Gasoleo Vs Gasolina

Boas!

Ora vejam lá se estou a racionar bem.

Opção de compra entre:

-> Motor a gasolina 1.2 Puretech 110cv, que se diz gastar 6 litros aos 100km (vamos ter que assumir que é real).

-> Motor a gasoleo 1.5 BlueHDi 100cv, que se diz gastar 5 litros aos 100km (vamos ter que assumir que é real).

Hoje, o gasóleo simples está exactamente 20 cêntimos por litro mais barato que a gasolina 95 simples.

Qual o ganho por cada 1000km na opção a gasóleo por comparação com a opção a gasolina?

Resposta:

Gasolina usa 60 litros para fazer 1000km e gasóleo usa 50 litros.

60 litros de gasolina custam 98,34€ (a 1,639€ o litro*)

50 litros de gasóleo custam 71,95€ (a 1,439 o litro*)

Preços de hoje, na Galp (mas nas restantes marcas a diferença é igualmente de 20 cêntimos).

98,34 - 71,95 = 27,39€

Conclusão -> Optando pelo motor a gasóleo poupo 27,39€ por cada 1000km efectuados.

Sendo a diferença entre o motor a gasóleo e o motor a gasolina de 2750 euros, esse investimento adicional está pago em teoria quando o carro atingir os 100.000km. Isto, obviamente, na presunção de que a diferença de preço entre ambos os combustíveis se mantém estável.

Se alguém considerar que estou a fazer mal as contas, por favor avise.

Obrigado.

-

Boas!

Ora vejam lá se estou a racionar bem.

Opção de compra entre:

-> Motor a gasolina 1.2 Puretech 110cv, que se diz gastar 6 litros aos 100km (vamos ter que assumir que é real).

-> Motor a gasoleo 1.5 BlueHDi 100cv, que se diz gastar 5 litros aos 100km (vamos ter que assumir que é real).

Hoje, o gasóleo simples está exactamente 20 cêntimos por litro mais barato que a gasolina 95 simples.

Qual o ganho por cada 1000km na opção a gasóleo por comparação com a opção a gasolina?

Resposta:

Gasolina usa 60 litros para fazer 1000km e gasóleo usa 50 litros.

60 litros de gasolina custam 98,34€ (a 1,639€ o litro*)

50 litros de gasóleo custam 71,95€ (a 1,439 o litro*)

Preços de hoje, na Galp (mas nas restantes marcas a diferença é igualmente de 20 cêntimos).

98,34 - 71,95 = 27,39€

Conclusão -> Optando pelo motor a gasóleo poupo 27,39€ por cada 1000km efectuados.

Sendo a diferença entre o motor a gasóleo e o motor a gasolina de 2750 euros, esse investimento adicional está pago em teoria quando o carro atingir os 100.000km. Isto, obviamente, na presunção de que a diferença de preço entre ambos os combustíveis se mantém estável.

Se alguém considerar que estou a fazer mal as contas, por favor avise.

Obrigado.

-

Faltam-te dados que importa considerar, tais como:

- o número de km's que fazes anualmente;
- os locais e modo como os fazes, se andares mais em estrada os valores de 'lucro" diminuem, se andares em cidade os valores "aumentam";
- IUC, é mais barato cerca de 40€ no gasolina que consideras;
- Seguro, em teoria o de valor mais baixo será beneficiado;
- defines os 0,20€ como o diferencial entre combustíveis, mas o ideal é veres a média de preços do último ano [;)]
- o esforço financeiro adicional necessário para comprar um carro mais caro;
- anos que pretende ficar com o carro

Depois chegamos às mais variáveis:

- manutenção, ao dia de hoje não haverá grande diferença entre ambos;
- preço de retoma no futuro;
- a pressão que se está a fazer em particular aos carros a gasóleo e ao filtro de partículas.

Em suma, o ideal é fazeres test drive e escolher o que gostas mais [:D], isto se os valores estiverem equiparados.

