Fiat tempra 1.4 i,e

vou dizer uma barbaridade, mas ás vezes as pessoas esquecem-se.....

a gasolina aumentou![;)] espero que não estejas a fazer as contas como muita gente faz do género

10€ dá pa 100km!

e agora 10€ só dão pa 80 ou menos!

penso que não seja o caso ...........mas......

de resto, pode ser velas, filtros (ar e gasolina) tubo roto!....assim dos menos graves e mais comuns!

cheira a gasolina o carro?

Conheço um gajo que diz que não lhe faz diferença a gota aumentar...diz que mete sempre 20€[:)][8b]

antes do mais deves arranjar o escape e depois veres se isso melhora ou não[;)]

Fiat tempra 1.4 i,e

vou dizer uma barbaridade, mas ás vezes as pessoas esquecem-se.....

a gasolina aumentou![;)] espero que não estejas a fazer as contas como muita gente faz do género

10€ dá pa 100km!

e agora 10€ só dão pa 80 ou menos!

penso que não seja o caso ...........mas......

de resto, pode ser velas, filtros (ar e gasolina) tubo roto!....assim dos menos graves e mais comuns!

cheira a gasolina o carro?
Não, nao cheira, mas eu meto 45lt e faz só 450km, por issop tenho que ver o problema rapidamente...

Boas, alguem me sabe dizer o que pode originar consumos elevados a minha tempra está a fazer um consumo em urbano se 10L o que acham disto?
Ajudem-me

Caro Nuno,

Tenho uma carripana dessas, Fiat Tempra 1.4 ie SW Liberty, e dá gracas a Deus por fazeres esses consumos, com a minha faco 10L a pisar ovos em AE. Urbano dispara la para os 13/14, portanto nada de anormal.

Fiat tempra 1.4 i,e

Caro Nuno,

Tenho uma carripana dessas, Fiat Tempra 1.4 ie SW Liberty, e dá gracas a Deus por fazeres esses consumos, com a minha faco 10L a pisar ovos em AE. Urbano dispara la para os 13/14, portanto nada de anormal.
Eu acho que está a gastar muito porque antes fazia 200km com 16lt e agora.............150km com os mesmos 16lt

Eu acho que está a gastar muito porque antes fazia 200km com 16lt e agora.............150km com os mesmos 16lt

200 km com 16 lt? Quem me dera...mas tambem sou suspeito uma vez que a minha so anda a chapada. De vez la acende uma luzinha vermelha no tablier ( injeccao) e aquilo como por magia, perde forca, acho que sao os cavalos a fazerem greve... por enquanto deixa andar, mais uns mesitos e vai para abate.

Fiat tempra 1.4 i,e

Hoje foi ver as velas que já fizeram 10.000km e não estavam nada em condições pretas e com um pouco de chumbo agarrado uma delas estava mesmo com a zona onde encaixa o cabo que vem do distribuidor e estava completamente isolada com uma "massa branca e verde endorocida".
Depois voiver como estava os contactos dos distribuidor e estavam verdes e onde estam os contactos o plastico estava um pouco gasto dá a sensação que a peça que anda a vlta a distribuir a energia esta a comer o plastico e fazendo uma pesima distribuição de energia.
Podes me ajudar nisto?:confused:

Compra uma tampa do distribuidor nova(cuidado ao ligar os cabos,não troques a ordem) e o rotor também,não fica muito caro e muda outra vez de velas,ou se vires que com uma limpeza ficam bem escusas de mudar.
Vais notar bastante diferença ao fazeres isto[;)]

Limpa os contactos do distribuidor com uma lixa fina e spray de contactos eléctricos.
É raro encontrar-se carros com esse motor em que a sonda lambda ainda não esteja queimada.
Mede com um multímetro os valores com o carro depois de quente, tem três fios, dois juntos e outro separado, nesse puxas o isolador da ficha para aceder aos terminais onde deve acusar entre 0.4 a 0.7V que são gerados pela sonda do caso esteja boa, se der 0V a sonda tá queimada. Os outros dois vão acusar 12V que ligam ao aquecedor da sonda, medindo do lado da instalação.
O último motor desses que fazia consumos elevados - num Tipo 1.4 ie (cerca de 12 na cidade), tinha a sonda queimada, os contactos do distribuidor sujos, pressão de gasolina baixa (tinha um soluçar que só desapareceu depois de substituir a bomba eléctrica), estava mal comandado (este era o maior defeito que fazia consumir demasiado e puxar mal) e ainda a faísca da bobine era fraca, que fazia com que por vezes custasse a pegar.

