Eu ainda sou do tempo...

citação:Originalmente colocada por cromados

sair de leiria pelas 5 da matina, venda das raparigas, alto da serra (transito parado), alcoentre, alenquer, ponte vf xira (transito parado), paragem na recta do cabo para encher o carro de melão, pegões passagem de nivel (transito parado), ponte alcacer do sal (transito parado), grandola, ourique, N125, umas horas de seca para atravessar a ponte de portimao (transito parado), mais uma hora para chegar a lagos e com sorte ainda chegavamos antes de ser noite escura

um casal, 3 filhos, a tralha toda para quinze dias de ferias num pequeno familiar cheio de melões por tudo o que era espaço livre,cada viagem cada aventura;)

Quem não for do tempo de jogar ao Espeta, Berlinde e Peão, é favor retirar-se! lol!
Quem se lembra de andar nos autocarros da carris em LX de 2 andares, à londres (c/ cabine isolada para o condutor), alguns c/ entrada atrás (ainda andava o revisor dentro do autocarro), bem como dos mesmos autocarros mas apenas com 1 piso?

sou do tempo em que o pessoal andava à pendura no comboio, onde era seguro viajar sem bilhete nos comboios, de jogar aoberlinde (ao peao nc tive jeito) etc

eu ainda sou do tempo de renault 10 ou do fiat 1800, que foi o primeiro carro do meu pai, uma banheira com 6 lugares,3 á frente e 3 a trás,bancos corridos, e motor 6 em linha,e das renault 4L, que tive uma que me deixou saudades,motor 1108 com as goelas um bocadinho abertas e todas rebaixada,( a suspensão dá para afinar toda)dava 160 a brincar,tinha pneus 155,e a curvar, metia muitos bolides de hoje em dia a um canto,gostava de ver os carros de hoje em dia como se iam comportar com pneus,daquelas medidas,porque cada vez são mais largos e isto tapa muita coisa,e eu sei o que digo,porque já tenho um carro moderno,e não tem o comportamento da 4L,que agarrava e não fugia, mesmo com o piso em não estado,e conseguia mesmo assim ser confortavel,eu sei estou a ser lamexas,mas a verdade é esta,as suspensões não evoluiram,só metem é pneus cada vez mais largos,e depois quando chove é aquilo que se vê, aquaplaning.

o meu pai já vendia automóveis quando eu nasci. assim sendo, cresceram-me os dentes dentro do mundo dos automóveis.

a primeira coisa de que me lembrei ao ler parte deste tópico foi o momento marcante para mim em que pela primeira vez o meu pai chegou ao pé de mim a conduzir um rover novo (ainda sem matricula) e, para falar comigo, baixa ELECTRICAMENTE o vidro direito da frente. ele de costas direitas lá no lugar do condutor, e o vidro a baixar. eih. fiquei estarrecido.

outra curiosidade tem que ver com a recordação de alguns comentários do meu pai sobre uma viagem no final dos anos 70 à alemanha, aliás, à república federal da alemanha, referindo-se ao disparatado número de "stands" de venda de usados. dizia ele: "qualquer estação de serviço é um stand de automóveis".

mal sabia no que se iria transformar o nosso mercado. se ao menos os stands de usados estivessem confinados à estações de serviço...

já agora. sou do tempo em que achava que o carro que eu mais gostava de ter quando tivesse carta era um kadett D [8)]

eu ainda sou do tempo em que se colava um tocolante com 2 coelhos a pinar e que dizia turbo-injection ou turbo-rabbit[}:)] ou aquele acessório em borracha que era uma tira que ligava o carro ao chão:D
Sou do tempo dos Deltas integrales, dos Sierra Rs, dos Toyotas celicas[B)]...era uma delicia ir ver o rali, o pessoal a ver quem aguentava no meio da estrada antes de ser atropelado~[}:)]...
sou do tempo em que se um carro tinha 5 lugares e era preciso levar 12 rebatiam-se os bancos e ia tudo na mala:D
sou do tempo em que a os carros eram todos a gasosa[|)] e quando havia aumentos havia protestos e greves....
ah! e ainda sou do tempo em que o ar-condicionado do carocha era uma manta para as pernas e o carro dos meus sonhos era um BX 14TRS[}:)]

ainda me lembro de vomitar os estofos de napa do opel manta do meu pai...
do GSA,11 TSE do 18 turbo do BX GTI que levantava a suspensão e tal dos minis da minha mãe do corsa swing novo da minha mãe etc etc etc velhos tempos

sou do tempo em que ainda era obrigatorio andar com o autocolante dos 90 quando tinhas carta á menos de um ano , a gasosa custava 25 paus , um jornal 2$50 e a bica 5 tostoes . E o meu 1ª carro foi um Fiat Ritmo , todo artilhado

