Golf IV GTI

Boas

Se queres um carro nervoso e desportivo mesmo com 180cv o Golf não é de facto a melhor escolha.

A nivel de andamento de origem é para o fraquinho , anda o mesmo que um 106gti/saxo cup/lupo gti anda menos que um cooperS de 163cv por exemplo..

Era mais um bom estradista , fiz alguma viagens longas ,inclusive um Porto -Monaco-Porto com 4 pessoas e era ai que o carro se sentia bem.

O de 180cv dificilmente arranjas( em Portugal) , mas o 150cv é exatamente o mesmo bloco e faz facilmente 180cv ( o meu tinha 184cv e 280Nm c/ chip).

Ha tambem muitas opçoes para melhorar o comportamento ,mas sera sempre vago em termos de direçao com o eixo traseiro muito "agarrado" , previsivel sim mas nao divertido, alias como todos os VAG dessa altura.

Tens de ter em atençao quem os teve e como os usou, sao carros que facilmente se estragam se a nivel de ECU por exemplo as coisas nao forem bem feitas , por outro lado como em tudo para o 1.8 T 20V ha imensas opções para todos os gostos e potencias.

Quando aos valores que tenho visto esses carros a venda, são no minimo ridiculos.

Cumps

Ainda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.

Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso/alcatifa do mesmo Golf IV.

Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.

Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.
Andas muito touchy. Que se passa? É da fusão?
Se a VW dedicasse mais tempo à dinâmica do chassis em vez de dar tanta atenção à mousse de borracha no tablier, provavelmente teria um carro que curvava e não saía de frente nas curvas. [:D]
Ao contrário do Bravo HGT, por exemplo, que apesar de ser um projecto mais antigo lhe dava um baile em dinâmica e diversão.

Última edição:
Uma sugestão:

https://www.olx.pt/anuncio/seat-leon-1-8-t-1m-nacional-IDFkD7y.html

Apresenta duas vantagens face ao Golf GTi mais habitual em território nacional: tem o motor 1.8t 20v na versão de 180cv; tem caixa de seis velocidades.

Esta unidade em particular apresenta um histórico interessante e aparenta estar em bom estado, além de totalmente original.

Espero que seja útil.

Obrigado pela sugestão, como tenho dito sem ser os Bmw E36/E46 nao estava a ver nenhuma alternativa aos Golf IV Gti e pedi alguma(s).
Deste uma e bem, a questão é: Um carro com 20 anos, 250.000km a custar 5000€ + revisão (4800€ que seja vá...). Mesmo que esteja em bom estado geral...
Portugal é isto a verdade é essa, qualquer carro melhorzito (que é o caso, é bom carro) é pedido logo um preço alto demais. Simplesmente porque alternativas não se encontram
Podem dizer, nao queres que tenha km como se tem 20 anos? Pois mas andando um bocadinho nos anos, dá cá 10000€ se queres, e mais uma vez, por um "carrito qualquer". E se nao tem 20 anos tem 13 ou 14.

Última edição:
Boas

Se queres um carro nervoso e desportivo mesmo com 180cv o Golf não é de facto a melhor escolha.

A nivel de andamento de origem é para o fraquinho , anda o mesmo que um 106gti/saxo cup/lupo gti anda menos que um cooperS de 163cv por exemplo..

Era mais um bom estradista , fiz alguma viagens longas ,inclusive um Porto -Monaco-Porto com 4 pessoas e era ai que o carro se sentia bem.

O de 180cv dificilmente arranjas( em Portugal) , mas o 150cv é exatamente o mesmo bloco e faz facilmente 180cv ( o meu tinha 184cv e 280Nm c/ chip).

Ha tambem muitas opçoes para melhorar o comportamento ,mas sera sempre vago em termos de direçao com o eixo traseiro muito "agarrado" , previsivel sim mas nao divertido, alias como todos os VAG dessa altura.

Tens de ter em atençao quem os teve e como os usou, sao carros que facilmente se estragam se a nivel de ECU por exemplo as coisas nao forem bem feitas , por outro lado como em tudo para o 1.8 T 20V ha imensas opções para todos os gostos e potencias.

Quando aos valores que tenho visto esses carros a venda, são no minimo ridiculos.

Cumps

Obrigado pelo testemunho.
Lá está, alternativas nao se encontram o problema é esse.
O bloco é o mesmo tanto do 150cv como do 180cv, isso era uma duvida que tinha, obrigado pelo esclarecimento. Exatamente, o de 150cv fará sempre os 180cv alterado como dizes sendo assim, e nao precisará de "grande coisa" para isso nao é?
Sobre os valores ridículos que referes, acabei de escrever sobre isso no meu comentário anterior, concordo a 100%

Voltando um pouco atrás e pedindo desculpa por bater na mesma tecla. Alternativas ao chamado aborrecido Golf iv gti? Sem ser carros raros e/ou inflacionados.
Bmw E36/E46... e mais?

Portugal nao e' dos melhores paises para se comprarem carros desses onde devido 'a sua raridade (e nao qualidade) atingem precos elevados.

Obrigado pelo testemunho.
Lá está, alternativas nao se encontram o problema é esse.
O bloco é o mesmo tanto do 150cv como do 180cv, isso era uma duvida que tinha, obrigado pelo esclarecimento. Exatamente, o de 150cv fará sempre os 180cv alterado como dizes sendo assim, e nao precisará de "grande coisa" para isso nao é?
Sobre os valores ridículos que referes, acabei de escrever sobre isso no meu comentário anterior, concordo a 100%

Há no entanto uma coisa importante entre os dois motores, se não me falha a memória, os de 150 têm caixa de 5 e os de 180, caixa de 6.

Pelo menos assim é no Vw golf e no Seat leon.

Cumps

Posso estar errado, mas julgo que a caixa só era de 6 velocidades mesmo no caso do Leon.

Quer no Golf, quer nos Audi A3 e TT, por exemplo, mesmo no caso em que tinham o motor 1.8t com 180 cv, a caixa era de 5 velocidades.

Se queres mesmo um Golf IV GTI, arranja um de 180cv, mete-lhe o eixo traseiro dos 4x4 (suspensão independente), uma suspensão como deve de ser, já fica um carro quase ao nível dos adversários da altura, e já começa a ser minimamente divertido.

Procurando bem, a conversão é barata.

Sem isto, tendo em conta o objectivo, é mandar dinheiro fora.

Em relação ao de 150 e 180cv, como já disseram, os blocos são iguais, mas o que está à volta não. Se pensas manter o carro de origem ou lá perto, opta pelo de 180, é bem mais simpático de conduzir. Se é para gastar dinheiro a alterar, é comprar o mais barato, que provavelmente vai ser o de 150.

Audi TT? Tambem são carissimos, e la está, é mais um carro que com a idade que tem é preciso dinheiro extra para se fazer uma revisão completa e em condições.

Estou convencido que um Audi TT (versao FWD de 180cv) terá uma manutenção semelhante ao do Golf IV GTI, mas haverá aqui no forum melhores pessoas para te ajudarem neste campo. Se queres um carro de f-d-s, vai para ele em vez do Golf IV GTI, nem que tenhas de juntar mais um pouco de dinheiro. Se a ideia for comprar um carro para o dia-a-dia com 4 lugares, então o Golf IV GTI parece-me ser uma escolha interessante.

https://www.olx.pt/anuncio/audi-tt-IDFhags.html#4b419827aa
https://www.olx.pt/anuncio/audi-esportivo-em-muito-bom-estado-IDFJNHk.html#4b419827aa

Voltar
Superior