Gasolina SUPER / 95 / 98

Correcto! São motores muito pouco "puxados" e desenvolvidos...com exigências ao nível de combustíveis muito inferiores.

Precisamente!

E acrescento que a maioria dos motores dos carros americanos, são, pelo contrário, de baixa / mediana compressão. ;)

Precisamente.

Eles se for preciso têm motores 3.0 actuais com 100cv ou nem isso.

Aquilo até com menos de 95 octanas funcionava.

Como já aqui referi noutro tópico, vou comprar um Audi TT 2.0 TFSI, que tem o motor identio ao do Golf GTI.
Segundo creio, a marca aconselha o uso de gasolina sem chumbo 98 neste motor, e refere que o minimo admissivel é sem chumbo 95.
A minha pergunta é a seguinte: pode-se usar tambem a 95, ou o seu uso constante poderá danificar o motor do TT?
O vendedor ficou um pouco sem saber que me responder e fiquei com a sensação que não tem tambem certezas sobre esta questão.

Não há dano para o motor. Basicamente, e como aqui já foi explicado por diversos users, tudo tem que ver com a questão de melhor performance do motor, aquando da utilização de determinado combustível.

No caso do meu GTI, o manual é claro, e menciona melhores prestações recorrendo ao combustível com octanagem superior. Experimentei duas vezes a SC95 e os resultados foram maus. E neste motor sente-se isso perfeitamente.

Para finalizar, e para aqueles que dizem que a diferença entre combustíveis é nula, acho que deviam experimentar os motores mais evoluídos e depois opinarem. Como habitual, a tese do "o-carro-do-primo-do-meu-tio-anda-bem-com-SC95-e-nunca-se-queixou", deixa um pouco a desejar. E também se fala em manobras das gasolineiras. Basicamente, o que depreendo daquilo que leio, é que somos todos enganados e estamos todos mais pobres. Porque escolhemos combustíveis premium. Aliás, nem sequer há diferença nenhuma entre eles...

No GTI o manual do proprietário é claro e não deixa margem para dúvidas. Recomenda peremptoriamente a utilização de gasolina SC 98.

Cpts.,

Aqui vai uma pergunta noob, pq é que os carros a gasolina consomem mais que os diesel na sua generalidade? É por terem mais potência? (isto fazendo comparações por exemplo leon fr a cupra)

Aqui vai uma pergunta noob, pq é que os carros a gasolina consomem mais que os diesel na sua generalidade? É por terem mais potência? (isto fazendo comparações por exemplo leon fr a cupra)

Quase de certeza que alguem vai conseguir explicar melhor que eu, mas de uma forma muito sucinta, aqui vai.
Os carros a diesel só usam faísca (das velas) para arrancar o motor, os carros a gasolina usam em todos os ciclos, ou seja, a explosão nos carros a gasolina dá-se por ignição pela faísca, e nos diesel dá-se pela compressão da mistura do diesel com o ar (dentro da câmara de combustão, o pistão comprime o ar e o combustível, isto após o fecho das válvulas). Repara que se chegares um fósforo a um bocado de diesel dificilmente ele pega fogo. Isto permite que a mistura seja mais perfeita, ou seja, a energia retirada do combustivel seja mais bem aproveitada, logo, menos gasto de combustível. Também é por isto que os motores a diesel são, geralmente mais pesados, porque têm que aguentar pressões superiores, são feitos de materiais mais resistentes.

Isto dito assim de uma forma muito simples.

Não. 9.0 é uma taxa de compressão baixa, pelo que a gasolina de 95 octanas é suficiente para esse motor. Quando os consumos é questão de fazeres uma experiência dos género 3-5 médias de depósitos de SC95 e tb 3 a 5 médias de depósitos de SC98 da mm marca e fazer as contas

GAsolina com chumbo...

GAsolina com chumbo...

Estava agora aqui a pensar com os meus botões.
Neste momento uso gasolina S/C 95, como não podia deixar de ser mas, na época em que o motor foi construido (apesar de não ser o motor original), usava-se a SUPER.

Antigamente existia a Super com aditivo, mas deixou de haver.
E agora o que há a substituir?

Até a uns tempos,vendia-se os aditivos nas bombas de gasolina, ainda não sei se vendem e nos hipermercados também. Uma garrafa dava para uns quantos depositos eu penso.