Eu caro no real a diferença de consumo tendo no minimo a 1.5 a 2 litros isto visto no global do mes (veja no Sprintmonitor.de). Depois como referido o local onde conduz e relevo. Seguro... Bem aqui discordo porque so se for um contra todos o riscos pq a mim diferem 10a 15 eur. IUC tende para ser outro próximos pois ser proximo por amados estão abaixo dos 120 de CO2. No andamento o turbo de gasolina anda mais, sendo que o de diesel mas isso nao prece ser ponto determinante.

Exemplo
bcbf519e93b96ca267555a6d5d19cf80.jpg

Tenho o 1.2 110 num carro leve e ele realmente faz 6 e abaixo disso.
Se for auto estrada a 100 faz na boa 5.4.
A 120 5.8.
Cidade pura e dura faz 9.
A minha média geral é 5.8.

Faltam-te dados que importa considerar, tais como:

- o número de km's que fazes anualmente;
- os locais e modo como os fazes, se andares mais em estrada os valores de 'lucro" diminuem, se andares em cidade os valores "aumentam";
- IUC, é mais barato cerca de 40€ no gasolina que consideras;
- Seguro, em teoria o de valor mais baixo será beneficiado;
- defines os 0,20€ como o diferencial entre combustíveis, mas o ideal é veres a média de preços do último ano [;)]
- o esforço financeiro adicional necessário para comprar um carro mais caro;
- anos que pretende ficar com o carro

Depois chegamos às mais variáveis:

- manutenção, ao dia de hoje não haverá grande diferença entre ambos;
- preço de retoma no futuro;
- a pressão que se está a fazer em particular aos carros a gasóleo e ao filtro de partículas.

Em suma, o ideal é fazeres test drive e escolher o que gostas mais [:D], isto se os valores estiverem equiparados.

Eu caro no real a diferença de consumo tendo no minimo a 1.5 a 2 litros isto visto no global do mes (veja no Sprintmonitor.de). Depois como referido o local onde conduz e relevo. Seguro... Bem aqui discordo porque so se for um contra todos o riscos pq a mim diferem 10a 15 eur. IUC tende para ser outro próximos pois ser proximo por amados estão abaixo dos 120 de CO2. No andamento o turbo de gasolina anda mais, sendo que o de diesel mas isso nao prece ser ponto determinante.

Se for para comprar para recorrer a credito, contabiliza os juros pelos valor extra.

Como é o quotidiano a nível de percursos? Quantos kms/ano?

Obrigado a todos!

Claro que tenho noção desses outros detalhes a considerar. O problema é que eu estava totalmente decidido para o 1.2 PureTech, mas depois vi este tópico:

https://forum.motorguia.net/auto-ajuda/153872-c3-1-2-puretech.html#post1070400198

E neste momento é esta a principal razão pela qual estou já com dúvidas e a considerar o motor a gasóleo.

Ou seja, isto tem mais peso que todos os dados que o brunomeleiro (com toda a razão) aconselha a considerar.

O carro provavelmente fará uns 15 mil kms por ano, pelo que só aos 8 ou 10 anos compensa o "esforço" financeiro adicional. Portanto, nunca seria por uma questão de economia, até porque muito provavelmente será para vender aos 4-7 anos. Ainda que, claro está, quando for para o vender vale um pouco mais por ser a gasóleo.

Será mais para a mulher ir para o trabalho e levar crianças à escola, porque o principal carro de familia é um 5008 que temos já encomendado. Porém também é verdade que, se o C4 Cactus for a gasóleo, será mais usado do que se for a gasolina, uma vez que eu ao sair de casa tendo os 2 à porta (estando a mulher em casa sem pensar sair), se o C4 for a gasolina e o 5008 a gasóleo, se calhar opto quase sempre pelo 5008. Se forem ambos a gasóleo, já se reparte mais a coisa, pelo que a opção por motor a gasóleo indirectamente vai permitir "poupar" o 5008.

Assim, em vez de anualmente se fazer 28 mil com o 5008 e 10 mil com o C4, poderá a coisa ficar mais equilibrada, tipo 20-24 mil com o 5008 e 14-18 mil com o C4.

Era mais por aí... O que acham? O que fariam vocês perante isto, perante o que se fala nesse outro tópico do link e considerando que a diferença gasolina-gasóleo será de cerca de 2750 euros?

