem problemas, quando o acumulador não consegue manter a pressão necessaria todo tipo de problemas ocorrem (incluindo desengrenar velocidades), pode ser confirmado com p software alfagia, fiatecuscan etc basta para isso ver o grafico da pressão do robot e comparar com os valores ideiais que se encontram pela net (de cabeça já não me lembro).
E depois tens o robot no topo da caixa que mais não é que um conjunto de actuadores hidraulicos, podem ter fugas e pouco mais tem por onde não funcionar bem.
Um componente chave é tambem o actuador da embreagem que de X em X kilometros tem de ser afinado para compensar o desgaste do disco de embreagem, tambem pode ser visto através do software que mencionei acima, tem de estar dentro dos valores padrão, é muito simples de afinar é uma femea que ao apertar ou desapertar dá um curso maior ou menor ao actuador da embreagem e com o software ligado vais vendo o valor aumentar ou diminuir.
Se esse carro fosse meu e eu quisesse reparar isso, começava por verificar e trocar o kit de embreagem, depois confirmava o estado do acumulador de pressão e trocava-o se necessario, no robot não devem haver problemas e bastava afinar no final o actuador da embreagem.
Essa caixa não é nenhum bicho de sete cabeças, eu fiz manutenção ás minhas em casa e nunca tive problemas.