Encontro de 3º Grau,...

Com a faixa do meio livre, porque é que não se pode seguir lá, mesmo que isso implique ultrapassar os carros que vão na faixa da esquerda? Se na da esquerda houver fila e os carros forem a 10km/h e a fila do meio estiver completamente livre, eu não posso andar nela a mais do que 10km/h porque senão é como se estivesse a ultrapassar pela direita?
Ao ler comentários destes é que consigo compreender porque raio é que ainda se conduz tão mal nas estradas nacionais!

Então deixem ver se percebi... Eu vou à minha velocidade na fila do meio a ultrapassar quem vai à direita (ou vou na da direita). E mais à frente vão uns senhores que por receio ou por distracção ou por outro motivo qualquer não usam a faixa onde eu vou, preferindo a que está ao meu lado esquerdo. Como eles não gostam da minha faixa, eu não posso passar por eles, porque eles vão na faixa que eu devia usar para os ultrapassar. Vocês praticam isto?

O que é proibido é sair de trás de um carro e ultrapassá-lo pela direita em vez de o fazer pela esquerda. Seguir na nossa faixa e, por erro de quem usa as faixas mais à esquerda, podermos ultrapassá-los sem mudar de faixa não é incorrecto.

Pelos vistos, o correcto a fazer será:

Vou na faixa da direita a 100 km/h. Vejo um veiculo à minha frente na faixa do meio a 90km/h. Ora, como não posso ultrapassá-lo pela direita e visto que vou mais rápido, tenho que passar para a faixa do meio, colocando-me atrás dele e depois passar de imediato para a faixa da esquerda, para então poder ultrapassá-lo. Depois volto à faixa do meio e por fim à da direita.

Isto tudo porque eu ia na faixa da direita a 100km/h e encontrei um veiculo na faixa do meio a 90km/h.

E depois eu é que não tenho carta?

Pelos vistos, o correcto a fazer será:

Vou na faixa da direita a 100 km/h. Vejo um veiculo à minha frente na faixa do meio a 90km/h. Ora, como não posso ultrapassá-lo pela direita e visto que vou mais rápido, tenho que passar para a faixa do meio, colocando-me atrás dele e depois passar de imediato para a faixa da esquerda, para então poder ultrapassá-lo. Depois volto à faixa do meio e por fim à da direita.

Isto tudo porque eu ia na faixa da direita a 100km/h e encontrei um veiculo na faixa do meio a 90km/h.

E depois eu é que não tenho carta?

Mas é exactamente assim que tem de ser. Infelizmente no nosso país, a maior parte das pessoas pensa que a faixa da direita é para os lentinhos, por isso vão na do meio. Mas como contra isso, há nada ou pouco a fazer, cumpre-se o código da estrada.

Então deixem ver se percebi... Eu vou à minha velocidade na fila do meio a ultrapassar quem vai à direita (ou vou na da direita). E mais à frente vão uns senhores que por receio ou por distracção ou por outro motivo qualquer não usam a faixa onde eu vou, preferindo a que está ao meu lado esquerdo. Como eles não gostam da minha faixa, eu não posso passar por eles, porque eles vão na faixa que eu devia usar para os ultrapassar. Vocês praticam isto?

O que é proibido é sair de trás de um carro e ultrapassá-lo pela direita em vez de o fazer pela esquerda. Seguir na nossa faixa e, por erro de quem usa as faixas mais à esquerda, podermos ultrapassá-los sem mudar de faixa não é incorrecto.

Errado, errado, errado errado e mais errado. Começo a achar que é realmente inútil tentar mudar a mente dos condutores portugueses. Mas como este assunto me indigna, tomei a liberdade de chegar ao extremo de fazer uns desenhos:

O correcto de se fazer

correcto.JPG

O errado que muitos users defendem
errado.JPG

O objectivo das 3 vias de transito
funcionamento.JPG

Boas.

Portanto, ao fim de duas páginas continua tudo preocupado com a razão pela qual o PM pode andar na "esgalha" e nós não ... assim vai o nosso país ...

Goste-se ou deteste-se, o PM, bem como o PR, sejam eles quais forem, têm estatutos especiais inerentes às funções que ocupam. Porque é que isto faz tanta confusão à cabeça das pessoas? Vem algum mal ao mundo por causa disto? Enfim ...

