DICIONÁRIO Do Fórum (Termos Técnicos)

Echos

New member
Há certos termos técnicos e estrangeirismos sobre várias áreas que nem um dicionário ou o Wikipédia nos podem ajudar!

Como tal decidi criar este tópico para que, quando não saibamos o significado de alguma palavra, colocarmos neste dicionário dinâmico (com a ajuda de todos poderá vir a ser muito útil) [;)]

Começo eu, o que significa: :confused:

1- Common Rail

2- Geometria variável e fixa

Há certos termos técnicos e estrangeirismos sobre várias áreas que nem um dicionário ou o Wikipédia nos podem ajudar!

Como tal decidi criar este tópico para que, quando não saibamos o significado de alguma palavra, colocarmos neste dicionário dinâmico (com a ajuda de todos poderá vir a ser muito útil) [;)]

1- Common Rail

1-É um sistema de injecção que utiliza uma rampa comum para fazer a distribuição a alta pressão do combustível para os injectores.

2- (Turbo) de Geometria variavel e fixa, como o seu nome indica, são dois tipos de Turbos onde no primeiro as pás do turbo variam de tamanho consoante a necessidade do acelerador (depois de variados cálculos feitos pela MAF e centralina) e o de fixa, apenas funciona com uma geometria fixa.
Isto veio ajudar a resolver em parte o Turbo Lag ou a necessidade de "Bang bang" (nada viável por ser bastante agressivo para o turbo sendo usado apenas em competição) nos carros (então se aliado a uma Waste Gate melhor ainda).

Espero ter ajudado![;)]

PS:Aos moralistas e espertinhos, não sou engenheiro mecânico, se me enganei peço desculpa por tal[:D][:D]

1-É um sistema de injecção que utiliza uma rampa comum para fazer a distribuição a alta pressão do combustível para os injectores.

2- (Turbo) de Geometria variavel e fixa, como o seu nome indica, são dois tipos de Turbos onde no primeiro as pás do turbo variam de tamanho consoante a necessidade do acelerador (depois de variados cálculos feitos pela MAF e centralina) e o de fixa, apenas funciona com uma geometria fixa.
Isto veio ajudar a resolver em parte o Turbo Lag ou a necessidade de "Bang bang" (nada viável por ser bastante agressivo para o turbo sendo usado apenas em competição) nos carros (então se aliado a uma Waste Gate melhor ainda).

Espero ter ajudado![;)]

PS:Aos moralistas e espertinhos, não sou engenheiro mecânico, se me enganei peço desculpa por tal[:D][:D]

Só uma pequena correcção.As pás do turbo não aumentam de tamanho.O ângulo delas é que se altera de modo à pressão proporcionada ser a ideal,no maior espectro possível de rotações.

Espero ter ajudado![;)]

Também não domino muito mecânica, só a electronica [:D] mas acho que é isso, excpepto a questão das pás do turbo, que o mELIANTE já corrigiu correctamente.Só acrescento aí o facto de, ao haver geometria variável, haver um sensor de pressão atmosférica a entrar nos cálculos da unidade de comando. [;)]

Já agora incluam tb o que é a MAF, LSD (1,1.5 2) e o que faz - pq reparei ali no topico do novo CTR que ha pessoal que prefere mais cavalos do que um LSD [8b]. [:D]

MAF - Medidor de massa de ar. Sei que os carros a Diesel com turbo têm-no e que ele tem influência no rendimento do carro

LSD não sei

MAF - Medidor de massa de ar. Sei que os carros a Diesel com turbo têm-no e que ele tem influência no rendimento do carro

LSD não sei

Não são só os diesel.A probabilidade de um qualquer carro,desde que tenha injecção controlada electronicamente,ter MAF é elevada.No entanto há carros que em vez de ter MAF têm MAP que mede a pressão do ar nos colectores de admissão.

LSD é limited slip differential...

Certo.O que isto faz é essencialmente o contrário de um diferencial comum.Em vez de transferir o binário para a roda que tem menos aderência,transfere-o para a roda que tem mais.

Vi uma moradia que no seu descritivo diz que tem:

Mansarda ?? (o que é isso?)

Mansarda, em arquitectura, é a janela disposta sobre o telhado de um edifício para iluminar e ventilar seu desvão e, por extensão, o próprio desvão, que pode ser usado como mais um cômodo de uma casa.

O termo mansarda tem origem no nome do arquitecto parisiense François Mansart (1598-1666), que, contrariamente ao senso comum, não inventou este elemento arquitectónico, mas o popularizou inspirando-se em obras italianas anteriores. Seu sobrinho-neto, Jules Hardouin Mansart, deu prestígio à mansarda ao utilizá-la na construção do Palácio de Versalhes.

in Wikipedia

No fundo, sao aquelas janelas que "saem" um pouco dos tectos inclinados.

1- Common Rail

Não sei se poderá ser considerado Repost.

LÉXICO de Termos Automóveis ( mais correctos )

[;)]

Tenho umas dúvidas económicas...

o que são so futuros?(eu sei mais ou menos queria era que alguém me explicasse exactamente [:D])
o que são os CFDs?
o que é o Forex?

Tenho umas dúvidas económicas...

o que são so futuros?(eu sei mais ou menos queria era que alguém me explicasse exactamente [:D])
o que são os CFDs?
o que é o Forex?

Economia é a minha área! [;)]

Fazes perguntas algo complicadas e de grande profundidade mas aqui vai:

CFDs - São uma espécie de base financeira para negociar Acções. Tem muitas contrapartidas e aconselho uma maior pesquisa sobre o assunto. Mas a taxa de juros é menor e poderá ser uma mais valia

Forex - Foreign Exchange. É o mercado das divisas e dos câmbios. Fundamentalmente por pares ou crosses como o Euro e o Dolar. Este tipo de cambio é medido em tempo real como que uma cotação dinámica.

Futuros - Foi criado para dar cobertura de riscos à especulação, por exemplo. É uma espécie de contrato que estabele obrigações de compra e venda de divisas, mercadorias e activos.

Alavancagem - investir com dinheiro emprestado pelo corretor, tem a vantagem que os ganhos são ampliados mas tem a desvantagem que as perdas também, 4x de alavancagem significa que se investe 5000€ por exemplo com 15 000 do corretor e 10% de ganhos equivalem a 40 reais mas 10% de perdas equivalem a 40% de perdas reais, deve-se usar quando o mercado está favorável.

Voltar
Superior