De quem é a culpa?

Dizer e ser são coisas diferentes, provado a historia seria outra.

Sei de um caso em que um colega foi contra um carro que estava a fazer inversão de marcha, provado que ia em excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) arcou com as culpas.

O que o teu colega não conseguiu provar foi de que o outro estava a fazer uma manobra de recurso. É a diferença. [:p]

Mas isto da internet tem a sua piada, se fosse o condutor do autocarro que viesse cá expor a historia dele, era ele o acusado de ser irresponsável e culpado, como não foi...

E se fosse um ligeiro, com ou sem putos lá dentro, qual era a diferença, MESMO ? Nenhuma, apenas o tamanho da viatura.

Acima descrevi um caso que relata como o excesso de velocidade altera a atribuição de 'culpa' num acidente.

De qualquer das formas, vocês esquecem-se que o facto do outro ir em excesso de velocidade não permite que os outros façam manobras em segurança, ficaríamos para sempre parados à espera num Stop ou similar.
Eu também não disse que não tinhas razão, apenas que não concordava ;)

O que o teu colega não conseguiu provar foi de que o outro estava a fazer uma manobra de recurso. É a diferença. [:p]

E se fosse um ligeiro, com ou sem putos lá dentro, qual era a diferença, MESMO ? Nenhuma, apenas o tamanho da viatura.

Toda a situação relatada foi registada pela policia, a manobra perigosa (inversão de marcha) e o excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) a atribuição de culpa foi como relatei, do carro que vinha em excesso de velocidade.

Falei no 'condutor do autocarro' para indicar o outro lado da historia. Para o caso até podia ser uma trotinete, vindo em excesso de velocidade não pode ser ilibado de culpas no caso.

Se levarmos em conta que o que o OP relatou é verdade, o excesso de velocidade da outra viatura é que foi determinante par ao acidente, visto que o mesmo não conseguiu parar em segurança, indo até embater num muro ante de bater no OP.

Trazendo o caso para outra situação, estando parado num Stop, verificando que há condições para avançar, avançar e um carro em excesso de velocidade nos bater, de quem é a culpa?

Quase sempre de quem sai do STOP, mesmo em sede judicial.

A quem atribui a responsabilidade, tão rapidamente, ao user, o que faziam no lugar dele?

Chegam a um local onde existem 4 viaturas, estacionadas, a ocupar a via.
Não verificam ninguém que impeça a realização da manobra e contornam as viaturas.
Quando estão no final da manobra, vamos supor, junto ao último carro a contornar, veem um veículo a aproximar-se e imobilizam.

O que podem fazer mais ou o que fariam diferente?

Se fosse eu, verificava se havia condições de segurança, como sempre, avançava e vindo um veiculo de frente encostava-me o máximo aos caros estacionados e tentava concluir e manobra, havendo acidente, chamava a policia e preenchia a declaração.

Quando estão no final da manobra, vamos supor, junto ao último carro a contornar, veem um veículo a aproximar-se e imobilizam.

Atenção que o CE permite que quem esteja a sair de um "aperto" o possa fazer, isto é, mesmo que o outro veículo tenha prioridade, deverá permitir que o outro termine a manobra.

O que vai determinar a culpa, será o posicionamento dos veículos no auto da polícia. Pese embora o veículo ligeiro tenha duas situações em seu desfavor: contornava um obstáculo; encontrava-se na via contrária ao do seu sentido de circulação.

Se formos ver, a faixa de rodagem estava reduzida, face a viaturas estacionadas.

De qualquer forma o cruzamento de veículos e a impossibilidade de, é regulado no CE partindo do pressuposto que os veículos se imobilizam e então, "decidem" a passagem consoante as regras lá estipuladas (quem tem o obstáculo, quem chegou primeiro, para quem é mais fácil permitir o cruzamento, inclinação da via, tipo de veículo, etc.)

Aqui temos um veículo numa manobra necessário no local e uma viatura que (supostamente) nem consegue imobilizar-se.

A seguir ao último carro, cerca de 30 m existe uma curva para a minha direita seguida de contra curva à esquerda. Por outro lado, o primeiro carro que comecei a ultrapassar, encontra-se a uns 50 metros da curva, o último a 30. Não podia parar o carro e ficar à espera que alguém viesse à qual pedia para ir à outra ponta ver se podia passar. Não consegui fazer marcha atrás, apenas tentei assim que vejo o autocarro vir na minha direção, bater no muro que o mantem dentro da estrada, deu-me tempo para pensar nisso, apenas não tive tempo senão teria evitado a colisão. Consegui foi parar o meu carro logo que vi por cima do muro a parte de cima do autocarro.
Quanto frase, normalmente o autocarro vinha depressa demais, apenas indica que passo todos os dias por este autocarro, porque levo o meu filho à escola todos os dias e por várias vezes acompanhei e cruzei com ele e sei reconhecer quando se anda em excesso de velocidade.
Quanto à parte que "revela inexperiência", já lá vão uns bons anos (25) desde que tenho a carta e assim como a de mota e muitos, muitos kms na estrada, porém pode não querer dizer nada.
Desde o início que apesar de moralmente não sentir culpa pois fui prudente e correto, tive sempre a sensação que a culpa viria a ser minha, mesmo tendo chamado a polícia que fez o auto e me cobrou 70€, haver testemunhas, pois os condutores e passageiros dos carros estacionados estavam junto dos carros e presenciaram tudo, também confirmando que eu já estava imobilizado assim como o assumir da culpa do condutor do autocarro, e isto tudo acaba numa despesa de aproximadamente 7mil e quinhentos euros para o arranjo do meu carro.

Última edição:
Esse tem as costas largas... mas daí a ter culpas neste caso???? a ver pelo que está insinuado nas respostas de todos estes leitores, até que era bom que as culpas fossem dele...

O que deves fazer é participar o acidente à tua companhia de seguros e, ao mesmo tempo, reclamar na companhia do bus.

Se as testemunhas estão mencionadas no Auto de ocorrência, bastará apresentar esse elemento, caso contrário deves informar o nome das várias pessoas que assistiram à ocorrência.
Deves igualmente fazer uma exposição detalhada do sinistro e solicitar a peritagem à viatura (se ainda não foi feito), aguardando o resultado.

Provavelmente a resposta quanto à responsabilidade será negativa, será de ponderar os passos seguintes, como verificar que tens a cobertura de defesa jurídica na tua apólice.
Neste caso convém juntares fotografias do local, que permitam ter uma ideia da visibilidade, faixa de rodagem, etc., etc. (idealmente era ter fotos após o acidente, com a posição das viaturas).

(Por curiosidade, as testemunhas confirmam o facto de teres parado e o despiste do bus? Ou o próprio condutor do bus confirma isso? ).

Voltar
Superior