Como por wireless a funcionar em toda a casa?

Nuno156: Isso é muita areia para a minha camioneta :)

Não necessitas de usar aquilo para configurar o ROUTER.

Normalmente os ROUTERS permitem definir a configuração através de um interface
WEB. Ou seja, usas o BROWSER como se estivesses a aceder a uma página WEB
para configurar o ROUTER. Normalmente este é o meio de configuração usado para
as configurações básicas que os utilizadores comuns necessitam em casa.

Para configurações mais sérias o interface WEB pode não ser suficiente (normalmente
não permitem aceder a configurações mais avançadas via BROWSER), e para isso
existe um outro meio de configuração através de um terminal (TELNET, SSH, ou
mesmo com ligação física dedicada) que dá pelo nome de CLI (Command Line
Interface). Aqui escrevem-se comandos de configuração, ou usa-se um sistema
de MENU's (arcaico, em modo de texto).

O que eu estava a referir é um meio de configuração alternativo a estes dois. É
quase como se fosse CLI (avançado), mas permite inspeccionar e alterar toda a
configuração usando um editor de texto, em lugar de usar CLI.

Normalmente eu uso:
- Interface WEB para verificar o funcionamento do ROUTER (se está ligado, com que
largura de banda, que HOSTS estão ligados, LOG's de segurança IDS, etc.)
- CLI para experimentar alterações à configuração
e:
- Edição do ficheiro de configuração para inspeccionar a configuração corrente, e
fazer configurações definitivas

Como dizia o outro, sem dinheiro não há palhaço...
Acho que 100€ num router cisco para a rede que tu descreveste ter em casa é um valor justo.
O speedtouch de 9£ (pensei que estavas a falar dum ALU, não dum chines remarcado) pode fazer o que tu queres e se calhar com desempenho suficiente para o que precisas, mas não me digas que é melhor solução que o Cisco que isso é crime.

Acho que quando se ter fazer uma rede elaborada, com separação de servidores, rede guest e o camandro, ou faz-se como deve ser ou nem vale a pena...

Por outro lado, deve-se escolher os equipamentos tendo em conta o cumprimento dos requisitos e o valor. Se se configura em CLI, em web ou abanando um caniche no ar para mim e para o sistema final cagativo, até gosto de aprender sempre coisas novas :D

Como dizia o outro, sem dinheiro não há palhaço...
Acho que 100€ num router cisco para a rede que tu descreveste ter em casa é um valor justo.
O speedtouch de 9£ (pensei que estavas a falar dum ALU, não dum chines remarcado) pode fazer o que tu queres e se calhar com desempenho suficiente para o que precisas, mas não me digas que é melhor solução que o Cisco que isso é crime.

Acho que quando se ter fazer uma rede elaborada, com separação de servidores, rede guest e o camandro, ou faz-se como deve ser ou nem vale a pena...

Por outro lado, deve-se escolher os equipamentos tendo em conta o cumprimento dos requisitos e o valor. Se se configura em CLI, em web ou abanando um caniche no ar para mim e para o sistema final cagativo, até gosto de aprender sempre coisas novas :D

Se eu estivesse a falar de uma rede empresarial, com muitos servidores, alto
débito, etc., faria sentido investir em ROUTERS profissionais. Para uma rede
com ligação ADSL, meia-dúzia de servidores, etc... não faz sentido.

Um SPEEDTOUCH faz tudo o que é necessário, e com maior facilidade de
configuração, do que um CISCO mais caro.

Para as minhas necessidades, prefiro o ST a um CISCO, mesmo que
custassem o mesmo. É que prefiro mesmo abanar um caniche.
[;)] [:D]

esse cisco é SOHO.... :P
gostaste do abanar o caniche :P

O problema é que as características que tem não valem o preço que pedem em
contexto SOHO. Por isso é que as operadoras não instalam equipamentos CISCO
em instalações SOHO, instalam ALCATEL (THOMSON / TECHNICOLOR).

E, além disso, para ADSL confio mais na ALCATEL:
Bell Labs - Wikipedia, the free encyclopedia
Bell Laboratories (also known as Bell Labs and formerly known as AT&T Bell Laboratories and Bell Telephone Laboratories) is the research and development subsidiary of the French-owned Alcatel-Lucent and previously of the American Telephone & Telegraph Company (AT&T), half-owned through its Western Electric manufacturing subsidiary.
(...)

Já agora aproveitando o tópico,

Tenho um Zon hub que funciona como router wireless mas está no 1o andar e sinto que tenho falta de rede na sala no res do chao.

Tenho um SMCWBR14-G2 encostado de uma configuração antiga que tinha.

