Existe?

citação:Originalmente colocada por hazakis

Monoponto tem uma especie de "carburador" controlado por uma centralina.A gasolina é injectada por lá para os cil.Multiponto, 1 injector por cilindro(pelo menos) controlado por uma ECU também. Pelo menos é o que me dá a perceber pelos carros que ja tive. Fiat uno(monoponto) todos os outros, (BMW 318i 1986 e VTI)

Exactamente.
Injecção monoponto: Só existe um injector na admissão, foi a injecção q veio substituir os carburadores, é mto limitada em termos de "programas" de injecção, e podem "ve-la" em praticamente tdos os utilitarios e segmentos c nos anos a partir de 92, qdo tdos começaram a ser a injecção. É simples, fiavel, mas n traz uma grande vantagem em relação ao velhinho carburador, a maior vantagem ainda é o aranque a frio e uma pequena diminuição do consumo. Basicamente está sempre a debitar combustivel e apenas diminui ou aumenta o caudal.
Injecção multiponto: Existe um injector por cilindro, estão montados na respectiva admissão. Bem mais sofisticado, e complexo. Permite mto melhores prestações e consumos. Permite assim ter mais garantias q cada cilindro recebe a quantia suposta de combustivel.
Injecção multiponto sequencial: agora é q n tenho a certeza se a multiponto tem q ser sempre sequencial, mas fará todo o sentido q sim, pelo menos nos casos recentes n me lembro de nenhum. Na injecção sequencial, em teoria, a iunjecção é capaz de debitar caudais de combustivel diferentes em cada cilindro e num extremo cortar o de um. Isto permite ter sempre para cada cilindro o caudal de combustivel optimizado.
Estou a ser injusto numa coisa, há a grande vantagem de mto menores emissões de gases.

Voltar
Superior