eu ainda sou do tempo em que a amiga olga estava na televisao e estavam todos a berrar: 2AS CHAAAVEEES!" "O DINHEIIIIROOO!" "aS CHAVIIIIS!" "O DINHEIROOOOO1"

lol

Ainda me lembro perfeitamente, como se fosse ontem, quando chegou o R5 Supercinco e Fiat Uno. Creio que a partir daqui se iniciou a entrada da geração plástico nos Automóveis, em que os cromados foram desaparecendo, em que foram surgindo os parachoques todos de plástico e envolventes, enfim os carros a parecerem mais modernos. Altura em que apareceram R11 (até falava), R9, Kadett (já aredondado), Corsa, Uno, Supercinco, e demais.
Nessa altura para se ver um mercedes a circular, sem ser em Taxi, era uma raridade.
Ainda me lembro um tio meu ir à Alemanha de propósito por volta de 83/84 buscar um Mercedes 240D ou 300D (acho eu) impecável, para depois o legalizar - Matricula IJ-??-??. Na altura custava novo cá cerca de 5.000 cts, não sei o preço por que lhe ficou, mas sei que foi bem mais barato.

citação:Originalmente colocada por panpipe

citação:Originalmente colocada por xicos perto

citação:Originalmente colocada por panpipe

ainda sou do tempo de se fazer as 1643 curvas para chegar de Viseu ao Porto....

Anda podes fazer as 1643 curvas de viseu ao porto, se calhar até são mais:D

Ainda á pouco tempo o fiz, passando pela régua, mesão frio, muito boa paisagem. Demoras é mais um bocadito:D tipo..... 3 vezes mais, mas se for com tempo vale a pena
mas a viagem que eu digo era o itinerário normal do autocarro viseu-porto.
passava por S.Pedro do Sul, Vale de Cambra até chegar ao Porto
;)

Á, essa é a nacional nº 16, vai de Vilar Formoso a Aveiro e antes de ser construida a antiga IP5 (actual A25) era a unica estrada a fazer esse percurso, aquilo é só curvas, mesmo muitas, já fiz grande parte dela.

Sou do tempo de atravessar regularmente a IC19 para ir ao café, tal não era a diferença no trafego. E sou do tempo de haver cruzamentos para entrar no IC19 e não vias de aceleração ou desaceleração.;)

E sei o que estão a pensar: Que tenho 90 anos:D pois tenho apenas 29 anos e tudo se passou não faz 20 anos;)

Tinha uma suzuki 50, que fazia a semana toda com 500$00;
e ainda tirei a carta estava o gasoleo a 110$00 o litro e o meu UMM era super economico.

Eu estava no fim da minha comissão de 2 anos na Guiné, quando se deu o 25 de Abril. Cheguei à Metrópole (era assim que quem se encontrava no Ultramar chamava a Portugal nesse tempo) em Agosto de 1975, tinha 23 anos.
Li este tópico todo e confesso que todas essas memórias me fizeram vir as lágrimas aos olhos.
Ainda tenho a roda de metal e a gancheta guardadas na arrecadação.
Ainda guardo algumas caricas, com as quais fazia corridas nas bordas dos passeios com os amigos.
Enfim... sou um nostálgico assumido.

Outra que me lembrei por ter visto um Triumph Acclaim aqui há dias! (quem se lembra ainda deste verdadeiro símbolo da pequena-média Burguesia do Portugal do início da década de 80??? :D:D:D).
Naquele tempo já dava status ter um farol de nevoeiro atrás preso ao pára-choques e ainda mais dava as costas dos bancos de trás sobreelevadas dos dois lados, a fingir que eram uns mini-encostos de cabeça. Que status que aquilo dava, ui, ui!!!

:D:D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Outra que me lembrei por ter visto um Triumph Acclaim aqui há dias! (quem se lembra ainda deste verdadeiro símbolo da pequena-média Burguesia do Portugal do início da década de 80??? :D:D:D).
Naquele tempo já dava status ter um farol de nevoeiro atrás preso ao pára-choques e ainda mais dava as costas dos bancos de trás sobreelevadas dos dois lados, a fingir que eram uns mini-encostos de cabeça. Que status que aquilo dava, ui, ui!!!

:D:D:D:D:D

Então não me lembro do fabuloso Triumph Acclaim?! Duas versões: HL e HLS (esta última com VE, FC e vidros coloridos). Dado curioso: a marca anunciava 155 km/h de Vmax para o HL e 154 km/h para o HLS! :D
Foi o carro sensação de 83/84, e quando já se pensava que não se podia fazer melhor, eis que surge o magnífico Rover 213 SE, em 1985.

O Triumph tinha um motor Honda muito bom, cheguei a conduzir um e aquilo tinha um arranque espectacular. Pena a péssima resistência á corrosão.

Voltar
Superior