Dúvida electricidade

Ilyushin

Banido
Pode parecer uma pergunta estúpida, mas eu não sei a resposta [:cool:]:

- Uma fonte de alimentação de um computador que diz ser de 500W, está a consumir SEMPRE 500W quando está ligada, ou esse é o valor máximo que ela pode consumir em função do que têm a correr nesse momento? Existe alguma forma de saber, por software ou hardware, a quantidade de energia que está a ser gasta em um determinado momento?

Obrigado

Numa fonte de alimentação de um computador é a potência e o consumo máximo.

Para medir o consumo o mais barato penso que seja um amperímetro.

Antes que ligues o amperímetro nas ligações do voltímetro e queimes a fonte do PC... desliga tudo o que seja electricidade em casa menos o PC e vai à escada ver o contador.

Mas essa é a potência máxima, como já disseram...

O mais seguro será teres uma pinça amperimétrica... que não tens senão não farias essa pergunta. Nem a vais comprar porque fica mais cara que o consumo do PC durante um ano.

O mais seguro será teres uma pinça amperimétrica... que não tens senão não farias essa pergunta. Nem a vais comprar porque fica mais cara que o consumo do PC durante um ano.

Calma, é mais fácil. O Lidl de vez em quando vende disto, para aí por uns dez euros:

Energie-Messgerät bei Lidl online kaufen für 9,99 Euro

Enfia-se na tomada, liga-se o aparelho, vê-se quanto consome.

Em inglês, o nome mais conhecido é Kill-A-Watt, e.g. P3 - Kill A Watt

Deve ser facil de comprar em ebay/amazon/etc

Pode parecer uma pergunta estúpida, mas eu não sei a resposta [:cool:]:

- Uma fonte de alimentação de um computador que diz ser de 500W, está a consumir SEMPRE 500W quando está ligada, ou esse é o valor máximo que ela pode consumir em função do que têm a correr nesse momento? Existe alguma forma de saber, por software ou hardware, a quantidade de energia que está a ser gasta em um determinado momento?

Obrigado

Não, é apenas o valor máximo ( as vezes nem isso )

Os watts nas fontes são como os megapixeis nas cameras. É um numero para "inglês ver"

não sei porque mas este topico faz me recordar um amigo que tinha um laguna ia para o trabalho nele mas dizia que gastava bastante em combustivel , decidiu comprar uma moto para poupar em combustivel .... ok. poupou , mas tambem agora vai gastar 2 seguros, 2 revisões , e selos, e ainda o preço que gastou na compra da mota.

Comprar coisas para medir o consumo , seja qual for o resultado o que deve ser irrisório, não vais deixar de usar o pc.

Afinal para que serve o dinheiro ? é para gastar não é !! naõ vale a pena fazer tantas contas a vida.

Obrigado a todos pelas respostas. Eu tenho uma fonte XPTO de 550W penso eu, da Antec, mas o meu PC nem é nada de especial. Não jogo portanto a gráfica é banal e o resto dos componentes também são apenas voltados para trabalho. Mas como por vezes deixo o PC ligado à noite a sacar coisas, comecei a fazer contas e concluí que se fossem os tais 550W sempre a consumir, eu seria um cliente VIP da EDP em pouco tempo. [:D] Vou ver se compro esse tal aparelho do LIDL que sugeriram, vai dar jeito para medir também outras coisas.

Por que é que um hipertenso compra um aparelho para medir a tensão?
Já sabe que mais cedo ou mais tarde vai morrer com um AVC...

Saludos

lol nem sempre. Um hipertenso com as tensões controladas pode perfeitamente viver 90 ou 100 anos [:D] Aliás tenho uma tia que era hipertensa e faleceu recentemente com 97

Se a fonte é de 550 W, quer dizer que o máximo que debita são 550W. Mas para debitar 550 W consome mais do que isso.

Se comprares um aparelho de medição para intercalar na tomada, como o do Lidl (a worten também tem, mas são vinte e tal euros), podes fazer alguns testes como ver quanto consome durante uma noite inteira ou ver o consumo máximo. Podes pesquisar uma aplicação (googla prime95) que te põe o computador a consumir o máximo e mede quanto é que é isso.

Se a fonte é de 550w não pode consumir mais que isso.
São 2,4A mais o menos que ela debita.

Portanto tudo que esta no computador é alimentado por esses 2,4A.
Mais que isso pode queimar a fonte ou ela aninha e desligasse.

É preciso ter cuidado com amperímetros, porque esses baratos não são contra "nabos" e estouram se utilizarem mal!

Viva,

Eu tenho um problema. A minha casa é antiga e quero substituir o interruptor da luz da escada. Este interruptor antigo é alimentado por 2 fios Fase/Neutro, e tem uma pequena luz que se desliga ao ligar a luz da escada. Repito, na parede só há 2 fios.

IMG_0130_zpsffc8644c.jpg

Já comprei um interrueptor Legrand simples luminoso mas não funciona, apenas acciona a luz da escada. Como o interruptor tem 3 entradas (F/N/T), ligando à outra entrada então acciona apenas o pequena lâmpada luminosa. Resumindo, ou funciona o circuito da luz escada ou funciona o circuito da pequena lâmpada sinalização.

E esta hein?? Não sei o que fazer :(

Mete um shunt entre as duas saidas e ligas a saída da lâmpada juntamente com um deles.

Visto que ou funciona a luz do interruptor ou das escadas.

Esse interruptor provavelmente necessita do neutro para ligar a lâmpada.
O que tem ai na caixa de aparelhagem é uma fase e um retorno.
Experimente com um multimetro nos dois fios.

cumps

Voltar
Superior