Empregabilidade e Portugal. Outsourcing informatic

Superfast

New member
Olá

Já andava para fazer este post há muito tempo e gostaria que evitassem dar respostas sem pensar no seu conteudo ou sem perceberem (senao perceberem perguntem).

Eu sou da FEUP (e ainda nao aderi ao fenomeno de emigração (dos raros que nao) e licenciado em Engenharia Informática desde 2004.

Neste momento encontro-me a terminar um contrato de 9 meses e a deparar com algumas questões (daí este post):

Vê-se na minha área (outsourcing de projectos de informatica) um boom de multinacionais a entrar em Portugal (Altrantec, Sopra Group, Segula e de recrutadoras: NBS, Novabase etc).

O que me faz confusão é as PME portuguesas andarem a baixar os ordenados e a querer mao de obra com tamanha concorrencia senao vejamos:

Empresa X (nao interessa o nome, quem me conhece sabe qual e) paga 1200 limpos, 110 euros por cada sabado (trabalha-se seg a sexta 9-18 com mta organização) e deslocações ao Estrangeiro.

Algumas recrutadoras (Hays por exemplo, podem ver que e publico os salarios) pagam 15 000 euros brutos/ano a programador com 2 anos de experiencia.

Voltando a questao como querem as PME portuguesas concorrer em tal area com trabalho nao organizado, (projectos para ontem sem delineacao correcta das tarefas), salarios baixos.

Outra questao que me faz muita confusao e que ando a ponderar é que em Portugal mobilidade significa deslocacoes para Lisboa (a maioria do negocio esta em Lisboa porque deixamos ele ir para lá)

Sendo eu do Porto porque e que vou aceitar ser mal pago (ha empresas que oferecem menos de 750 a licenciados com 2 anos e experiencia comprovada) para ir para Lisboa?

Pego nas malas e vou para Vigo onde ganho 2000 ou mais. A deslocação é a mesma.

Há decisoes que eu gostaria de perceber. Porque estes empresarios queixam-se da dificuldade de arranjar bons colaboradores ou em manter mas ja pensaram no mercado que estao?

Gostaria de manter este topico para saber eventuais opinioes vossas

O mercado vai funcionar..

eu tb sou da feup.. estou agora na alemanha a acabar o proj de fim de curso..

qdo acabar, vou para onde tiver melhores condiçoes de trabalho... seja em portuga, espanha alemanha..

as empresas q continuarem a insistir em salarios baixos e mao de obra nao-qualificada, vao fechar, essas pessoas n qualificadas vao para o desemprego, e outras empresas com melhor organizaçao e uma melhor visao de futuro toma.lhes o lugar..

o q me custa compreender, mas ttalvez venha a compreender nos proximos meses qdo andar a procura de emprego, é como um licenciado se sujeita a trabalhar por tuta e meia.. nao estou a falar em licenciados em historia da arte, mas sim em licenciados em engenharia...

as empresas abanam com o isco.. se alguem morde fixe, se o pessoal resistir, têm de subir...

mas acho q vou compreender melhor isso nos proximos tempos..

Eu nao falo de licenciados porque tenho uma visao diferente nesse campo.

Eu para me licenciar tentei escolher (depois vi que escolhi mal) o melhor estagio e foi o salario minimo. Ai concordo porque se tem experiencia zero no mercado. Tudo bem nada contra.

Agora nao sou a favor de igualdade de postos de trabalho por exemplo. Do genero porque é que 2 programadores tem de ganhar o mesmo? Isso nao incentiva nem os trabalhadores nem e boa gestao.

Tem mais conhecimentos, rende mais ganha mais.

Outra questao que nao percebo é: Subida de valores conforme o cargo hierarquico: um gestor ganhar mais que um programador?

Nao e adoptado em mais lado nenhum. Um gestor nao vende nada se nao tiver uma equipa tecnicamente espectacular. Ou seja um arquitecto de sistemas pode e deve ganhar tanto como 1 gestor e isso ves em consultoras: via tecnica (quem quer uma carreira tecnologica) ou via comercial/gestao.