A 120 5.8.

E o amigo felyzardo que tem um, o que opina relativamente a tudo o que se diz nesse outro tópico?

Obrigado mais uma vez.

-

Também sou possuidor dum puretech de 110cv e estou globalmente satisfeito.

Em médias altas é um motor vivo e até bruto, especialmente em 2a e 3a e dou muitas vezes pelo pendura a mexer o pescoço entre passagens de caixa mesmo em condução normal.

A praia dele é nacionais, mediano em AE, penalizado pelos consumos a ritmos mais vivos. Mesmo a 120 vai a fazer instantâneos 7-8 com frequência.

Em nacional é expedito e espremer uma terceira às 5 mil (ou 6000.. Vai a 130, já agora) a ouvir o ronco que ele faz ao meter o pé na tábua é bastant satisfatório. Tivesse ele o quarto cilindro..

Media global de 5.91 em quase 30000 kms. O actual vai a marcar o que te mostro na foto, maioritariamente nacional e agora já com linha de Sintra e Cascais.

É particularmente mau em baixas e esperei melhor, mas o papel e a prática.. O binário cedo teoricamente está lá, mas a condução em cidade é pouco cómoda.

A juntar à pior caixa que já utilizei. Imprecisa e rija. Em modo despachado já a noto mais como deve ser. É agridoce este ponto.

Globalmente é um bom motor - mesmo sendo manco é silencioso e filtrado. Pelo menos o meu sendo utilitário poderia não ter sido preocupação, mas a meu ver tiveram na.

dee384de357add662f73e3eaeaac8537.jpg

Última edição:
Obrigado a todos!

Claro que tenho noção desses outros detalhes a considerar. O problema é que eu estava totalmente decidido para o 1.2 PureTech, mas depois vi este tópico:

https://forum.motorguia.net/auto-ajuda/153872-c3-1-2-puretech.html#post1070400198

E neste momento é esta a principal razão pela qual estou já com dúvidas e a considerar o motor a gasóleo.

Ou seja, isto tem mais peso que todos os dados que o brunomeleiro (com toda a razão) aconselha a considerar.

O carro provavelmente fará uns 15 mil kms por ano, pelo que só aos 8 ou 10 anos compensa o "esforço" financeiro adicional. Portanto, nunca seria por uma questão de economia, até porque muito provavelmente será para vender aos 4-7 anos. Ainda que, claro está, quando for para o vender vale um pouco mais por ser a gasóleo.

Será mais para a mulher ir para o trabalho e levar crianças à escola, porque o principal carro de familia é um 5008 que temos já encomendado. Porém também é verdade que, se o C4 Cactus for a gasóleo, será mais usado do que se for a gasolina, uma vez que eu ao sair de casa tendo os 2 à porta (estando a mulher em casa sem pensar sair), se o C4 for a gasolina e o 5008 a gasóleo, se calhar opto quase sempre pelo 5008. Se forem ambos a gasóleo, já se reparte mais a coisa, pelo que a opção por motor a gasóleo indirectamente vai permitir "poupar" o 5008.

Assim, em vez de anualmente se fazer 28 mil com o 5008 e 10 mil com o C4, poderá a coisa ficar mais equilibrada, tipo 20-24 mil com o 5008 e 14-18 mil com o C4.

Era mais por aí... O que acham? O que fariam vocês perante isto, perante o que se fala nesse outro tópico do link e considerando que a diferença gasolina-gasóleo será de cerca de 2750 euros?

E o amigo felyzardo que tem um, o que opina relativamente a tudo o que se diz nesse outro tópico?

Obrigado mais uma vez.

-

Tratando-se de um C4 (Cactus?), no teu caso optava pelo gasolina e preferia colocá-lo a fazer os tais 10 mil km's que falaste, e se possível aproveitar para cidade.

3000€ neste carro ainda é uma percentagem considerável no preço, e além disso é um carro leve e pequeno que irá sofrer menos no consumo.

