Gasolina 95/98????

Tou a ver que isto é só pessoal com carros a gasoleo a opinar sobre gasolina 95 /98...

Eu costumo usar sempre repsol gasolina 95 (ultimamente gasolina 95 simples). Há cerca de um mês atrás meti um deposito de gasolina 98 aditivada e no dia seguinte ou passado uns dias lembro-me de pensar, e pah o carro anda a puxar mesmo bem, nem me lembrava da gasolina que tinha metido, passado uns minutos deu-me o clique "será que foi do depósito de 98?" mas depois ignorei, bah, n pode ser...
Acontece que há uns dias meti gasolina 95 simples, e tava a andar com o carro e puxava menos que o habitual (principalmente em subidas), e daí tudo bem... cheguei a casa e de repente lembrei-me que tinha metido 95 simples. É muito estranho, não é efeito psicológico pois na altura nem associei, nem lembrei-me do que tinha metido, mas o meu carro puxa mais com 98 aditivada do que 95 simples digam o que os testes disserem, embora apenas se note em subidas.

Este topico faz me lembrar um personagem aqui no fórum que dizia que o carro com gasolina 98 precisava de menos rotação para manter a mesma velocidade, a 100kmh ia a 3000rpm com SC95 e com SC98 so eram precisas 2800 rpm [:D][:D][:D]

Tb tenho essa impressão, mas é apenas impressão, se olhar para as rotações é igual, mas como faz menos barulho dá impressão que estás a andar a menos.

Última edição:
Olha que isso nao é verdade universal [;)]

Comigo no meu teste num motor 1.1 com a SC98 fazia mais kms , logo ficava era com a carteira mais pesada [;)]

Fazias mais quantos? E compensava?

Em carros com performances interessantes faz diferença...agora em carros com motores pequenos nota-se mais na carteira do que no odómetro

No meu teste senti que precisava de carregar menos no acelerador com a SC98 do que com a SC95 .

Como tal , menos acelerador maior poupança ...

E assim era fazia mais 20kms que com a SC95 !

Ate acreditaria em ti, mas porra, quase preciso de um tradutor para perceber o que queres dizer.

Sent from my A0001 using Tapatalk
primeiro se te referes a falta de acentos e pontos virgulas meu windows ta em engles segundo tas aqui para participar com comentarios sobre as duvidas dos utilizadores do forum ou tas aqui para comentar a maneira de eles escreverem? fiquei na duvida? :confused:

primeiro se te referes a falta de acentos e pontos virgulas meu windows ta (está) em engles (inglês) segundo tas (estás) aqui para participar com comentarios sobre as duvidas dos utilizadores do forum ou tas (estás) aqui para comentar a maneira de eles escreverem? fiquei na duvida? :confused:

O mal não é só os acentos.
Se escreveres em português, fica mais fácil para os outros entenderem e poderem ajudar.

Claro que há diferenças entre 95/98/100 octanas. Se não fizesse diferença nenhuma, então também podiam andar com 91 ou 89 octanas. E não é assim.

Regra geral e salvo avarias, os carros andam mais com mais octanagem. As diferenças podem ser pouco perceptíveis, como pode ser a diferença entre o carro andar ou ficar parado na berma.

O meu Pai tem um carocha de 1964/65, que neste momento anda com 98 octanas, e não anda com 95.

No 335i, não posso dizer que notava grandes diferenças. A maior parte das vezes usei 98, mas nas vezes que meti 95, as diferenças não eram propriamente perceptíveis. Mas por alguma razão, nos dados que a marca divulga vem lá a indicação que são dados para 98 octanas, mesmo que depois refira que pode circular com 95.

Claro que há diferenças entre 95/98/100 octanas. Se não fizesse diferença nenhuma, então também podiam andar com 91 ou 89 octanas. E não é assim.

Regra geral e salvo avarias, os carros andam mais com mais octanagem. As diferenças podem ser pouco perceptíveis, como pode ser a diferença entre o carro andar ou ficar parado na berma.

