Custo de Lareira

Para além do custo monetário uma lareira tem sempre o custo acessório de dar muito trabalho a limpar e de fazer sempre muita sujidade. Fica sempre cheiro a fumo em casa e as paredes, ao fim de pouco tempo, começam ficar amarelas e a precisar de pintura. Em boa hora acabei com isso.

Vê os modelos desta marca, talvez a melhor em pellets

Ecoforest

Espanhola, produzida e desenvolvida na Galiza. Eu instalei na minha futura casa um modelo de distribuição de ar quente, o Kiev insert. Possui 2 saidas de ar quente e é de 16KW.

Mas tem modelos de 1 só saída de ar quente, perfeitos para instalar em buracos de antigas chaminés.

Vou ver, obrigado

Para além do custo monetário uma lareira tem sempre o custo acessório de dar muito trabalho a limpar e de fazer sempre muita sujidade. Fica sempre cheiro a fumo em casa e as paredes, ao fim de pouco tempo, começam ficar amarelas e a precisar de pintura. Em boa hora acabei com isso.
Por acaso não. Mesmo.
É a lareira ser bem construída que nada disso acontece.

Não assustem o rapaz!

Eu estou a reconstruir um casa. Coloquei chaminé, recuperador a lenha, uma estrutura em pladur próprio para a lareira, e tudo montado, e custou tudo, no total, cerca de 1100€ já com mão de obra (1 dia de trabalho). Eu ate tinha estrutura já preparada (outra chaminé e uma lareira antiga naquele lugar), mas saiu mais barato deitar tudo a baixo do que aproveitar o que lá estava.

Foi das melhores decisões que tomei. Uma lareira dá um conforto á casa fenomenal, mas, atenção, as lareiras a lenha criam pó com fartura...

Não assustem o rapaz!

Eu estou a reconstruir um casa. Coloquei chaminé, recuperador a lenha, uma estrutura em pladur próprio para a lareira, e tudo montado, e custou tudo, no total, cerca de 1100€ já com mão de obra (1 dia de trabalho). Eu ate tinha estrutura já preparada (outra chaminé e uma lareira antiga naquele lugar), mas saiu mais barato deitar tudo a baixo do que aproveitar o que lá estava.

Foi das melhores decisões que tomei. Uma lareira dá um conforto á casa fenomenal, mas, atenção, as lareiras a lenha criam pó com fartura...

O teu preço já incluí o recuperador de calor, ou foi só para a estrutura preparada para o mesmo?

Ele diz que já incluí o recuperador (a lenha) e está dentro do preço que referi no post #4, cerca de um terço do valor da compra/instalação de um recuperador a pellets.
Podes também desmanchar a estrutura da lareira e meter uma salamandra a pellets como a da imagem que coloquei no outro post. Fica no mínimo 1000€ mais barato que o recuperador a pellets.

Última edição:

vivi numa casa que aconteceu isso, tinha umas coisas nos quartos que vinham da lareira, com o tempo ficou tudo amarelo.

Alias é um dos motivos que tenho a chaminé e a estrutura da lareira e nao tenho lá nada...[:D] até porque acho que a lareira faz muita poluição, no entanto já pensei no lugar meter é uma lareira eletrica [:cool:], e nao ter de comprar lenha e andar a limpar aquilo.

Esteticamente parece uma lareira[:D]

https://www.leroymerlin.pt/Produtos...MIrcGojtiv7gIVh57tCh2VjgqoEAQYASABEgIq0PD_BwE

vivi numa casa que aconteceu isso, tinha umas coisas nos quartos que vinham da lareira, com o tempo ficou tudo amarelo.

Alias é um dos motivos que tenho a chaminé e a estrutura da lareira e nao tenho lá nada...[:D] até porque acho que a lareira faz muita poluição, no entanto já pensei no lugar meter é uma lareira eletrica [:cool:], e nao ter de comprar lenha e andar a limpar aquilo.

Esteticamente parece uma lareira[:D]

https://www.leroymerlin.pt/Produtos...MIrcGojtiv7gIVh57tCh2VjgqoEAQYASABEgIq0PD_BwE

Essas opções são boas para volumes pequenos, basicamente um termoventilador com ecrã [:D].

Quando remodelámos a casa, eu queria mandar a salamandra "de vela", mas a minha mulher fez finca-pé. Corrigiu-se a exaustão, que consistia num tubo horizontal que atravessava a despensa e parede exterior, e depois um tubo vertical exterior com mais de 7 m de altura. Engenharia tuga ao mais alto nível :sh)

Hoje reconheço que ela tinha razão, e por 850€ ficámos com uma solução muito mais eficiente. Até porque lenha tenho eu de borla. [:D]

A minha salamandra está num compartimento com cerca de 160 m3 de volume

Então quer dizer que recuperador a lenha é mais barato que recuperador a pellets ?
Isto é, o de pellets vale a pena? Aquece melhor?

Tendencialmente sim... ficará mais barato.

Mas como em tudo, dependerá dos recuperadores e recuperadores... mas digamos que em paridade de "potência"... sim.

Quanto à questão de pellets... cado um saberá...

Por exemplo e para quem tenha lenha... justificará a lenha... para outros e mesmo tendo lenha, pela comodidade dos sacos a pellets e menor espaço ocupado, irão preferir estas últimas...

Tendencialmente sim... ficará mais barato.

Mas como em tudo, dependerá dos recuperadores e recuperadores... mas digamos que em paridade de "potência"... sim.

Quanto à questão de pellets... cado um saberá...

Por exemplo e para quem tenha lenha... justificará a lenha... para outros e mesmo tendo lenha, pela comodidade dos sacos a pellets e menor espaço ocupado, irão preferir estas últimas...

Sim, os pellets são bastante mais limpos de armazenar e utilizar. Ideais para quem não quer ou não tem um sitio onde possa arrumar grandes quantidades de lenha.

Nao tenho também noção da diferença no custo por tonelada, porque a lenha, mesmo à tonelada, tem um preço muito superior nas grandes cidades.

Sim, os pellets são bastante mais limpos de armazenar e utilizar. Ideais para quem não quer ou não tem um sitio onde possa arrumar grandes quantidades de lenha.

Nao tenho também noção da diferença no custo por tonelada, porque a lenha, mesmo à tonelada, tem um preço muito superior nas grandes cidades.

Sim, claro que isso do custo tem um valor claro está...

Tanto mais se for a comprar aqueles sacos de lenha nas superfícies comerciais... que custam uma fortuna.

Então quer dizer que recuperador a lenha é mais barato que recuperador a pellets ?
Isto é, o de pellets vale a pena? Aquece melhor?

A diferença de aquecimento entre lenha e pellets, equipamentos com a mesma potÊncia não é nenhuma.

Mas o facto de ser mais limpo, mais fácil e até programável, torna as pellets bem mais fácil de utilizar.

A lenha, o recuperador é mais barato.

Voltar
Superior