Dúvida Cheque

Ilyushin

Banido
Expliquem por favor uma coisa se puderem:

Se eu depositar um cheque hoje, num banco diferente do emissor, e a pessoa que passou o cheque não tiver lá o dinheiro hoje, mas tiver na segunda, o cheque é pago ou não?

Quando é que o cheque é "compensado"? no próprio dia ou no dia seguinte? Eu tendo depositado o cheque hoje, é suposto o valor aparecer cativo já hoje na conta do gajo que emitiu o cheque?

Obrigado.

Penso que a pessoa terá que ter lá o dinheiro na altura em que a compensação se fizer. Não sei quanto tempo demora actualmente a compensação de um cheque, mas suponho que andará por uns três dias.

Expliquem por favor uma coisa se puderem:

Se eu depositar um cheque hoje, num banco diferente do emissor, e a pessoa que passou o cheque não tiver lá o dinheiro hoje, mas tiver na segunda, o cheque é pago ou não?

Entre bancos diferentes a compensação é feita no dia seguinte:
O depositante deposita o cheque na sua conta no dia n
O cheque fica a pagamento na conta do sacado no dia n+1 e, havendo dinheiro, a conta é debitada nesse dia.
No dia n+2 o banco do depositante é informado pelo banco do sacado se o cheque foi pago ou não.

Eu tendo depositado o cheque hoje, é suposto o valor aparecer cativo já hoje na conta do gajo que emitiu o cheque?
Não.

Entre bancos diferentes a compensação é feita no dia seguinte:
O depositante deposita o cheque na sua conta no dia n
O cheque fica a pagamento na conta do sacado no dia n+1 e, havendo dinheiro, a conta é debitada nesse dia.
No dia n+2 o banco do depositante é informado pelo banco do sacado se o cheque foi pago ou não.

Não.

Obrigado. Então se o gajo não tem lá o dinheiro hoje, mas se depositá-lo na segunda, o cheque será pago, é isso?
É que ele disse que na segunda ia depositar o $$$ para pagar o cheque, mas eu já meti o cheque ao banco hoje. Portanto, se ele cumprir com o prometido, não deve haver problema, certo?

Se for de valor inferior a 150€ terás sempre boa cobrança!

Acima deste montante, mesmo sem provisão na conta, o banco pode decidir (por se tratar de um cliente bom) pagar na mesma.

Voltar
Superior