O meu Pai tem um carocha de 1964/65, que neste momento anda com 98 octanas, e não anda com 95.

No 335i, não posso dizer que notava grandes diferenças. A maior parte das vezes usei 98, mas nas vezes que meti 95, as diferenças não eram propriamente perceptíveis. Mas por alguma razão, nos dados que a marca divulga vem lá a indicação que são dados para 98 octanas, mesmo que depois refira que pode circular com 95.

Também tenho um carro em que o fabricante recomenda 98, mas, também pode usar 95. Como fiz várias experiências e não consegui notar nenhuma diferença, comecei a usar da mais barata que encontro. Recentemente fiz uns milhares de kms com 98 para ver se detetava alguma diferença e o resultado foi o mesmo: não há alterações no consumo (medido sempre de depósito cheio a depósito cheio) nem consigo notar qualquer diferença de potência.

Também tenho um carro em que o fabricante recomenda 98, mas, também pode usar 95. Como fiz várias experiências e não consegui notar nenhuma diferença, comecei a usar da mais barata que encontro. Recentemente fiz uns milhares de kms com 98 para ver se detetava alguma diferença e o resultado foi o mesmo: não há alterações no consumo (medido sempre de depósito cheio a depósito cheio) nem consigo notar qualquer diferença de potência.

o facto de as diferenças não serem perceptíveis não quer dizer que não existam. Experimenta por exemplo, medir a aceleração no mesmo sítio de 50-150. Certamente vai fazer um pouco menos com 98.

as diferenças notam se mais quanto menor for a potência do carro. Se tens um carro de 300cv, que com 95 debita 295cv , provavelmente não notas diferença nenhuma. Mas se for um de 70cv, que com 95 debita 67, e mais provável que a diferença se note.

Última edição:
o facto de as diferenças não serem perceptíveis não quer dizer que não existam. Experimenta por exemplo, medir a aceleração no mesmo sítio de 50-150. Certamente vai fazer um pouco menos com 98.

as diferenças notam se mais quanto menor for a potência do carro. Se tens um carro de 300cv, que com 95 debita 295cv , provavelmente não notas diferença nenhuma. Mas se for um de 70cv, que com 95 debita 67, e mais provável que a diferença se note.

Experimentei a medir acelerações, eram as mesmas. Experimentei em subidas com grande declive, chegava ao cimo com a mesma velocidade. Se existem diferenças é só em alguns carros.
A única situação em que encontro diferença é se deixar o carro baixar a velocidade numa mudança alta, por exemplo 60km/h em 5ª, e depois carregar no acelerador, nota-se o barulho do motor que parece estar a querer começar a auto-detonar. Como não tenho hábito de fazer isso, a 95 serve-me perfeitamente.

o que entendes por autodetonar?
eu noto que o motor responde muito melhor em mudanças altas a baixas rpm com 98

Se o carro tiver baixa taxa de compressão tanto serve meter 95 como 98... É igual...
Vejam o manual do vosso carro e metam o recomendado e não inventem...
98 nunca deu cavalos a ninguém...

Eu noto que:
15€ BP 95 Simples -> 100km
15€ BP ultimate -> 100km

Agora existe pessoal que mistura as duas e ai a 98 perde um pouco o efeito. (meter 98 ainda com 5/6 litros de 95 no deposito)

Se o carro tiver baixa taxa de compressão tanto serve meter 95 como 98... É igual...
Vejam o manual do vosso carro e metam o recomendado e não inventem...
98 nunca deu cavalos a ninguém...

Ate podes ter razão, mas pelo menos os Eng da BMW discordam de ti, como se podes ver no ponto número 6. É de um catálogo BMW.

esta lá claramente escrito, que a BMW recomenda 95, mas também está claramente escrito que os valores de Potência e de consumo, são com gasolina 98.

se realmente não houvesse diferença nenhuma era desnecessário escreverem isto

Ver anexo 136036

Voltar
Superior