Fiat tempra 1.4 i,e

Limpa os contactos do distribuidor com uma lixa fina e spray de contactos eléctricos.
É raro encontrar-se carros com esse motor em que a sonda lambda ainda não esteja queimada.
Mede com um multímetro os valores com o carro depois de quente, tem três fios, dois juntos e outro separado, nesse puxas o isolador da ficha para aceder aos terminais onde deve acusar entre 0.4 a 0.7V que são gerados pela sonda do caso esteja boa, se der 0V a sonda tá queimada. Os outros dois vão acusar 12V que ligam ao aquecedor da sonda, medindo do lado da instalação.
O último motor desses que fazia consumos elevados - num Tipo 1.4 ie (cerca de 12 na cidade), tinha a sonda queimada, os contactos do distribuidor sujos, pressão de gasolina baixa (tinha um soluçar que só desapareceu depois de substituir a bomba eléctrica), estava mal comandado (este era o maior defeito que fazia consumir demasiado e puxar mal) e ainda a faísca da bobine era fraca, que fazia com que por vezes custasse a pegar.
Obrigado pelas dicas, mas não tenho dificuldade a por o carro a trabalhar e até puxa bem, mas que os contactos do distribuidor estão pesimos isso estão.
ha pouco tempo atras o carro tambem me estava a soluçar, não era bem um soluçar mas quando pisava derrepente o acelerador ele engasgava e só voltava a responder quando tirava o pé do acelerador e voltava acelerar com menos rapidez entretanto pos um aditivo na gasolina para limpeza de injectores e até agora está fixe. Estou um pouco confuso amigo.

Obrigado pelas dicas, mas não tenho dificuldade a por o carro a trabalhar e até puxa bem, mas que os contactos do distribuidor estão pesimos isso estão.
ha pouco tempo atras o carro tambem me estava a soluçar, não era bem um soluçar mas quando pisava derrepente o acelerador ele engasgava e só voltava a responder quando tirava o pé do acelerador e voltava acelerar com menos rapidez entretanto pos um aditivo na gasolina para limpeza de injectores e até agora está fixe. Estou um pouco confuso amigo.

Muda a tampa do distribuidor e o rotor e as velas,mas não te esqueças da fuga de escape ou isso já foi arranjado?

Caro Nuno,

não é o Nuno que não se deve preocupar, és tu que te deves preocupar ![;)]

esses valores não são normais!

Cada caso é um caso, só relatei a reparação que fiz a um motor desses a título de curiosidade e para dar a ideia que os defeitos muitas vezes não se resumem a filtro e velas.
Pelo teu relato, aparentemente, no teu carro, para além da tampa do distribuidor apenas aconselho a verificar a sonda caso os consumos não baixem para os valores normais.

Fiat tempra 1.4 i,e

Cada caso é um caso, só relatei a reparação que fiz a um motor desses a título de curiosidade e para dar a ideia que os defeitos muitas vezes não se resumem a filtro e velas.
Pelo teu relato, aparentemente, no teu carro, para além da tampa do distribuidor apenas aconselho a verificar a sonda caso os consumos não baixem para os valores normais.
Desculpa a minha igonorancia mas o que é a sonda?:confused:

não é o Nuno que não se deve preocupar, és tu que te deves preocupar ![;)]

esses valores não são normais!

Por acaso, houve uma altura que andava bastante preocupado, até cheguei de colocar a questao no forum, mas sempre me foi dito que os consumos eram normais e que nada poderia fazer, daí a minha resposta.

Voltar
Superior