Filtros de ar

FcgR

New member
Amigos!

Que filtros de ar usam nas vossas viaturas? Normais cartonados ou dos modernos lavaveis?
Quais as vantagens dos lavaveis em relação aos cartonados, alguém sabe?
Estava a pensar colocar um lavavel no meu samurai, mas disseram-me que era mais caro e que era mais indicado para quem anda no alcatrão, que em tt era como por areia dentro do motor. Terá algum fundamento este argumento ou é apenas mais um mito urbano?[:confuso]
Abraço a todos os companheiros de aventura.:)

Boas
Na minha opinião depende do tipo de material do qual o filtro lavável é feito e para que função este foi pensado.

Passo a explicar-me, por exemplo um filtro da marca K&N foi pensado para utilização em estrada, o material utilizado por esta marca é uma espécie de fibra, parecido com um algodão, este material é bastante poroso mas uma vez que foi feito a pensar num uso estradista chega bem.
Existem também filtro laváveis de esponja feitos a pensar numa utilização TT, como os utilizados nas motas de Motocross. O filtros deste material são bem mais resistentes a poeiras e outros detritos, eu no meu samurai tenho um UNI que é composto por duas camadas de esponja, não acredito que passe grande coisa...

No entanto nem tudo é bom, por exemplo, estes filtros de esponja em ambientes com muito pó tendem a formar uma camada pastosa devido à mistura do pó com o óleo que têm, o que o torna mais difícil de lavar, num ambiente seco com pó bastam umas sopradelas e umas sacudidelas num filtro de cartão e este está "quase" novo! Mas em climas mais húmidos onde se corre risco de entrar agua para o circuito de ar, o filtro de esponja trás muitas vantagens, isto porque, o filtro de cartão demora muito a secar e pode mesmo não ficar em condições de voltar a ser usado, o de esponja umas espremedelas e um pouco de ar fresco e esta pronto a ir para o sitio.

@braços

É precisamente um Unifilter que estava tentado a comprar para o meu Samurai, quanto custará? Será que compensa? Vou fazer uma viagem longa e julgo que irei levar com bastante pó, somos varios veiculos em caravana e eu vou no 7ª lugar, 8 dias a comer pó e tenho receio que o filtro "normal" acabe por entupir, até porque não tenho snorkel logo a entrada de ar esta bem na frente do carro a um metro e pouco do solo.

Voltar
Superior