Acham que há forma de configurar ese router como bridge de forma a ampliar o sinal em casa?

obrigado

Já agora aproveitando o tópico,

Tenho um Zon hub que funciona como router wireless mas está no 1o andar e sinto que tenho falta de rede na sala no res do chao.

Tenho um SMCWBR14-G2 encostado de uma configuração antiga que tinha.

Acham que há forma de configurar ese router como bridge de forma a ampliar o sinal em casa?

obrigado

Mesmo que o consigas colocar como um repetidor WIFI, onde é que o vais colocar?
É que, se o sinal é fraco do 1º andar para o R/C, se o colocares no R/C também vai
apanhar um sinal fraco do 1º andar (ainda que o teu PC apanhe um sinal forte deste
ROUTER no R/C). Ou seja, não só divide a largura de banda a meio, como a largura
de banda que está a dividir é pequena logo à partida (por ter pouco sinal). Se o
colocares no 1º andar, o mais certo é continuares a ter pouco sinal tanto de um como
do outro ROUTER.

Por isso é que os repetidores WIFI dificilmente são soluções viáveis. O ideal é usar os
PLC para levarem uma boa largura de banda para onde for necessária.

Antigamente os repetidores WIFI faziam sentido porque a largura de banda de ligação
à Internet era usualmente baixa. Actualmente já não fazem tanto sentido, porque podes
acabar com uma largura de banda WIFI inferior à largura de banda que se tem para a
Internet.

Aliás, mesmo as próprias redes WIFI começam a ficar um pouco obsoletas, porque já
começam a surgir bastantes ligações por fibra com larguras de banda superiores às
que o WIFI permite.

Ainda há pouco tempo troquei os meus PLC de 200Mb/s por PLC de 500Mb/s precisamente
porque os 200Mb/s já não eram suficientes para conteúdos FULL HD (PS3 <- NAS). Ou seja,
neste caso WIFI estaria completamente fora de questão. Talvez quando chegar esta:
IEEE 802.11ac - Wikipedia, the free encyclopedia

Portanto, se conseguires passar um cabo do 1º andar para o R/C (ou usando os PLC), seria
o ideal. Aí poderias usar o ROUTER antigo para dar WIFI de 54Mb/s para o R/C. Caso
contrário, o mais certo seria teres uma largura de banda miserável no R/C.

Sobre o assunto wi-fi, eu tenho em minha casa 1 pen da Vodafone ligado ao portátil.

em tempos já tinha visto este equipamento Vodafone Sharing Dock

VDFN_Docking_Station.gif

e dois atrás comprei na worten. Espetáculo. Muito bom mesmo. Até tenho a impressão que está mais rápida a net.

Obrigado Nuno156.

Foste bastante esclarecedor. mas só para tirar a dúvida,, seria possível fazer a bridge com os modelos indicados?

Já agora aconselhas algum PLC em concreto.?
A minha ligação é de 20 mega.. algo com uma boa relação qualidade preço..

Obrigado Nuno156.

Foste bastante esclarecedor. mas só para tirar a dúvida,, seria possível fazer a bridge com os modelos indicados?

Já agora aconselhas algum PLC em concreto.?
A minha ligação é de 20 mega.. algo com uma boa relação qualidade preço..

Sim,deverá ser possível:
Smcwbr14tg Wds (61 Kb) PDF Ebook Download

PLC... um qualquer de pelo menos 200Mb/s... e que tenha pelo menos um porto ethernet de 1Gb/s,
senão nunca passará dos 100Mb/s, mesmo com condições para chegar aos 200Mb/s.

O problema é que as características que tem não valem o preço que pedem em
contexto SOHO. Por isso é que as operadoras não instalam equipamentos CISCO
em instalações SOHO, instalam ALCATEL (THOMSON / TECHNICOLOR).

E, além disso, para ADSL confio mais na ALCATEL:
Bell Labs - Wikipedia, the free encyclopedia

A Meo instala equipamento Cisco em SOHO (As box DVR do Meo Fribra são Cisco).
Isso do ADSL=Alcatel é pro Lulz? Por essa ordem de ideias a Ford faz os melhores carros do mundo.

E pronto, fiasco total. Não consegui sequer aceder ao meu antigo modem/router para o tentar reconfigurar, não responde do IP definido para esse efeito. Tentei com dois computadores diferentes, com resets e tudo o mais que me ocorreu, nada feito.

Sendo assim, vou ver se troco os PLC que comprei por uma versão com WiFi incluído...

Exactamente a minha configuração. Pena os Devolo terem custado os olhos da cara aqui há uns 3 anos. Com este sistema pode-se estender infinitamente uma rede wifi. Basta ter routers velhos. Ainda me sobram 3...
Importante: dar o mesmo ssid a ambos os routers mas colocá-los em diferentes canais.
Então deixa lá ver se eu percebo, eu tenho o router no piso 1 e quero fazer chegar o sinal melhor ao piso 2, basta ter uma coisa dessas(PLC) perto do router1 e no piso dois ligar novo router com o segundo PLC, é isso?