Fosse um 3008 ou similar, e dizia-te para optares pelo HDI [;)]

Jack, falando de uma questão puramente financeira (e ainda não sabendo quais os trajectos que se perspectivam para o Cactus), parece-me que pode ser vantajoso optar pelo Hdi dada a pouca diferença de preço (eu ainda sou do tempo em que facilmente se falava em 5 mil contos (25 mil €) de diferença entre o mesmo modelo a gasolina ou gasóleo). De notar que nestas contas coloco o suposto maior valor de revenda.

No entanto acho que pode fazer sentido um carro a gasolina...pessoalmente gosto da pluralidade de opções. Em casa tenho os 2 combustíveis com a vantagem do carro a gasolina não ter FAP. Quase sempre para trajectos mais curtos ou citadinos levo o gasosas. O inverso acontece, como é óbvio, quando o gasóleo é o mais indicado.

No teu caso, o Cactus já terá FAP o que baralha um pouco mais as coisas. Ainda que se diga que não será tão mau como o de um carro a gasóleo (algo que faz todo o sentido, diga-se), na verdade, é cedo para essas constatações. Daqui a uns anos já teremos mais informação.

A minha Mãe tem um 2008 1.2 de 110cv sem FAP e eu aprecio bastante. É mesmo um mini-suv com a sua versatilidade e muito "indicado" para as mulheres.

Muito obrigado aos 3.

Pauliteiro: então e a embraiagem, como é? Muito curta e "em cima", propiciando arranques "de esticão"?

Ecoflex: não informei acerca dos trajectos para o Cactus porque efectivamente depende de se compro a gasóleo ou a gasolina. Como comentei anteriormente, se for a gasóleo vai andar mais, pois das vezes que eu sair de casa e tiver os dois carros à porta (Cactus e 5008), vou quase sempre pegar no Cactus. Se o Cactus for a gasolina, vou metade das vezes levar o 5008.

Mas de uma ou de outra forma, será 90% para cidade e pequenos trajecto. Mas cidade tranquila, hehehe, ou seja, pequenos percursos mas muito pouco pára-arranca. De resto, um pouco de nacional mas também raramente mais de 30km de seguida. E talvez uma vez por mês em média, um percurso de auto-estrada de 60km para lá, 60km para cá.

Porém, como referido, mais que a questão económica, o que está a pesar é aquilo que tenho lido sobre o "feitio" do 1.2 Puretech. É apenas isso que me faz considerar a opção a diesel, pelo que a questão económica é a apenas uma tentativa de nela encontrar um argumento mais em favor dessa decisão, para não ficar com a sensação de que estou a "queimar" 2750 euros para "nada", ou quase nada.

Obrigado mais uma vez.

-

Sendo assim eu optava por um carro a gasolina. Se, por algum motivo, não te sentes confiante nesse motor, é partir para outro modelo.

Boas!

Ok, obrigado mais uma vez pelas opiniões, muito úteis.

Não é tanto a falta de confiança nesse motor, é mais isto:

O problema é a mulher, que já uma vez comprou um carro (a gasolina, também com embraiagem muito em cima, propiciando arranques bruscos) que só conduziu uns dias e depois desistiu, tive que ficar eu com ele e ela com o meu (a gasóleo).

E como há vários users a dizer que a embraiagem é difícil, muito "curta" e "em cima", estou com receio que a estória se repita. Até porque o carro é para ela (ainda que eu depois também o acabe por usar de vez em quando).

Mas vou ver se consigo fazer test-drive num carro com esse motor a ver se o caso é muito extremo ou nem por isso.

Cumprimentos.

-

A minha mulher por acaso gosta de carros a gasolina e detesta os diesel só para contrariar as mulheres no geral.

Mas tenho visto também várias com o 500 Abarth e não se queixam xD

A 120 5.8.
Tendo em conta a performance, diria que são muito bons consumos. Não é dificil um antigo 1.2i multiponto fazer os mesmos consumos ou até mais, mas com tipo 70cv.

Neste momento o 1.2 puretech está com 150kms e média de 4.8 mas com velocidades de 100 e exclusivamente auto-estrada. A divisão será algo do género 60+30+30+30.

Confirmo que a embraiagem pega muito em cima desde sempre e enquanto não me habituei até cheirava a ferodo queimado nas subidas mais íngremes.

Voltar
Superior