Abraço,
McDriver

É proibido ultrapassar pela direita, mesmo que circule um zé parvo sozinho na faixa do meio, nesse caso é multa para os 2, multa para o que ultrapassa pela direita, e multa para o que anda na faixa do meio (deve-se circular sempre pela faixa mais à direita).

Apesar de não concordar com esta resposta devido à definição de ultrapassagem envolver manobras como mudança de via,tendo em conta de quem veio,é assim que as coisas funcionam.

Respondemos ao seu e-mail para informar que nas vias situadas fora das localidades só é permitido que os veículos que circulam na via de trânsito da direita se desloquem a velocidade superior aos da esquerda, passando por estes, quando o trânsito se processa em filas paralelas, nas condições previstas no artº 15º do Código da Estrada. Na situação que descreve, deve realizar a ultrapassagem pela esquerda, ainda que o veículo que circula na via central o faça indevidamente, uma vez que devia utilizar a via de trânsito da direita.

Com os melhores cumprimentos

O Director de Serviços de Trânsito
Esta foi a resposta recebida por alguém,membro de um outro fórum após ter posto a mesma dúvida à DGV,na altura.

A pergunta dele foi o que fazer caso circulasse à direita com mais velocidade do que alguém à esquerda.Continuar na via onde se encontra ou fazer a ultrapassagem pela esquerda do veículo mais lento,tendo deste modo de se deslocar a toda a largura da faixa.Para esclarecer,o Artº 15 refere-se ao trânsito lento em faixas com pluralidade de vias.

Errado, errado, errado errado e mais errado. Começo a achar que é realmente inútil tentar mudar a mente dos condutores portugueses. Mas como este assunto me indigna, tomei a liberdade de chegar ao extremo de fazer uns desenhos:

O correcto de se fazer

Ver anexo 39642

Ver anexo 39643

Ver anexo 39644

De mim não tens que achar nada. Simplesmente expliquei aquilo que, há não muito tempo, vi explicado neste fórum, com citação do código da estrada. Não é a minha opinião pessoal.
Se não entendi bem na altura ou se entretanto mudou, como parece pelo mail do Dir. do Serviço de Trânsito...

Para quê? Ainda vão à caça do autor e metem-lhe um processo em cima. Sim, porque na justiça também têm tratamento VIP, não se espera até perscrever.

É fácil criar no Youtube ou Vimeo duas ou três contas de forma totalmente anónima e colocar lá o vídeo. Rapidamente se abre um tópico aqui e ali e começa a divulgação do video até que alguém o envia para a comunicação social [;)]

Deveras engraçada esta historia :)

Gostaria de saber era o k aconteceria se tivessem ultrapassado pela direita.

Que provavelmente era o k eu faria, lolol

Eu ainda não entendi bem o grande problema e drama que aqui vai...

Da minha parte não há qualquer problema ou drama...

Apenas relatei um facto que achei "engraçado".
Obviamente que a sua importância é relativa, mas pode levar a interpretações muito distintas...

Todos os meus problemas fossem estes, e então diria que não tenho problemas...
No entanto, não posso deixar de achar caricata a situação...dizemos uma coisa e fazemos outra... como o comum dos mortais,.,.

Para o user que perguntou o que aconteceria se eu tentasse ultrapassar pela direita:
Eu coloquei-me ao lado deles, e se quisesse tinha passado... embora eles tenham tentado "apertar" de modo a não me chegar muito ao phaeton...mas penso que não fariam nada...

E sinceramente só achei "criticavel" por me parecer "claramente" um passeio de fim de semana,...

Epá, o PM que continue a andar a essa velocidade que pode ser que um dia se espete e a gente se veja livres dele! Se aconteceu à Diana porque não há de acontecer ao socas.

O correcto de se fazer

Ver anexo 39642

Ver anexo 39643

Ver anexo 39644

Define-me o conceito "ultrapassagem" e distingue de "circulação"

até porque no teu desenho sugeres uma situação nem transito nenhum. Agora imagina que vão uns 6 carros na direita, 5 a dormir no meio e vários na esquerda a altas velocidades.

Achas que a manobra mais correcta e mais segura é passar de toda a direita para toda a esquerda?! É que secalhar, esses que estão a dormir até te apertam!

Voltar
Superior