Ficha de alternador de 206

Goncaloibiza

New member
Ola.
Mais uma vez, o pug 206 1100cc ca de casa, fez das suas. Um dia desta semana a ''maria'' queixou-se que a luz da bateria piscava. Quando fui ver, ela estava acesa, mas ao abrir o capo, ela piscou. Ao mexer na caixa de fusiveis perto da bateria, ela ia piscando. Pensei que fosse algum rele ou fusivel mal encaixado.
Como era de noite, nao procurei mais nada.ate porque a luz apagou-se. Hoje fui ver os niveis dos liquidos do carro, e mete-lo ao sol, pois esta cheio de humidade por dentro, ate nos bancos de tras, reparei, que um fio do alternador, estava desencaixado. Agora a minha duvida é: Em qual dos contactos devo ligar esse fio. A ficha que esta na ponta do fio, nao é a de origem, é apenas uma especie de ponteira que encaixa num dos pernos do alternador. Em qual deles devo ligar? E qual a funçao deste fio? Com o fio desligado, o carro nao devia ficar sempre com a luz do alternador acesa?
Obrigado.

Se a ficha não é de origem como podemos saber para onde deve de ir o fio? [;)]

Pois isso era o que eu queria mesmo saber. [:D]
O carro veio assim quando foi comprado. Provavelmente, alguem aqui tem conhecimento sobre electricidade de automeveis suficientes para me ajudar.

Deixo fotos a ver se ajuda.

Com o fio ligado num dos terminais, liguei a sorte so para ver o que fazia. Nao fez nada.

Fio na minha mao:

Terminal na ponta do fio:

Ficha no alternador:

Ja sei onde pertence essa ficha! no focinho do gajo que inventou isso [8b][8b][8b]

Ve se nao tem um numero na ponta...

Qual o ano do carro? [;)]

Ja sei onde pertence essa ficha! no focinho do gajo que inventou isso [8b][8b][8b]

Ve se nao tem um numero na ponta...

Qual o ano do carro? [;)]

Foi exatamente onde eu pensei que a devia meter quando vi isso. Nao tem numero nenhum. O carro é de 1999.
Que faz esta ficha? Este fio, mais a frente, onte tem a fita isoladora liga-se a dois fios, é normal ser assim?

ainda não consegui identificar que fio é... no esquema eléctrico que estou a ver pode ser o diagnostico do alternador... se for esse não terá prob (no carro andar)

mas também não sou entendido em esquemas eléctricos :(

Ve se encontras estes números: BB29 BB18 ou 1072

Última edição:
ainda não consegui identificar que fio é... no esquema eléctrico que estou a ver pode ser o diagnostico do alternador... se for esse não terá prob (no carro andar)

Mais fotos:

Ponta do cabo:

Mangueira onde ele entra:

Ligaçao de m€r..

Outro cabo do alternador, que penso que seja o da corrente que faz trabalhar o carro, e carrega a bateria:

Ve se encontras estes números: BB29 BB18 ou 1072

Nao encontrei nada desses numeros... onde os procuro?

Em principio na extremidade junto a fixa...

O prob é normalmente estes esquemas eléctricos dizem a cor do cabo, mas os francius metem nos esquemas um código em vez da cor... [8b][8b][8b]

procura ver também nesses outros cabos a ver se descobres o código [;)]

Em principio na extremidade junto a fixa...

O prob é normalmente estes esquemas eléctricos dizem a cor do cabo, mas os francius metem nos esquemas um código em vez da cor... [8b][8b][8b]

procura ver também nesses outros cabos a ver se descobres o código [;)]

Nao consegui ver nada. Olha Mas a ficha que sai do alternador, em qual dos pernos tem a ficha de contacto, consegues saber?

Pelo esquema não te consigo dizer isso :(

nao consegues espreitar que esta debaixo daquela tampa plastica?

Nao tentei.... mas aqueles cabos sao grossos, sao os que alimentam o carro, o outro que te falo quase de certeza que é apenas um sensor, ou coisa parecida, talvez seja so para informar que o alternador esteja a trabalhar. Nao consegues saber em qual dos contactos devo ligar? Se nao conseguires, logo tento tirar a tampa que falas. Ou ver se encontro alguem com um carro igual, para ver a ficha que la tem.
Obrigado!

Última edição:
tenho aqui noutro esquema um único fio que parece ligar a um 2... se encontrares la um 2 na ficha e quiseres tentar [;)]

Obrigado pela dica Papi, nem vim agradecer aqui na altura. Liguei no perno 2, e andou assim até agora. Ontem deu problemas, e até postei aqui no forum, no link abaixo, no post 156. Nem me lembrava que já tinha aberto um tópico sobre esta ficha do alternador.
http://forum.autohoje.com/boxes/92173-bateria-nova-par-automovel-importante-marca-ou-nao-4.html

Voltar
Superior