Então deixa lá ver se eu percebo, eu tenho o router no piso 1 e quero fazer chegar o sinal melhor ao piso 2, basta ter uma coisa dessas(PLC) perto do router1 e no piso dois ligar novo router com o segundo PLC, é isso?

Fisicamente, é isso, muito simples. Complicado pode ser configurar tudo de modo a que funcione...

E pronto, fiasco total. Não consegui sequer aceder ao meu antigo modem/router para o tentar reconfigurar, não responde do IP definido para esse efeito. Tentei com dois computadores diferentes, com resets e tudo o mais que me ocorreu, nada feito.

Sendo assim, vou ver se troco os PLC que comprei por uma versão com WiFi incluído...

Então não consegues aceder ao router e a culpa é dos plc? Provavelmente não acedes pq falta configurar o windows para que possas aceder ao ip do router...

Não, eu não disse que a culpa é dos PLC! Nem sequer foram chamados ao caso, liguei o modem/router sobrante directamente ao pc e portátil e não consegui aceder ao menu de configuração através do endereço usual após inúmeras tentativas, resets, mudanças de computador e até uso de comandos estranhos como o ipconfig.

O problema está no modem/router, provavelmente. Ora, sendo assim, é seguramente mais simples e barato trocar os PLC simples por uns com wireless do que comprar um router WiFi e ligá-lo aos PLC que já tinha adquirido.

Talvez sorte...a mim deu-me alguns problemas e a necessidade de fazer umas quantas pesquisas na net, mas tudo acabou em bem. O principal problema foi a configuração do IP do segundo router e a necessidade de desligar o DHCP, o que não me tinha apercebido.

Em relação ao que tinha referido aí atrás acabei por mudar de opinião quando vi ao vivo os PLC com Wifi incluído: são uns tijolos de todo o tamanho, e praticamente o preço duplica em relação a uns PLC simples, o que permite comprar em alternativa um router wifi e ainda sai mais barato.

No post seguinte explico a situação da minha casa, o material comprado e as configurações para que tudo tenha ficado a funcionar bem, pode ser que mais alguém possa tirar proveito para casos análogos.

A situação diz respeito a uma moradia com r/c, 1.º e sótão convertido em sala de estar, onde entra a linha telefónica e se situa o modem/router ADSL (SMC Barricade N).

A distribuição wireless é boa no sótão, naturalmente, é razoável no 1.º andar e fraca no r/c. A ideia era a de reforçar a cobertura wireless no piso inferior. Para levar a rede até ao r/c readquiri 2 PLC da TP-Link, por 65 euros. No sótão liguei um deles ao modem/router SMC por fio, a uma porta LAN. O PLC ficou instalado numa daquelas fichas triplas de chão com várias tomadas, onde estão também ligados os restantes dispositivos (PC fixo, impressora, monitor, o modem/router, etc).

No r/c numa outra sala liguei o segundo PLC também a uma ficha múltipla de chão onde estão ligadas várias outras coisas (TV, box, candeeiros). Um teste com um portátil ligado a este PLC do r/c por fio mostrou que a velocidade de acesso à net é igual á que tenho no sótão (o modem está ligado a 7 mbps, o que dá velocidades máximas um pouco acima dos 700 kB/s).

Na sala do r/c liguei então ao PLC um simpático routerWiFi com 3G (tem porta USB para meter uma pen), também SMC Barricade, um modelo bastante compacto, com uma porta Wan e uma Lan, que custou 35 euros.

Para tudo funcionar correctamente, não foi preciso mexer em nada no modem/router do sótão, apenas configurar o segundo router da sala com as seguintes condições:

- colocá-lo em modo bridge;
- desligar o DHCP;
- configurar a rede wireless da mesma forma que no router do sótão (mesmo SSID, mesma segurança e passaword de acesso), escolhendo apenas um canal diferente e não muito próximo (o router do sótão está no canal 1 e o do r/c ficou no canal 6).
- atribuir ao router do r/c um IP fixo subsequente ao do sótão (por defeito o IP era o mesmo, mantive o do sótão em XXX.XXX.XXX.1 e coloquei o do r/c em XXX.XXX.XXX.2).

E voilá, tudo a funcionar bem como uma única rede, agora tenho o sinal máximo em qualquer ponto da casa e até dá para andar de um lado para o outro com um dispositivo ligado sem ser preciso comutar de rede. Boas ligações! [:D]

Voltar
Superior