Futuro

Viajas muito mas nao sei até que ponto tens tempo para andar a visitar cidades. E relativamente aos salários, quanto é que ganha um comissário de bordo na Easyjet ou na Ryanair?

Na Ryanair é abaixo do ordenado mínimo Irlandês. Lembro-me de andar a ver isso há uns anos por curiosidade.

E é uma vida de cão, não chegas a sair do avião, podes começar às 4 da manhã, ir de Dublin à Polónia, regressas a Dublin, vais a Girona e voltas a Dublin ao final da tarde. Durante este tempo, é vender o máximo de cenas possível (onde se retira as comissões) e limpar o avião (wcs incluídos).

É o trabalho menos sexy que pode haver...

Se queres ser piloto candidata-te à Força Aérea....treina para os concursos/entrevistas e quem sabe se não consegues entrar. No entanto é muito difícil, exige muito de ti (treino desde muitos anos antes), e é preciso ter sorte (leia-se, corpo perfeito, sem defeitos, vista perfeita, etc etc).

Em termos de engenharias, se queres tentar aeroespacial no IST (ou noutra faculdade qualquer), mesmo que não tenhas média candidatas-te a outro curso dentro da mesma faculdade e pedes transferência interna. A maior parte das cadeiras são iguais no início do curso, e se te safares bem, mudas de curso na boa (interno).

Mas olha que qualquer engenharia no IST é puxada...se queres ir estudar lá tens de ter muita força de vontade.

Sempre me agradou bastante esta profissão, visto que se viaja bastante (sempre gostei de viajar) e não se ganha mal.

O curso superior não é para "fortalecer" o meu currículum para comissário de bordo, mas sim para ter outras opções no futuro, pois não me vejo a ser comissário toda a vida. Daí querer seguir Engenharia mecânica ou aeronáutica.

Em termos de línguas não tenho dificuldades em Francês nem em Inglês [kiss]

Tens que ser fluente a Francês e Inglês, na escrita inclusive. E tb tens que ter boa saude para passar nos exames medicos.

Força area esta fora de hipotese por causa da visao ou de outro problema medico ?

Ser comissário de bordo implica também não ter tatuagens ou piercings em locais visíveis e já decidi que não quero ser contratado para empregos em que tomem atenção a esses detalhes, em especial porque não são esses pequenos detalhes que me fazem ser mais ou menos profissional.

Ainda és novo, essa ideia que o mundo é que tem que mudar vai-te desaparecer e vais ver que tu é que vais-te adaptar ao mundo.

Voltar
Superior