Domótica X10

Certo, mas imaginemos que eu queria mesmo controlar por exemplo 4 tomadas (claro que se desse a opção de ligar, ligavam as 4.). aí podia colocar um destes actuadores, e não precisava do aparelho em cada uma dessas 4 tomadas, é isso?

Sim é correcto, desde que as tomadas a controlar estejam todas no mesmo circuito.

Se quiser controlar tomada a tomada, então a melhor solução será colocar um destes aparelhos em cada tomada individualmente.

Mas não existem aparelhos exteriores de encastrar na parede, substtuindo assim a tomada "normal" que temos em casa? É que isto em todas as tomadas é um granda mamaracho...[:vm)]

Nesse caso podes tentar colocar este micro-actuador:

X10_Home_Automation_Dimmer_Appliance_Micro_Module.jpg

é pequeno o suficiente para tentares colocar atrás de uma tomada ou caixa de derivação, permitindo o controlo de várias tomadas em simultâneo.

Estou a ver...

E em termos do funcionamento do X10 é isto, não é?!

Ou seja, tenho de ter os actuadores onde vou ligar os aparelhos que quero controlar e depois tenho de ter um controlador, que pode ir de um simples botão on/off até uma central de GSM/Wireless/Telecomando/Etc, para controlar o actuador.

É assim?

Estou a ver...

E em termos do funcionamento do X10 é isto, não é?!

Ou seja, tenho de ter os actuadores onde vou ligar os aparelhos que quero controlar e depois tenho de ter um controlador, que pode ir de um simples botão on/off até uma central de GSM/Wireless/Telecomando/Etc, para controlar o actuador.

É assim?

Sim, podes ter uma consola central que define os horários ou um simples interrupotor que envia os sinais X10 através da rede eléctrica (ou sem fios, caso suporte), permitindo desta forma controlares os diferentes módulos.

Em casa tenho uma consola central que além de servir de alarme, permite actuar como sistema de domótica, recebendo de diferentes sensores e envia comandos para os actuadores.

Por ex, tenho sensores sem fios espalhados pela casa, alguns de movimento, outros por contacto nas portas e janelas. Caso algum seja actuado, o sistema reage ligando o alarme, envia comandos para outro alarme instalado noutro lado da casa e envia uma sms para o meu telemóvel.

Para além de permitir ligar-me remotamente e controlar os diferentes dispositivos (ligar máquina da louça, ligar o aquecimento, luzes, desligar o alarme) e inclusivamente escutar o que se passa em caso de alarme na residência.

Mas também permite simular presença, ligando e desligando aleatoriamente luzes ou persianas, simulando presença humana em casa e iludindo "amigos" do alheio.

Era +/- esse sistema que eu queria, precisamente, exceptuando a questão dos sensores de movimento (para já).

Para já o que queria era ter um sistema que me permitisse contorlar algumas tomadas (aqui englobo alguns electrodomésticos), algumas luzes da casa e o AC, através do Pc (sem web, ou seja, do Pc de casa definido macros e formas de actuar sempre iguais) e via SMS (via WEB tenho algumas dúvidas...:confused:).

O sistema de alarme com os sensores iria dpeois montando à medida das possibilidades. Julgo que uma das vantagens do X10 é mesmo esta de poder ir-se acrescentando mósulos, não é assim?

Isto será coisa para custar +/- quanto? (sem a parte do alarme).

Era +/- esse sistema que eu queria, precisamente, exceptuando a questão dos sensores de movimento (para já).

Para já o que queria era ter um sistema que me permitisse contorlar algumas tomadas (aqui englobo alguns electrodomésticos), algumas luzes da casa e o AC, através do Pc (sem web, ou seja, do Pc de casa definido macros e formas de actuar sempre iguais) e via SMS (via WEB tenho algumas dúvidas...:confused:).

O sistema de alarme com os sensores iria dpeois montando à medida das possibilidades. Julgo que uma das vantagens do X10 é mesmo esta de poder ir-se acrescentando mósulos, não é assim?

Isto será coisa para custar +/- quanto? (sem a parte do alarme).

Tens PM (Para te responder tens de libertar a caixa de mesnagens, tens a quota no máximo).

Última edição:
Reavivando o tópico.

Existem no mercado aparelhos de ar condicionado controláveis por smartphone via net? (preferência android)

Que sistema aftermarket usar para controlar outros equipamentos em casa com o android?

Voltando à carga...

Que sistemas de domótica serão mais simples de usar para alarme e controlo simples de estores, iluminação e pouco mais?

Voltando à carga...

Que sistemas de domótica serão mais simples de usar para alarme e controlo simples de estores, iluminação e pouco mais?

Desenterrando o tópico..

Comprei uma casa com estores eléctricos no rés do chão. Estores com interruptores físicos para subir e descer.
Além disso tenho aquecedores pela casa. Alguns com fio piloto e outros sem.
Dentro de um orçamento low cost, e tendo em conta que as paredes são de tijolo por isso não dá muito jeito aumentar as caixas dos interruptores, o que me aconselham para poder controlar os estores e os aquecedores por wifi? Estando dentro de casa ou à distancia?
Pensei em módulos wifi da sonoff (para os estores metidos na caixa dos estores se possível) e depois controlo tudo com o que? Um Raspberry? Outra sugestão?

Domótica X10

No caso do iOS, tens de ter um iPad ou TV para servir de hub para o exterior.

Qualquer acessório com HomeKit vai funcionar automaticamente, sem configurações manhosas.

Voltar
Superior