Lancia Musa

O acumulador de pressao normalmente estará ali por cima da roda da frente esquerda, atras da forra de cave de roda.
Pode ter fugas de oleo visiveis ou não, o funcionamente tem de ser visto pelo software, se a bomba de pressão estiver a trabalhar mais que o normal é um sinal do mau funcionamente do acumulador.
5eddf9cfa96e80a0f1ab80e05f2e048d.jpg

Ja tive alguns Alfas e Fiat com caixa selespeed e essas caixas são bastante simples na realidade.
Tens 3 componentes base, a caixa em si que é uma caixa manual simples e aquu funciona a mecanica normal de uma caixa manual, tens o robot e depois tens o acumulador de pressão.
Normalmente o acumulador de pressão é a peça que mais vezes tem problemas, quando o acumulador não consegue manter a pressão necessaria todo tipo de problemas ocorrem (incluindo desengrenar velocidades), pode ser confirmado com p software alfagia, fiatecuscan etc basta para isso ver o grafico da pressão do robot e comparar com os valores ideiais que se encontram pela net (de cabeça já não me lembro).
E depois tens o robot no topo da caixa que mais não é que um conjunto de actuadores hidraulicos, podem ter fugas e pouco mais tem por onde não funcionar bem.
Um componente chave é tambem o actuador da embreagem que de X em X kilometros tem de ser afinado para compensar o desgaste do disco de embreagem, tambem pode ser visto através do software que mencionei acima, tem de estar dentro dos valores padrão, é muito simples de afinar é uma femea que ao apertar ou desapertar dá um curso maior ou menor ao actuador da embreagem e com o software ligado vais vendo o valor aumentar ou diminuir.
Se esse carro fosse meu e eu quisesse reparar isso, começava por verificar e trocar o kit de embreagem, depois confirmava o estado do acumulador de pressão e trocava-o se necessario, no robot não devem haver problemas e bastava afinar no final o actuador da embreagem.
Essa caixa não é nenhum bicho de sete cabeças, eu fiz manutenção ás minhas em casa e nunca tive problemas.

Há outra coisa que por vezes dá problemas que são os sensores de posição da caixa e embraiagem. Ao todo são 3. Um para a embraiagem, e os outros 2 para saber a posição da "alavanca" da caixa de velocidades. Na minha antiga 156 andámos (eu e o mecânico) semanas a volta daquilo, porque de vez em quando dava erro, e a caixa ficava em neutro. Uma, e outra e outra vez. Não aparecia nenhum erro na centralina. Num forum inglês, alguém falou nesses sensores. Epá, ele tinha uma caixa antiga lá parada, e trocámos um dos sensores. Resolveu esse problema. [;)] Entretanto, chegou a dar problema no acumulador de pressão, e numa das electroválvulas. Cheguei a ter problemas também na bomba, que teve de ser trocada.

A falha do acumulador de pressão é fácil de topar. Pelo menos na minha, mal abria a porta do condutor, ouvia-se a bomba da caixa a trabalhar durante uns segundos. Quando avariou, ela trabalhava mas durante menos de 1 segundo, e mal engrenava uma mudança, ficava logo a trabalhar novamente. Em condições normais engrenava algumas velocidades antes de perder pressão suficiente para ligar a bomba novamente.

Tenho saudades dessa carrinha. Tanto era uma delicia, como dava vontade de a mandar por um penhasco abaixo. [:D]

Pois da minha parte, tenho a dizer que o Lancia Musa (que era da minha esposa) acabou por ser vendido, embora muito contra a minha própria vontade.

O carro foi uma compra um pouco impulsiva por parte da minha esposa (porque precisava de mudanças automáticas devido a um problema de tendinite e inflamação no braço direito).

O carro tinha um excelente aspeto geral, mas o anterior dono deu-lhe pouca (ou nenhuma) manutenção, pelo que a embraiagem, o robô da caixa, as suspensões, as pastilhas de travão, os pneus, entre tantas outras coisas, necessitaram de várias manutenções.

A minha esposa acabou por gastar mais de 1500 euros no carro (ao longo de um ano) até que se fartou quando o carro estava a ficar quase em "ponto caramelo" - ou seja, quando já quase nada mais necessitava de manutenção a curto ou médio prazo. Enfim, as senhoras são um pouco mais impulsivas e olha... Temos de as acompanhar nestas decisões.

Agora temos um Mercedes A170 de 2003 com caixa verdadeiramente automática, e, embora ainda só esteja connosco há coisa de uns 5 meses, tem sido aquilo que ela procurava.

Ambos estamos contentes.

Mas eu fiquei com (muitas) saudades do Musa. Adorei aquele carro.

Voltar
Superior