Carmaniaco90
Well-known member
Dizer que os Americanos percebem pouco de Diesel... Em motores com menos de 3.0 se calhar percebem pouco.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Boas!
Ora vejam lá se estou a racionar bem.
Opção de compra entre:
-> Motor a gasolina 1.2 Puretech 110cv, que se diz gastar 6 litros aos 100km (vamos ter que assumir que é real).
-> Motor a gasoleo 1.5 BlueHDi 100cv, que se diz gastar 5 litros aos 100km (vamos ter que assumir que é real).
Hoje, o gasóleo simples está exactamente 20 cêntimos por litro mais barato que a gasolina 95 simples.
Qual o ganho por cada 1000km na opção a gasóleo por comparação com a opção a gasolina?
Resposta:
Gasolina usa 60 litros para fazer 1000km e gasóleo usa 50 litros.
60 litros de gasolina custam 98,34€ (a 1,639€ o litro*)
50 litros de gasóleo custam 71,95€ (a 1,439 o litro*)
Preços de hoje, na Galp (mas nas restantes marcas a diferença é igualmente de 20 cêntimos).
98,34 - 71,95 = 27,39€
Conclusão -> Optando pelo motor a gasóleo poupo 27,39€ por cada 1000km efectuados.
Sendo a diferença entre o motor a gasóleo e o motor a gasolina de 2750 euros, esse investimento adicional está pago em teoria quando o carro atingir os 100.000km. Isto, obviamente, na presunção de que a diferença de preço entre ambos os combustíveis se mantém estável.
Se alguém considerar que estou a fazer mal as contas, por favor avise.
Obrigado.
-
Faltam-te dados que importa considerar, tais como:
- o número de km's que fazes anualmente;
- os locais e modo como os fazes, se andares mais em estrada os valores de 'lucro" diminuem, se andares em cidade os valores "aumentam";
- IUC, é mais barato cerca de 40€ no gasolina que consideras;
- Seguro, em teoria o de valor mais baixo será beneficiado;
- defines os 0,20€ como o diferencial entre combustíveis, mas o ideal é veres a média de preços do último ano []
- o esforço financeiro adicional necessário para comprar um carro mais caro;
- anos que pretende ficar com o carro
Depois chegamos às mais variáveis:
- manutenção, ao dia de hoje não haverá grande diferença entre ambos;
- preço de retoma no futuro;
- a pressão que se está a fazer em particular aos carros a gasóleo e ao filtro de partículas.
Em suma, o ideal é fazeres test drive e escolher o que gostas mais [], isto se os valores estiverem equiparados.
Eu caro no real a diferença de consumo tendo no minimo a 1.5 a 2 litros isto visto no global do mes (veja no Sprintmonitor.de). Depois como referido o local onde conduz e relevo. Seguro... Bem aqui discordo porque so se for um contra todos o riscos pq a mim diferem 10a 15 eur. IUC tende para ser outro próximos pois ser proximo por amados estão abaixo dos 120 de CO2. No andamento o turbo de gasolina anda mais, sendo que o de diesel mas isso nao prece ser ponto determinante.
Se for para comprar para recorrer a credito, contabiliza os juros pelos valor extra.
Como é o quotidiano a nível de percursos? Quantos kms/ano?
Tenho o 1.2 110 num carro leve e ele realmente faz 6 e abaixo disso.
Se for auto estrada a 100 faz na boa 5.4.
A 120 5.8.
Cidade pura e dura faz 9.
A minha média geral é 5.8.
Obrigado a todos!
Claro que tenho noção desses outros detalhes a considerar. O problema é que eu estava totalmente decidido para o 1.2 PureTech, mas depois vi este tópico:
https://forum.motorguia.net/auto-ajuda/153872-c3-1-2-puretech.html#post1070400198
E neste momento é esta a principal razão pela qual estou já com dúvidas e a considerar o motor a gasóleo.
Ou seja, isto tem mais peso que todos os dados que o brunomeleiro (com toda a razão) aconselha a considerar.
O carro provavelmente fará uns 15 mil kms por ano, pelo que só aos 8 ou 10 anos compensa o "esforço" financeiro adicional. Portanto, nunca seria por uma questão de economia, até porque muito provavelmente será para vender aos 4-7 anos. Ainda que, claro está, quando for para o vender vale um pouco mais por ser a gasóleo.
Será mais para a mulher ir para o trabalho e levar crianças à escola, porque o principal carro de familia é um 5008 que temos já encomendado. Porém também é verdade que, se o C4 Cactus for a gasóleo, será mais usado do que se for a gasolina, uma vez que eu ao sair de casa tendo os 2 à porta (estando a mulher em casa sem pensar sair), se o C4 for a gasolina e o 5008 a gasóleo, se calhar opto quase sempre pelo 5008. Se forem ambos a gasóleo, já se reparte mais a coisa, pelo que a opção por motor a gasóleo indirectamente vai permitir "poupar" o 5008.
Assim, em vez de anualmente se fazer 28 mil com o 5008 e 10 mil com o C4, poderá a coisa ficar mais equilibrada, tipo 20-24 mil com o 5008 e 14-18 mil com o C4.
Era mais por aí... O que acham? O que fariam vocês perante isto, perante o que se fala nesse outro tópico do link e considerando que a diferença gasolina-gasóleo será de cerca de 2750 euros?
E o amigo felyzardo que tem um, o que opina relativamente a tudo o que se diz nesse outro tópico?
Obrigado mais uma vez.
-
O problema é a mulher, que já uma vez comprou um carro (a gasolina, também com embraiagem muito em cima, propiciando arranques bruscos) que só conduziu uns dias e depois desistiu, tive que ficar eu com ele e ela com o meu (a gasóleo).
Tendo em conta a performance, diria que são muito bons consumos. Não é dificil um antigo 1.2i multiponto fazer os mesmos consumos ou até mais, mas com tipo 70cv.Tenho o 1.2 110 num carro leve e ele realmente faz 6 e abaixo disso.
Se for auto estrada a 100 faz na boa 5.4.
A 120 5.8.
Cidade pura e dura faz 9.
A minha média geral é 5.8.
A minha mulher por acaso gosta de carros a gasolina e detesta os diesel só para contrariar as mulheres no geral.
Mas tenho visto também várias com o 500 Abarth e não se queixam xD