E se a BT multasse só os outros?

Algo aí está muito mal contado.

Ou ele fez muito pior que isso (o mais provável pois se estava indignado e reclamar mesmo à tuga) ou então a BT abusou do gajo e lixou-o.

Mas mesmo assim multa de €60 é sempre leve.

E para inibição de conduzir é muito-grave.

Olá!
Surgiu me uma dúvida acerca deste tópico.
Quando pretendo sair numa Auto Estrada como sempre,faço pisca
á direita para assinalar de que vou mudar para a via de desacelaração.
A dúvida que tenho é este:faço o pisca só para indicar de que vou mudar de via e quando já estiver nesta via desligo o pisca ou mantenho o pisca ligado até sair da Auto Estrada.

Olá!
Surgiu me uma dúvida acerca deste tópico.
Quando pretendo sair numa Auto Estrada como sempre,faço pisca
á direita para assinalar de que vou mudar para a via de desacelaração.
A dúvida que tenho é este:faço o pisca só para indicar de que vou mudar de via e quando já estiver nesta via desligo o pisca ou mantenho o pisca ligado até sair da Auto Estrada.

É obrigatório sinalizar a intenção de mudar de via antes e manter a mesma durante a mudança.

...e neste caso, opcional depois de já estarmos na via de desaceleração.
(...a menos que vás encostar na berma...)
:)

Michael

Última edição:
É obrigatório sinalizar a intenção de mudar de via antes e manter a mesma durante a mudança.

...e neste caso, opcional depois de já estarmos na via de desaceleração.
(...a menos que vás encostar na berma...)
:)

Michael

Então basta fazer o pisca antes e durante a mudança de via.
Quando já estivermos na via já não é preciso estar ligados.
É que como disse no fórum que alguem foi multado por não sinalizar a saída da AE fiquei na dúvida.
Então sinalizar a saída da AE é o mesmo que sinalizar a mudança de via,neste para caso para a desacelaração...

Quando vais para a via de desaceleração, fazes pisca, assim que entras na via de desaceleração podes desligar o pisca.

Eu por vezes mantenho o pisca porque essa via vai dar a 2 faixas, e portanto mantenho o pisca para indicar que vou para a que está à direita, mas pode não ser necessário visto que se já estiveres à direita dentro da via de desaceleração, vais entrar normalmente na via da direita que irá surgir meia dúzia de metros à frente.

mas leve é no mínimo €60, e grave é no mínimo €120.

Pelo menos foi o que ensinaram..

Olha um exemplo óbvio:

Artigo 61.​
​
​
​
o​

Condições de utilização das luzes​
[...]​
​
​
​
​

6—Quem utilizar os máximos no cruzamento com
outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo
transite a menos de 100 m daquele que o precede ou
ainda durante a paragem ou detenção da marcha do
​

veículo é sancionado com coima de €
60 a €300.

Artigo 146.​
​
​
​
o​

Contra-ordenações muito graves​
No exercício da condução, consideram-se muito graves
as seguintes contra-ordenações:​
[...]​
​
​
​
​
​

d​
​
​
​
​
) A utilização dos máximos de modo a provocar
encandeamento;
​

[...]​
​
​
​
​
​

​
​
​
​
​

​
​

Inibição de condução por falta de um pisca eu tb ficava muitooooo lixado lol ...

Já fiz bem pior e nao fiquei sem carta ...
Cada vez me convenço que as cervejas dão carta! Então sair de uma via onde se conduz a alta velocidade, sem sinalizar não é grave?????!!!!! Nãaaaaaaao! só é potencialmente mortal, já que quem vai atrás não está à espera da necessária grande variação de velocidade[:vm)]

Creio que haverá algo mal contado nessa história, pois o não uso do pisca é das poucas transgressões na AE que não são consideradas graves (não confirmei no código, mas creio não estar enganado). Agora se ao não dar pisca colocou em risco outro(s) condutore(s), a história passa a ser outra.

De uma ou de outra forma, a multa foi muito bem aplicada!

Voltar
Superior