Ora viva, reabro este tópico porque me toca agora a mim esta questão, e também porque, com tantas mudanças que têm existido, pretendo saber se as informações deste tópico ainda se mantêm actualizadas.
Hoje combinei, de forma informal, a compra de um carro (sem trocas de dinheiros nem bens).
O vendedor, que é o proprietário do carro há uns anos, disse-me que ainda lhe falta pagar umas prestações à Credibom e combinámos ir na 2ªfeira à financeira tratar de tudo.
O carro está registado em nome do vendedor, mas com reserva de propriedade a favor da Credibom.
O valor da compra é superior ao valor do crédito, pelo que além de pagar este ainda pagarei o restante ao vendedor.
O vendedor parece-me uma pessoa de confiança, mas como diz o ditado "Cautelas e caldos de galinha..."
Como é novidade para mim, tenho andado aqui a reunir ideias e peço a vossa amabilidade no esclarecimento de algumas questões, para que na reunião de 2ªfeira possa ter uma melhor perspectiva do assunto.
1º - Pelo que posso entender, ao pagar as prestações restantes o crédito fica concluído e a financeira terá que emitir um comprovativo dessa situação, no entanto a emissão do Modelo Único para extinção de reserva de propriedade poderá levar cerca de 30 dias, e será entregue ao detentor do crédito.
Isto significa que eu entrego já o dinheiro (referente ao crédito), mas só daqui a 30 dias (ou quando chegar o MU) é que poderei registar o carro em meu nome, correcto?
Embora eu não tenha razões para suspeitar, mas neste intervalo de tempo poderá surgir uma eventual penhora do carro por dividas ao fisco (ele há coisas do Diabo)?
Uma solução poderia ser um acordo em entregar o dinheiro restante quando me for entregue o MU, parece lógico?
2º - Poderei pedir ao vendedor que solicite à financeira a transferência directamente para o meu nome, mas nesse caso posso esperar um acréscimo ao custo normal de transferência (65€)?
Pelo preçário colocado no site, não percebi se é pago um valor de 50€ já incluindo a transferência ou se é acrescentado ao valor daquela, mas isso esclareço na 2ªfeira.
Nesta situação terei de ficar a aguardar que a financeira efectue todo o processo.
Ou seja, pode acontecer que quando chegarmos ao Verão ainda ando a falar com a financeira para saber quando terei o carro em meu nome ou há algum prazo estipulado por lei (não me refiro aos 30 dias para registo em meu nome, mas este pode aplicar-se nesta situação?).
Mas esta situação será mais segura do que a anterior?
Peço desculpa pelo tópico longo, mas não encontrei forma de o resumir mais.
Agradeço todas as opiniões.