circular em modo integral

Gabry

New member
Boas.
Tenho uma duvida que é o seguinte:
Tenho um Suzuki grand-vitara HDI com caixa de transferências e modo 4x2 e 4x4.
Leio muito que o modo 4x4 "altas" só em pisos de terra,neve,lama que esforça a caixa de transferências por bloquear a 50% nos 2 eixos.
Ja li que em muita chuva deve usar o modo "4x4" mesmo em estrada.
Ora, ainda este domingo fui aos Alpes em que chovia imenso e engrenei o modo 4x4 em estrada e o jipe fica muito mais seguro e neutro, não notei qualquer esforço nem reacção estranha e toquei nos 100km/h. Claro que em manobras de inversão de marcha,estacionamento, desligo o 4x4, pois com a direcção muito virada, faz o dito esforço.
Acabei por apanhar um nevão em que a mais valia do 4x4 veio totalmente ão de cima.
Pergunto: faz mesmo mal em estrada aberta com muita chuva circular com 4x4 num jipe como o meu?
Obrigado

Pensando em termos mecânicos, na minha opinião andar com a tracção integral ligada irá sempre forçar mais a mecânica, seja em que piso for, no entanto se temos essa opção devemos usá-la sempre que as condições atmosféricas assim o exijam, eu quando ando em piso molhado, principalmente em estradas sinuosas ou com muito mau tempo, prefiro sempre ligar a tracção,, pode forçar um pouco mais, mas a segurança está primeiro, depois é tudo uma questão de opiniões. [;)]

Os sistemas de tracção integral que não possuem diferencial central para equilibrar as diferenças de aderência entre os dois eixos (como é o caso do Vitara e de tantos outros jipes), necessitam de andar numa superfície que permita às rodas patinar com facilidade, quando com as 4x4 inseridas. Isto porque sem o tal patinar, não vai ser possível ao sistema equilibrar as diferenças de aderência entre os dois eixos, ficando todo o esforço concentrado na caixa de transferência. Quando esse esforço chega a um ponto critico, isto acontece:

vdgJVh.jpg

No meu Vitara JR nunca senti a necessidade de ligar o 4H em alcatrão. Em 2H, mesmo em chuva muito intensa o carro transmite-me sempre muita segurança e nunca me fugiu (sem eu mandar[:D]). É possível que em estradas com gelo (como no seu caso) ou muito escorregadias seja possível obter melhor aderência, mas lembre-se sempre que quando o Vitara está em 4x4, o eixo da frente está directamente ligado ao traseiro, por isso se bloquear ambas as rodas de um eixo ou acelerar repentinamente e patinar, o carro vai ficar bastante brusco, prudência!

Sugiro investir nuns bons pneus de estrada, tenho Bridgestone Dueler Sport no meu e chega a ser assustador os níveis de aderência a que permitem o Vitara atingir em curva. Foram 600€ os 4, mas caramba se compensou! [;)]

Última edição:
Esses bridgestone eram os que tinha antes e realmente eram bons.
Agora tenho os da mesma marca mas sem ser os sport. Não são tão aderentes.
O problema do meu, com o motor HDI, devia ter control de tracção. Uma aceleração
mais forte, patina com facilidade. Mas nunca tive reacção anomala em chuva com a tracção ligada. Muito mais neutro e seguro.

Apenas referi em situações limite, como uma travagem a fundo! Por acaso não sei como o Vitara reage em piso molhado, dado que ando sempre a ritmos moderados nessas situações. Nas próximas chuvadas tenho de ir para um estacionamento vazio experimentar! [:D]

Não é recomendável em piso seco, embora no molhado acabe também por esforçar! No meu pajero (diferencial central) é uma maravilha, mas se andar em estrada aberta com curvas pouco acentuadas e o diferencial bloqueado, pouco ou nada se nota! O problema tem a ver com o facto de que em curvas, o eixo da frente rodar mais do que o de trás, parecido com o que acontece com as rodas do mesmo eixo a curvar, a de fora anda mais depressa! Uma vez que os 2 eixos são obrigados a rodar à mesma velocidade, vão haver um esforço muito grande na transmissão, mas em estrada aberta, não noto esse esforço!
Resumindo e baralhando, penso que seja preferivel andar com as 4 em piso molhado/pouco aderente do que andar só com tração traseira :)

Voltar
Superior