gestos e avisos de outros condutores

Tenho por hábito fazer sinais, quer seja de luzes ou através de gestos (não obscenos ou agressivos, claro), mas nunca faço qualquer tipo de aviso em caso de operações stop ou presença de patrulhas por perto. Quem tiver que ser apanhado por alguma infracção que cometeu, que seja! Quem não infringe, não tem nada temer! No caso de eu receber sinais de luzes dos outros fico sempre na dúvida se é a aproximação de uma operação stop, algum perigo como obras ou acidente ou se vai algo de errado no meu carro. Aí tento perceber o que se passa no meu carro.

Faço sempre sinais de luzes a alertar os outros se houver algum acidente ou obras num local com pouca visibilidade e que seja perigoso e se for de dia ainda complemento com um gesto (civilizado) com as mãos a movimentarem-se de cima para baixo para alertar para reduzir bastante a velocidade.

Faço sinais de luzes ou com a buzina quando alguém leva uma porta mal fechada ou algo de errado no carro e complemento com o dedo indicador a apontar para a porta (sei que não se deve apontar porque é feio[:)], mas é por uma boa causa) e sobretudo faço sempre sinais quando vejo alguém a circular de noite com os faróis desligados.

Reconheço que pode haver casos que posso ser mal interpretado por falha de recepção da minha mensagem, mas pronto... tentei alertar, não levo a mal a falta ou má reacção do destinatário e fico com a consciência tranquila de que fiz o que era correcto para os meus "companheiros" de estrada. Amigo tem que ajudar amigo nesta selva perigosa que é a estrada.

Última edição:
Só aviso por sinal de luzes a presença do Radar, operações Stop não aviso.
Eu como ando sempre dentro da legalidade, ou pelo menos tento andar (documentos, seguro, vistoria, etc) acho preventiva uma operação Stop.
Quanto ao radar, acho que de preventivo não tem nada, e como gosto que me avisem, também aviso.

Só houve uma vez que avisei da presença da polícia: foi há 12 anos, numa estrada em que sabia em que havia um radar... só que fazer sinais de luzes na traseira de um gajo que já vai acelerado ainda o pica mais. [:D]

Alguns segundos mais tarde, ao desfazer da curva, vi-o a encostar...

Aproveito este tópico para agradecer à senhora na 2ª circular hoje de manhã, que me mandou para a put# da minha mãe.

Para a próxima não aviso que a senhora vai com o cinto do casaco do lado fora, espero que o cinto se enrole na roda do carro e lhe rebente com a roupa toda!

Resumindo, reparei hoje que o carro à minha frente na faixa do meio ia com algo pendurado do lado de fora entalado na porta a raspar no chão, aproximei-me e reparei que era o cinto do casaco ( julgo eu), acelerei e buzinei 2 vezes para a senhora, ela ignorou ( ou não ouviu), aproximei-me do carro e buzinei e fiz sinal, quando a senhora mandou me para a put# da minha mãe.

gente idiota...

Neste capítulo (entre muitos outros) é gratificante ser-se possuidor de um Land Rover. Ao nos cruzarmos na estrada com outro Land Rover é normal haver um cumprimento de parte a parte :) seja sinal de luzes, seja um levantar de mão. Actualmente vê-se menos, mas ainda acontece, sobretudo nas estradas do ribatejo, onde ainda circulam bastantes. :)

Última edição:
Já avisei e fui avisado de acidentes mais à frente. Parecendo que não é um aviso precioso uma vez que ficamos logo mais alerta e consequentemente reduzimos a velocidade.

Aviso sempre em caso de acidentes e radares...e furiosamente quando estes estão colocados de forma manhosa, vulgo "caça à multa".

Os avisos também já me safaram de coimas por excesso de velocidade...

Cumps!

4 piscas para agradecer quando me facilitam manobras por exemplo , sinais de luzes em caso de perigo na estrada , buzinadelas a miudas giras [:p]

Ps: Sou contra o aviso de operações stop , excepto quando as mesmas são caça a multa descarada com radares de velocidade.

Lembrei-me agora de um aviso. Circulava com um amigo meu de autocaravana, e um senhor avisou-nos com gestos de alguma coisa. Esquecemo-nos de baixar a antena. [:D]

Há uns tempos atrás aconteceu-me uma engraçada...

Ia na VCI e iam duas miúdas num Fiat 500 com as luzes desligadas. Ia atrás e dei máximos. Nada... Pus-me ao lado e buzinei. Rizinhos entre elas... Abrandei e voltei a chegar perto, abri o vidro e estiquei o braço. Olharam para mim e disse bem devagar e bem alto: "liga as luzes pá!". 2/3 segundos a olhar... e sigo a minha viagem, tendo a condutora ligado as luzes.

Ri-me o resto do caminho até casa![:)]

Voltar
Superior