Focus 1.6 - tirar carter

ricardopc92

New member
Tenho um amigo com uma Focus 1.6 de '99 que bateu por baixo e começou a perder o óleo todo.
Como conseguiu parar o carro a tempo, o motor não gripou.

Alguém já tirou um carter a algum Focus?

normalmente é com uma chave 10, atenção depois de limpar muito bem e meter junta nova, dar o aperto faseadamente como se tratasse de uma cabeça de motor, não apertar os parafusos todos do mesmo lado, mas sim alternando dum lado e doutro

Última edição:
Basicamente o que foi dito acima, deixa escorrer muito bem o oleo primeiro e prepara o chão do local onde vais fazer o serviço porque a coisa vai ficar preta...

Obrigado a ambos. Vou tentar ver hoje.

Já agora, isto é apenas a junta ou é junta e o carter? Junta, cárter do óleo ELRING - 025.450 para o seu automóvel preços mais baixos - Compartimento do motor - Lubrificação - Junta, cárter do óleo - Junta, cárter do óleo - 025.450

Basicamente o que foi dito acima, deixa escorrer muito bem o oleo primeiro e prepara o chão do local onde vais fazer o serviço porque a coisa vai ficar preta...

Claro. O chão debaixo do carro está cheio de óleo já não deve escorrer mais. [:p]

Só resta saber se o motor gripou ou não, mas acho que não, pois ele disse-me que andou no máximo 600 metros e assim que estacionou o carro desligou logo o motor.

Dose generosa de silicone conforme a linha do cárter ou uma junta nova. Ambas as superfícies a juntar terão que estar isentas de gordura ou irás ter o dobro do trabalho.

600 metros e gripar? Motor é feito de papel ? [:D]

600 metros..

Coitada da minha Nissan que andou sem óleo, coitada da minha CBF que leva 1L e sai 300ml de oleo velho..

600 metros..

Coitada da minha Nissan que andou sem óleo, coitada da minha CBF que leva 1L e sai 300ml de oleo velho..

Eu não sou *****olas com estas coisas, mas motor sem óleo depois do que já vi é daquelas coisas que me põe reticente.

Para além de não achar que o importante é a distância per si, 600m não me parece tão pouco quanto isso.
Dependendo da velocidade, são uns bons 10 a 15 segundos pelo menos com o motor ainda a funcionar, sem óleo.
Não me parece pouco sinceramente e depois importa saber a que regime o motor circulou, se ao relanti, se continuou em marcha etc.

A tua CBF gasta o que gasta mas concerteza sabes o que andas a fazer e concerteza é um gasto admissivel pelo fabricante.

E uma coisa é um motor andar sem óleo por ter muito pouco óleo.
Outro é rebentar com o cárter onde o óleo sai todo em 2 ou 3 segundos.

Mas se adicionares mais uns segundos até "limpar" o motor todo por dentro a ponto de ficar "seco" se calhar os 600m é penears[:D]
Estamos a falar de segundos sem oleo.
Eu não sou *****olas com estas coisas, mas motor sem óleo depois do que já vi é daquelas coisas que me põe reticente.

Para além de não achar que o importante é a distância per si, 600m não me parece tão pouco quanto isso.
Dependendo da velocidade, são uns bons 10 a 15 segundos pelo menos com o motor ainda a funcionar, sem óleo.
Não me parece pouco sinceramente e depois importa saber a que regime o motor circulou, se ao relanti, se continuou em marcha etc.

A tua CBF gasta o que gasta mas concerteza sabes o que andas a fazer e concerteza é um gasto admissivel pelo fabricante.
A Nissan nunca fez mais de 100kms até estas férias onde não se negou a fazer 900kms seguidos. Sem desconfiar ou ter qualquer sintoma, verifiquei o nível. 5% se tanto.. mal tocava na vareta e emanava fumo branco pelo bocal. Óleo a nível e não se passa nada. Com já sabia que consumia alguma coisa, não fiquei admirado. Chegado das férias, não adiei mais. Tenho o motor aberto para resolver isto de uma vez.

Já a mota, anda sempre a fundo. O consumo é normal como podes imaginar.

Não estou a dizer que os motores devem andar sem óleo!!!! Mas não acredito que míseros segundos danifique irremediavelmente o motor. Também não estou a ver o dono do carro a assapar depois de ouvir um estoiro no motor.

Eblase, olha que nal as peças ficam sem óleo começam todas a riscar.
Não me esqueço dumaapresentação que vi sobre este assunto e mal se deixava de colocar óleo numa engrenagem biela/cambota o atrito era logo visivel pelo som e fumo.

Grande verdade. Aqui há tempos estava a colocar o carro para fazer a revisão no mecânico e aparece lá um "zé do boné" no seu Seat Ibiza TDI que queria, à força toda, que o mecânico, depois de retirado o óleo do motor, lhe colocasse o motor a funcionar por "uns instantes" para retirar todo o óleo remanescente.

O Sr. Norberto, mecânico da velha guarda, não foi de modas. "Nâo faço!" - Dizia ele. "Depois você vem dizer que o motor está todo estragado!".

Mas puseste silicone nos dois lados da junta? Limpaste os residuos de óleo antes de aplicar?

Modo irónico/AHO:
Isso não gripou? Impossível!

Mas puseste silicone nos dois lados da junta? Limpaste os residuos de óleo antes de aplicar?

Modo irónico/AHO:
Isso não gripou? Impossível!
Não consegui tirar, a junta estava completamente colada à parte de cima pelo que apenas meti silicone entre o carter e a junta.

Por acaso não tirei foto, mas o carter velho estava com um buraco que passava uma bola de golfe, eu fiquei admirado foi de não ter gripado. [:D]

Voltar
Superior