Defender 90

budapeste

New member
Amigos, o Defender e o Discovery 300, ambos tem bloqueio central (à caixa), e quando ligado bloqueia 50% à frente e outros 50% atrás, certo ?
A minha dúvida é, quando equipado com bloqueio ARB ou outro, seja atrás ou à frente, o que acontece ao bloqueio central de origem se o ligarmos? Continua a bloquear na mesma 50/50 , ou ao instalar o ARB o autoblocante sai fora ?

Cumprimentos :)

O bloqueio central garante que a potencia é entregue de igual forma ao eixo frontal e traseiro.

O bloqueio que colocares nos eixos não interfere em nada do funcionamento do diferencial central.

O bloqueio que colocares só afecta o eixo em questão.
E sim, o ARB desligado funciona como um diferencial aberto. Perdes a função de autoblocante. (Caso o tenhas!)

E claro, só deves ligar o bloqueio traseiro quando tiveres o bloqueio do diferencial central ligado tambem.

E se for instalado o ARB no eixo frontal e traseiro, o que acontece ao bloqueio central de série? Fica sem efeito nao é? e ao ligarmos o ARB já nao tem de estar o central ligado ? penso que seja assim .. :/

Sim, no caso de teres bloqueio em ambos os eixos ligados, o central pode estar desligado, pois a potencia não tem por onde fugir.

No entanto, atenção que os bloqueios alteram bastante o comportamento do carro.
Se já o de trás altera consideravelmente, á frente nem imagino.

Eu instalei no eixo traseiro do meu Vitara, e quando está ligado, nota-se bastante.
No meu caso, o meu não tem diferencial central, pelo que é menos um problema... :)
(No entanto, como não tem diferencial central, tambem não posso andar com 4x4 em pisos com muita aderencia.)

Pois, eu sei que altera porque os meus colegas tem e nota-se bastante, principalmente em subidas acentuadas com piso de terra solta, ele tende-se a fugir, o que o torna perigoso, e bloqueio também à frente é mais perigoso ainda, ainda vai de frente pq nao se pode utilizar a direção xD. Mas então se eu ligar o ARB atrás, antes tenho de ligar o central nao é? para ligar o autoblocante da frente, certo ?

á frente não tens autoblocante... (que eu saiba)

Normalmente, o autoblocante (LSD), costuma ser apenas no eixo traseiro.
Tal como os bloqueios.

Para a frente só mesmo quem não tenha problemas com euros ou para trialeiras...

Mas qual é o teu problema em ligares o diferencial central? [;)]

Porque tenho um colega que comprou um Defender 300 de 1996 este fim de semana passado e trazia já o ARB atrás, e coloquei a dúvida aqui no fórum para ter as certezas. Gosto de ter a opinião de quem percebe do assunto :)

Bom, o Defender tem 3 diferenciais que são independentes entre si. Enquanto que nos diferenciais dianteiro e traseiro bloqueiam-se a distribuição de potencia entre as duas rodas do mesmo eixo, o diferencial central bloqueia a distribuição de potencia entre os dois eixos.

Podes ter todos os diferenciais bloqueáveis (no Defender de série traz apenas o bloqueio do central) e a ordem de bloqueio correcta é sempre a mesma:
1º o central
2º o traseiro
3º o dianteiro

Bloquerares o diferencial traseiro com o central desbloqueado não vais tirar partido nenhum.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Bom, o Defender tem 3 diferenciais que são independentes entre si. Enquanto que nos diferenciais dianteiro e traseiro bloqueiam-se a distribuição de potencia entre as duas rodas do mesmo eixo, o diferencial central bloqueia a distribuição de potencia entre os dois eixos.

Podes ter todos os diferenciais bloqueáveis (no Defender de série traz apenas o bloqueio do central) e a ordem de bloqueio correcta é sempre a mesma:
1º o central
2º o traseiro
3º o dianteiro

Bloquerares o diferencial traseiro com o central desbloqueado não vais tirar partido nenhum.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Para complementar...

Ver anexo 1570

Voltar
Superior