IP5 - Finalmente faz parte do passado

existe uma gaffe na sinalização desta via, na saida de viseu do caçador (junto ao restaurante "magarenha") indica saida para N2 quando a estrada é a N16. pois aqui fica o aviso que a N2 será 2 saidas mais á frente e pelo troço antigo.
não sei se haverá algum sitio onde possa reportar esta situação, mas quem vai de viagem isto é capaz de criar alguns transtornos.

citação:Originalmente colocada por Afcivic

existe uma gaffe na sinalização desta via, na saida de viseu do caçador (junto ao restaurante "magarenha") indica saida para N2 quando a estrada é a N16. pois aqui fica o aviso que a N2 será 2 saidas mais á frente e pelo troço antigo.
não sei se haverá algum sitio onde possa reportar esta situação, mas quem vai de viagem isto é capaz de criar alguns transtornos.

Estratégia, pura estratégia, assim saem para a n16 e têm que passar obrigatoriamente pelo centro, depois param, compram e tal e só depois é que seguem pela n2.:D

a IP5 só era perigosa, pelo elevado trafego pesado que nela circulava... as descidas terminavam sempre em curvas ou viadutos!
em 3 anos que fiz sempre o percurso Guarda-Sever vouga 2 vezes por semana, apenas vi 2 acidentes com veiculos ligeiros... vi tb um subaru da BT num penhasco!!! camiões tombados via-se várias vezes por mês.

metia impressão ver aqueles TIR a fazer aquelas descidas encostadas a berma com os piscas ligados a 20 ou 30km/h e a fumegar por todos os lados!

não deveria gabar-me disto, mas a velocidade máxima que atingi tanto com o yaris como com o clio foi na IP5 na zona de mangualde-celorico (yaris 1.0 - 192km/h a descer)

apenas como curiosidade para quem contesta a responsabilidade de quem projecta uma estrada, uma estrada é projectada para um horizonte de 20 anos! e durante este periodo poderá haver necessidade de reforço do pavimento.

e ainda há mais... era a "estrada da morte" mas recordo-me que durante pelo menos 3 meses num troço que andava em beneficiação em plena época de chuvas (dezembro a fevereiro) a estrada permaneceu sem marcações algumas em mais de 10km. pior era nas zonas com faixas duplas em que no sentido contrario era possivel ultrapassar... era o vê se te avias!

para complicar ainda mais, após as marcações, a sinalização vertical era contraditória das linhas da estrada e vice versa... enfim!
depois chamavam a estrada da morte!

citação:Originalmente colocada por xicos perto

citação:Originalmente colocada por Afcivic

Estratégia, pura estratégia, assim saem para a n16 e têm que passar obrigatoriamente pelo centro, depois param, compram e tal e só depois é que seguem pela n2.:D

tá bem visto:D, só que quem quiser despachar e não conheça o local é capaz de ter algumas dores de cabeça.;)

Já que desenterraram isto, vamos lá saber, isto verificou-se?

"É esperada para todo o trajecto da A25 uma redução em média de 40 por cento na taxa de acidentes com vítimas e, em paralelo, uma redução significativa da gravidade dos mesmos"

ou nao?

Já que desenterraram isto, vamos lá saber, isto verificou-se?

"É esperada para todo o trajecto da A25 uma redução em média de 40 por cento na taxa de acidentes com vítimas e, em paralelo, uma redução significativa da gravidade dos mesmos"

ou nao?

Penso até que ultrapassou esses 40% de redução (pelo menos lembro-me de falarem nisso num telejornal há um ano atrás)...mas não tenho a certeza!?!

A25: sinistralidade rodoviária diminui
Nos troços do IP5 já transformados em auto-estrada (A25) os números são optimistas. Veja as contas da AENOR. A transformação do IP5 em auto-estrada (A25) começa a mostrar resultados positivos, pelo menos no que toca à redução da sinistralidade rodoviária. De acordo com a AENOR, concessionária da A25 desde 2001, nos lanços já abertos ao tráfego - Guarda/Vilar Formoso e Albergaria-a-Velha/Boaldeia - houve uma redução de mais de um terço no índice de acidentes.
A empresa refere que nos 34 quilómetros do troço Guarda/Vilar Formoso, o número de acidentes totais baixou 32%, tendo-se registado uma quebra de 67% no número de mortes, 72% no de feridos graves e de 51% nos feridos ligeiros. Já nos 45 quilómetros do Albergaria-a-Velha/Boaldeia, a redução dos acidentes foi de 40% e a de mortes na estrada de 88%.
Segundo explicou Ferreira Neves, da AENOR, ao Jornal de Notícias «as intervenções realizadas na infra-estrutura, ao nível do pavimento, sinalização horizontal e vertical, permitiram quebrar os índices de acidentes, tornando esta via muito mais segura».

http://www.autohoje.com/index.php?Itemid=54&id=60926&option=com_content&task=view

Um ano depois da transformação do IP5 na auto-estrada A25, o Grupo Aenor faz um balanço positivo: a sinistralidade rodoviária reduziu-se substancialmente, assim como o tempo de realização do percurso.
Em comparação com o IP5, na A25 o número de acidentes com vítimas diminuiu 31% e o número de mortes desceu 76%. Dados animadores, sobretudo se se tiver em consideração que o volume de tráfego da A25 é cerca de 20% superior ao do IP5.
Ao nível da duração das viagens um percurso entre Aveiro e a fronteira de Vilar Formoso, que em 2000 demorava cerca de duas horas e trinta minutos, demora actualmente uma hora menos.
A A25 conta também com um sistema de telemática rodoviária de última geração, que permite controlar a circulação em tempo real e comunicar com quem viaja através dos painéis de mensagens variáveis. Esta auto-estrada dispõe ainda de equipas de assistência e vigilância, 24 horas por dia.

http://radares50-80.blogspot.com/2007/10/reduo-de-sinistralidade-na-a25.html

Última edição:
eu so ando no IP5 de Viseu para vilar formoso e acho que esta muito boa a estrada axo q nesse bocado so ha acidentes para que abusar muito , pelo menos da-me a ideia que esta muito bem construida tirando a curva onde esta o radar que um pouco estranha

Voltar
Superior