duvida IUC !!

offpring

Banido
boas !! fui ontem a pagar o " selo " do carro, mas eu não paguei ainda o ano 2011, mas so paguei o ano 2012, que consequências poderia vir a ter se continuar a pagar todos os anos mas deixar atrás o ano 2011, será que prescreve ?
obrg.
p.s. a mulher das finanças não me disse nada que devia o ano 2011 , mas no site das finanças esta lá em falta.

Prescreve?? Essa deve ser a piada do dia. [:D]

Enquanto não o pagares vai estar sempre em dívida. Se o pagares entretanto a multa é de 15€... se deixares andar podes vir a ter uma surpresa desagradável.

Estranho não te terem dito nada. Mas é como a Mrs.X diz. Prescrever não prescreve e quanto mais tempo passar, maior será a coima. Além de que passa a dívida fiscal e qualquer reembolso de IRS que possas vir a ter, fica congelado até liquidares o imposto.

E entretanto, fui verificar a minha situação e não é que um Corsa, que comprei a 27 de Dezembro de 2012, cujo antigo proprietário (uma financeira) não pagou o IUC e agora aparece em meu nome e com o IUC de 2011 por liquidar. Lá vou eu ter de me chatear com o stand para liquidarem aquilo... Sempre são 123 euros mais os 15 da coima...

E entretanto, fui verificar a minha situação e não é que um Corsa, que comprei a 27 de Dezembro de 2012, cujo antigo proprietário (uma financeira) não pagou o IUC e agora aparece em meu nome e com o IUC de 2011 por liquidar. Lá vou eu ter de me chatear com o stand para liquidarem aquilo... Sempre são 123 euros mais os 15 da coima...

compraste esse carro daqui a 9 meses?[:p]

O proprietário era mesmo uma financeira? Era um leasing ou um ALD/renting?

Se até homicidio prescreve um não pagamento do IUC tb, creio que ao fim de 4 anos.

A dívida caduca, salvo erro, ao fim de 4 anos. Se nesse prazo não houver notificação para pagamento, caduca. No entanto, caso haja notificação, prescreve ao fim de 8 anos.

O problema é que entretanto, as finanças não estão paradas, e há lugar a penhoras ou até retenção de IRS a receber, p. ex.

Por isso esperar pela prescrição, é um erro, pois o mais provável é ter um rol de problemas por causa disso.

Mas as finanças andavam muito atentas a pagamentos em atraso e até pagamentos do IUC com dias de atraso, como foi o meu caso relativo a 2008.

penso que são 5

Lei Geral Tributária

Caducidade do direito de liquidação

Artigo 45.º
Caducidade do direito à liquidação

1 - O direito de liquidar os tributos caduca se a liquidação não for validamente notificada ao contribuinte no prazo de quatro anos, quando a lei não fixar outro.

A responsabilidade neste momento, é minha porque o carro está em meu nome AGORA e com o IUC por pagar. Mas já falei com o stand. Vou liquidar eu JÁ para não ter problemas, enviar o comprovativo para eles e o NIB para me transferirem os euros. Vou é directamente às finanças, para pagar já os 15 euros e ser ressarcido desse valor também.

A responsabilidade neste momento, é minha porque o carro está em meu nome AGORA e com o IUC por pagar. Mas já falei com o stand. Vou liquidar eu JÁ para não ter problemas, enviar o comprovativo para eles e o NIB para me transferirem os euros. Vou é directamente às finanças, para pagar já os 15 euros e ser ressarcido desse valor também.

Ah ainda por cima houve stand metido pelo meio? Stand esse que não exigiu comprovativo do pagamento do IUC quando recebeu o carro? Bom... tu também erraste ao não exigir comprovativo do IUC, mas pronto... o stand que se responsabilize e que depois exerça o direito de regresso sobre o antigo proprietário.

O vendedor é meu amigo e já vende carros ao meu pai há montes de anos. Foi um Corsa de 2010 para desenrascar a minha mãe que teve um acidente e partiram-lhe a 207 SW toda sem recuperação.
O carro era do stand, com leasing pois não são do grupo do importador e para não o terem de pagar todo duma vez, fizeram leasing. Por isso é que eu vou "adiantar" os euros do IUC, ele paga-me e depois orientem-se uns com os outros.

Voltar
Superior