Despedimento - falsas declarações

Depende de como pegarem na coisa e parece-me (não sou advogado) que podem pegar de duas maneiras, pelo prejuízo causado e pela falta de boa fé, e para isso as coisas evocadas tem que ser mostradas, se evocarem uma coisa no despedimento e não a demonstrarem, ou demonstrarem outra coisa diferente o despedimento é ilegal.

Depende como as coisas forem tratadas.

Se disser que tem habilitações que não tem mentiu
Se disser que tem apenas o 12º ano quando tem uma licenciatura mentiu

Se não colocar no CV e na entrevista não se falar no assunto OmitiuEle não disse, mas também ninguém perguntou.

Se não colocar no CV e na entrevista não se falar no assunto OmitiuEle não disse, mas também ninguém perguntou.

Se eu disser que tenho o 9º ano estou a mentir?:confused: Ou a omitir? É que no segundo caso que apresentas, a linha é ténue.

Se não colocar no CV e na entrevista não se falar no assunto Omitiu Ele não disse, mas também ninguém perguntou.

Isso é muito "bonito", mas irrelevante.
A proibição de mentir e omitir não existe na lei do trabalho, tal como não existe a obrigação de dizer a verdade.
Mas é-se obrigado por lei, com todas as letras, a agir de boa fé.
Só há definição legal de boa fé em alguns casos, não há na lei laboral (pelo menos que eu saiba), mas parece-me difícil que "torcer" a verdade possa ser incluído em qualquer definição de agir de boa fé.

Depende de como pegarem na coisa e parece-me (não sou advogado) que podem pegar de duas maneiras, pelo prejuízo causado e pela falta de boa fé, e para isso as coisas evocadas tem que ser mostradas, se evocarem uma coisa no despedimento e não a demonstrarem, ou demonstrarem outra coisa diferente o despedimento é ilegal.

Os processos de despedimento são muito complicados para as empresas, mesmo quando o trabalhador cometa erros com prejuízo para a empresa.

Um candidato a um posto de trabalho, por exemplo licenciado, que numa entrevista para um posto de trabalho não tão qualificado, omita as suas reais habilitações para conseguir ficar com o emprego, não me parece que esteja a agir de má fé. Está a mentir, claro, mas mentir não é automaticamente sinónimo de má fé.

Da mesma forma que eu posso dizer que tenho 18 anos... :D

O que não falta é pessoal a declarar ser mais novo do que aquilo que realmente é, principalmente quando as empresas procuram candidato "até x anos".
Conheço casos de pessoas que mentiram forte para, pelo menos, terem hipóteses de chegarem às entrevistas e acabaram por ficar com os lugares (com a empresa a acabar por conhecer a verdadeira idade, às vezes com variações de >=10 anos).

E o que mais importa, prejudicou ou falhou na sua função por ter habilitações a mais ou a menos ?
Claro que mentir por si só é má fé.

Há muito o "estigma" que um licenciado não pode fazer isto ou aquilo (desmotiva e tal)
Da mesma maneira que se requerer esta ou aquela formação, para cargos que não têm nada a ver com o que o sujeito estudou... mas isso é outra história.

Voltar
Superior