Então mas compensa ou não?! Umas colunas Focal, Nakamichi ou Mb Quartz são todas aftermarket...As de origem são melhores que estas?!
Claro que compensa!!!
Se tu tiveres uma cadeia de sinal que comece num leitor de cd's -> amplificador -> colunas, ou o amplificador (neste caso a amplificação incorporada no rádio) é uma desgraça, ou o elo mais fraco é o conjunto colunas/acústica (do carro neste caso).
Um leitor de cd's tem uma frequência de resposta plana e com uma distorção (THD) ridícula, um amplificador integrado de um autorádio já poderá ter uma oscilação na frequência de resposta e introduz certamente mais distorção, mas as colunas são sempre o pior de tudo isto - são as que maior desvio de frequência têm (basta dizer que não tens 1 única no mercado que faça 20-20.000 hz com um desvio de +- 0.5 dB, e também a maior distorção (sendo que distorção é uma medição entre o sinal que "entra" e o que "sai".
Adicionalmente as colunas são extremamente dependentes da acústica, e num automóvel ainda mais.
Só para dar um exemplo, as Boston que tenho no meu velho Civic eram um par de colunas de 300 euros, e comprei-as depois de as ouvir num Corsa. Quando as montei no clio que tinha, tocavam bastante pior, e mesmo no civic sempre foram más.
Podia agora entrar na parte de acústica, infinite baffle (etc), mas em termos práticos:
- Se o teu rádio não é algo muito ranhoso com muitos anos, já terá provavelmente uma amplificação minimamente decente para colocar a maioria das colunas a tocar decentemente. Claro que uma amplificação dedicada e com qualidade é sempre outra coisa, mas os custos nem sempre reflectem o resultado final.
- Tens as marcas generalistas (como a sony, pioneer, blaupunkt, alpine, etc) que por vezes conseguem ter uma relação preço-qualidade bastante boa.
Depois tens marcas como a Boston (não é a minha favorita), ou a Focal (esta já é outra loiça), mas se o carro onde as vais instalar não tiver uma acústica decente (refiro-me a forras de portas e ao isolamento da porta em si), podes não conseguir tirar todo o sumo que elas têm para oferecer (longe disso).
O Sylva falou em muitas marcas porque me parece não ter percebido que se falava em som automóvel, e mesmo que fosse, algumas até já acabaram...
...há uma década pelo menos! [

]
Se a ideia é melhorar o desempenho face as umas colunas que venham no carro, não é nada de muito complicado - porque os fabricantes optam sempre por soluções budget (excepto nas soluções habitualmente extra em que se tem Harman-Kardon, B&W, B&O, Bose, etc).
Umas JBL entry level já são um upgrade significativo a umas colunas stock "convencionais". [

]