criar lampada de 12v

pjpereira

New member
caros users ,
quero fazer uma lampada de leds para o meu carro ...
é aquela lampada que acende quando abrimos a porta ....

queria fazer uma lampada com 16 leds brancos de alto brilho ...
como não sou nada bom em contas , matematica , calculos , estava a pensar fazer a ligação dos leds em paralelo ...
cada led levaria uma resitencia ou de 470 ou 480 ...
o que acham ? dá ?
já alguem fez ?

obrigado a todos

Nunca fiz mas há fóruns específicos das marcas que têm descrições de malta que fez isso. Vi um no do Golf.
Hoje em dia já não vale a pena porque o preço de uma lâmpada dessas já feita é bastante reduzido.

acredito amigo , mas gostava de ser eu a fazer , gostava de aprender , é diferente quando somos nós a fazer ...
pode ser que mais alguem aqui possa ajudar ...

obrigado a mesma

É mais fácil colocar os LED em série, desde que o número de LED não comprometa a tensão necessária em cada um. Por exemplo, se os teus LED precisarem de 1,5 V , podes colocar até 12 / 1,5 = 8 LED em série.

Mas convém colocar na mesma uma resistência que limite a corrente, por exemplo de 100 ohm neste caso.

amigo os leds que vou comprar são estes :

refª RF-WW05C3SWQ4-N1
diâmetro 5mm
luminosidade 18.000 mcd
longitude de onda 5500k-7000k
ângulo 25º
corrente de alimentação 20 mA
tensão de alimentação 3,2~4,0 VDC

se puderes ajudar nem sabes como fico bastante grato ,

obrigado

amigo os leds que vou comprar são estes :

refª RF-WW05C3SWQ4-N1
diâmetro 5mm
luminosidade 18.000 mcd
longitude de onda 5500k-7000k
ângulo 25º
corrente de alimentação 20 mA
tensão de alimentação 3,2~4,0 VDC

se puderes ajudar nem sabes como fico bastante grato ,

obrigado

Então, fazes conjuntos de 3 LED em série, com uma resistência de 75 ohm também em série. ( r= (12V-3*3,5V)/0,02A ). Se quiseres aumentar o brilho, basta diminuir o valor da resistência...

Depois podes fazer n conjuntos destes, em paralelo.

amigo obrigado pela sua dica ...
mas a solução não serve por duas razões :

1º a peça em si não serve para o que quero
2º e mais importante ainda quero ser eu a fazer , pois a fazer , e ter a informação do valor de casa resistencia , isso vai permitir que eu faça não só esta lampada bem como outros trabalhos ...
e eu gostava muito de ser eu a fazer ...

Então, fazes conjuntos de 3 LED em série, com uma resistência de 75 ohm também em série. ( r= (12V-3*3,5V)/0,02A ). Se quiseres aumentar o brilho, basta diminuir o valor da resistência...

Depois podes fazer n conjuntos destes, em paralelo.

eu nas minhas pesquisas na net , tenho visto que para ligar um led uma resistencia de 470 ou 480 dá ....
logo se eu ligar led a led ou seja led + resistencia dará ?

se não tiver mais ajuda se calhar vou fazer varios em serie conforme disse 3 leds em serie com uma resistencia de 75 ohm

eu nas minhas pesquisas na net , tenho visto que para ligar um led uma resistencia de 470 ou 480 dá ....
logo se eu ligar led a led ou seja led + resistencia dará ?
Sim, claro que funciona, mas estarias a complicar. Faz como te disse que usas menos resistências e o resultado final é o mesmo.

amigo a ligação em serie só para dissipar duvidas vem o + ligo a uma das pernas da resistencia na outra perna da resistencia vou ligar à perna maior do led que é o positivo do led a perna do menos desse mesmo led vou ligar ao mais do outro led até que no 3 led na perna mais pequena vou ligar o menos ...
é assim , não é ?

amigo a ligação em serie só para dissipar duvidas vem o + ligo a uma das pernas da resistencia na outra perna da resistencia vou ligar à perna maior do led que é o positivo do led a perna do menos desse mesmo led vou ligar ao mais do outro led até que no 3 led na perna mais pequena vou ligar o menos ...
é assim , não é ?
Sim, é isso mesmo.

Voltar
Superior