A Microsoft faz isso por exemplo. Há 1 carrada de questoes que me assolam so de pensar no panorama nacional que nao se percebe

citação:Originalmente colocada por Superfast
Sendo eu do Porto porque e que vou aceitar ser mal pago (ha empresas que oferecem menos de 750 a licenciados com 2 anos e experiencia comprovada) para ir para Lisboa?

Pego nas malas e vou para Vigo onde ganho 2000 ou mais. A deslocação é a mesma.

Há decisoes que eu gostaria de perceber. Porque estes empresarios queixam-se da dificuldade de arranjar bons colaboradores ou em manter mas ja pensaram no mercado que estao?

Gostaria de manter este topico para saber eventuais opinioes vossas

Daquilo que eu vi os ordenados nunca são de 750€ como dizes. Normalmente consegues 1000€ brutos ou mais.

Se puderes ir para Vigo, nem penses 2 vezes. Vais para um mercado diferente do português, vais arranjar novos contactos, vais aprender/aperfeiçoar uma língua muito importante para os negócios portugueses, ou seja, é um execelente investimento.

citação:Originalmente colocada por Superfast

Eu nao falo de licenciados porque tenho uma visao diferente nesse campo.

Eu para me licenciar tentei escolher (depois vi que escolhi mal) o melhor estagio e foi o salario minimo. Ai concordo porque se tem experiencia zero no mercado. Tudo bem nada contra.

Agora nao sou a favor de igualdade de postos de trabalho por exemplo. Do genero porque é que 2 programadores tem de ganhar o mesmo? Isso nao incentiva nem os trabalhadores nem e boa gestao.

Tem mais conhecimentos, rende mais ganha mais.

Outra questao que nao percebo é: Subida de valores conforme o cargo hierarquico: um gestor ganhar mais que um programador?

Nao e adoptado em mais lado nenhum. Um gestor nao vende nada se nao tiver uma equipa tecnicamente espectacular. Ou seja um arquitecto de sistemas pode e deve ganhar tanto como 1 gestor e isso ves em consultoras: via tecnica (quem quer uma carreira tecnologica) ou via comercial/gestao.

A Microsoft faz isso por exemplo. Há 1 carrada de questoes que me assolam so de pensar no panorama nacional que nao se percebe

Na empresa onde estou isso é assim. Um colaborador do 1º nível pode ganhar tanto como um de 2º nível. Pelo menos foi a história que me venderam... [8)]

Mas lá está, a empresa não é portuguesa (só uma parte). :D

Eu falo sempre de ordenados limpos. Brutos pode contar para quando te reformares mas para ja interessa-me o que levo para casa.

750 limpos mais subsidio de alimentacao.

Eu so quis fazer uma sondagem porque eu gosto de onde trabalho mas os ordenados baixaram substancialmente para as mesmas condicoes de admissao.

A empresa exige deslocações para onde quer que esteja o cliente (90% Lisboa) e tambem vende a historia de crise e tal.

Eu fui a 2 entrevistas de multinacionais e os valores disparam.

AS PME nacionais podem argumentar que é um investimento a longo prazo (ganhamos menos no inicio mas depois compensa com regalias)mas esquecem-se que toda a gente tem colegas que pode partilhar experiencias e que numa PME se trabalha bem mais e nao se pode considerar a valorizacao pessoal. Ou melhor considera-se pq normalmente esses saem sempre.

No entanto, a curto teem de rivalizar ou entao perde os colaboradores todos (pelo menos os inteligentes)

Superfast: eu não entendo onde queres chegar com isso. Então mas um gajo com tu da FEUP não foste logo ganhar 2000 limpos? E a megane break de serviço ainda não a tens????

Isso não faz sentido. Olha q deves tar enganado.

Gestores a ganharem mais? HELLO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Andas com a cabeça no ar ou q? Isso é uso e costume em Portugal há décadas.

Voltar
Superior