[Economia] Dúvida sobre ourivesaria

Eddy

Well-known member
Boas,

Pretendo comprar um colar (para uma rapariga) e na loja (ourivesaria) onde vi um q gostei, disseram q a pedra q vem incrustada na medalha é preciosa... pois bem:
Para além de ter 2 selos, um do ouro e outro da pedra há alguma forma de ter a certeza q o "calhau" é msm o q a sr.ª diz?

A técnica dos 2 selos ainda é utilizada?

Há tempo ouvi q há um papel passado pelo Instituto de geologia ou qq coisa assim parecida a atestar ser o q se diz, este procedimento ainda se mantêm?
Se sim, p/ qq tamanho e valor?

Obrigado a quem me consiga elucidar... :sh)

Edd :)

Já agora o que é uma pedra preciosa?

Pelo que ainda me lembro do estudei nas aulas de geologia estudamos algumas pedras mas nenhuma tem o nome de "preciosa"[;)]

Já agora o que é uma pedra preciosa?

Pelo que ainda me lembro do estudei nas aulas de geologia estudamos algumas pedras mas nenhuma tem o nome de "preciosa"[;)]

Estás enganado! E olha que eu nunca estudei geologia!
"Preciosa" é o nome que dão às pedras quando as querem vender por um preço absurdo! E as pessoas lá compram todas contentes pensando que adquiriram uma coisa rara...

Ohh rapaz!
Eu n percebo nada da poda mas, smp ouvi dizer e designar como pedras preciosas, entre as quais, rubi, safiras, diamantes.
Penso q sejam pedras raras e caras, p isso seja natural q nas aulas de geologia nunca tenhas posto a vista em cima. [;)]

Afinal ao q parece a técnica dos 2 selos (contrastes) em peças q contenham pedras é errada, utilizavam-se 3. Uma para o metal, outra para a marca da fábrica e a última p/ a pedra.

Ao q parece actualmente utiliza-se o tal certificado, q desconheço forma e quem o passa.

[Edit] Eu disse preciosa de propósito, pois n pretendo revelar o tipo de pedra, visto q é irrelevante.

Edd :)

Última edição:
Até há alguns anos atrás 2 marcas (contrastes) identificavam peças de ourivesaria, e 3 as peças de joalharia.

o primeiro era o punção do fabricante (ourives).
o segundo o punção da contrastaria (casa da moeda).
o terceiro o punção do joalheiro.

Para ter pedras "preciosas" tinha de ter 3 marcas. Se tivesse 2 marcas considerava-se que tinha pedras "semi-preciosas".

Mas parece que a terceira marca já não é obrigatória, embora alguns joalheiros a continuem a usar.
Eu só compraria se tivesse os três contrastes...

Última edição:
Estás enganado! E olha que eu nunca estudei geologia!
"Preciosa" é o nome que dão às pedras quando as querem vender por um preço absurdo! E as pessoas lá compram todas contentes pensando que adquiriram uma coisa rara...

[:D][:D][:D] Pois...

Em vez de falarem em pedras "preciosas" deviam era dizer afinal que tipo de mineral se trata.[;)]

Voltar
Superior