Pelos vistos já tinha respondido neste tópico.
É que só hoje lembrei-me que estava nesta situação, ou seja, ter um motor que antigamente levava SUPER.

Pelos vistos já tinha respondido neste tópico.
É que só hoje lembrei-me que estava nesta situação, ou seja, ter um motor que antigamente levava SUPER.

existe por ai um documente com os vários modelos de automóveis antigos e diz lá os que precisam de aditivo e os que podes meter 95 e/ou 98.

Quase de certeza que alguem vai conseguir explicar melhor que eu, mas de uma forma muito sucinta, aqui vai.
Os carros a diesel só usam faísca (das velas) para arrancar o motor, os carros a gasolina usam em todos os ciclos, ou seja, a explosão nos carros a gasolina dá-se por ignição pela faísca, e nos diesel dá-se pela compressão da mistura do diesel com o ar (dentro da câmara de combustão, o pistão comprime o ar e o combustível, isto após o fecho das válvulas). Repara que se chegares um fósforo a um bocado de diesel dificilmente ele pega fogo. Isto permite que a mistura seja mais perfeita, ou seja, a energia retirada do combustivel seja mais bem aproveitada, logo, menos gasto de combustível. Também é por isto que os motores a diesel são, geralmente mais pesados, porque têm que aguentar pressões superiores, são feitos de materiais mais resistentes.

Isto dito assim de uma forma muito simples.

Diesel = velas de incandescência, não há faísca.

Um motor diesel clássico necessita do pré-aquecimento do gasóleo: é a função das velas de pré-aquecimento.
Ao ligarmos a ignição, as velas ficam incandescentes, provocando o aquecimento da câmara de combustão.

gasolina com 95 ou 98 octanas?

gasolina com 95 ou 98 octanas?

Boas ao pessoal que frequenta este fórum!

Decidi colocar aqui uma dúvida para ver se alguém me esclarece; o meu velhote tem um Renault 11 TSE - 1.4 com carburador duplo (trata-se de uma verdadeira relíquia[:cool:]) e nos tempos que existia a gasolina "SUPER" era dela que a máquina se alimentava. Entretanto a gasolina desse tipo deixou de existir, tendo sido substituída pela gasolina sem chumbo de 95 ou 98 octanas. Na altura, "alguém" disse que o carro teria de passar a queimar gasolina de 98 octanas, como sendo substituta da gasolina "SUPER"... :confused: Acontece que, por força do hábito, já por várias vezes abasteci com gasolina de 95 octanas e o carro não apresenta qualquer comportamento diferente do habitual, ou seja, acelera e tem a velocidade de ponta inalterada, assim como o ralenti também sem qualquer diferença...

A minha(s) dúvida(s): Abastecer com gasolina de 95 octanas pode prejudicar o motor? A longo ou a curto prazo...? E, já agora, alguém sabe a diferença entre a variedade de gasolinas que cada gasolineira "ofereçe". Pois, para além das de 95 e 98 octanas, existem ainda as "especiais", quero dizer, as mais caras... e o mesmo se passa com o gasóleo, não é?

Um aparte: Quando começarem a aparecer os carros a energia eléctrica, será que também vão oferecer vários tipos de electricidade...???[:D][:D][:D]

Eu no 33 a carburador uso SC98, e afinei-o para ela, e noto diferença tanto em adamento como em consumos para SC95, com afinação para tal...

Acho que cada caso é um caso, mas não te esqueças de uma coisa, um carro a carburador tem de ser afinado de acordo com o tipo de gasolina que leva, senão o mais certo é que não notas diferença nenhuma, ou até podes notar diferença para pior...

Eu no 33 a carburador uso SC98, e afinei-o para ela, e noto diferença tanto em adamento como em consumos para SC95, com afinação para tal...

Acho que cada caso é um caso, mas não te esqueças de uma coisa, um carro a carburador tem de ser afinado de acordo com o tipo de gasolina que leva, senão o mais certo é que não notas diferença nenhuma, ou até podes notar diferença para pior...

Podes explicar melhor?
No meu continuo a usar a SC95...desde há mais de 10 anos.
É também de carburador duplo.

Voltar
Superior