Cef

no final desse curso ficarias com equivalência ao 9º ano de escolaridade, podendo seguir para o ensino secundário. tendo em conta que já iniciaste um percurso no ensino secundário aconselho-te a ver cursos profissionais de nível IV, que não só te dão outros conhecimentos, como te dão equivalência ao 12º ano podendo depois progredir para outro tipo de cursos (CET ou Licenciatura) caso queiras.

Se fizeres um curso profissional, vais ter uma equivalência ao 12º ano e penso que alguns cursos até dão mais um nível qualquer...e depois tens a possibilidade de continuar os estudos para outros cursos...mas esses cursos levam em média 3 anos a ser concluidos.
Não sei ao certo o que pretendes, se é continuar a estudar e seguir para a universidade, se é fazeres o 12º ano, mas se o objectivo for fazer o 12º ano acho que devias considerar a hipótese das UFCD (unidades de formação de curta duração). Tal como o nome indica, são unidades que levam pouco tempo a ser feitas, e conforme a tua situação escolar podes levar menos de 6 meses para ter uma equivalência ao 12º ano. (mas repito, não sei a tua situação escolar...pode faltar-te uma ou duas disciplinas para teres o 12º ou podem faltar-te 6...e o tempo já muda)

aproveitando a boleia: tenho o 9º anom e 38 anos, quais são as vias para fazer o 12º, tendo em conta que trabalho?
as novas oportunidaders ainda existem?

Não sei ainda existem com esse nome, mas o funcionamento mantém-se.
Geralmente quando querem fazer o 12º estão desempregados, e o centro de emprego fornece mais escolhas, mas no teu caso o melhor era fazer as disciplinas que te faltam nessas Unidades de Formação de Curta Duração. Deve é levar-te mais tempo, mas ainda assim...menos que 1 ano.
Basicamente tens que fazer 25horas da disciplina A + 50 horas da disciplina B + 40 horas da disciplina C para teres equivalência a Matemática 10º ano (por exemplo). O pormenor disso é que só podem frequentar adultos, senão tinhamos os míudos todos a ir estudar dessa forma.

Pois, o meu objectivo é depois do curso arranjar emprego, não é para depois seguir pra faculdade visto que os cursos me agradaram não pela equivalência mas pelo próprio curso, a área que vou aprender agradou me, já vi a matéria que se dá e gostei e interessou me...

Pois, o meu objectivo é depois do curso arranjar emprego, não é para depois seguir pra faculdade visto que os cursos me agradaram não pela equivalência mas pelo próprio curso, a área que vou aprender agradou me, já vi a matéria que se dá e gostei e interessou me...

Se o CEF vai ser o teu objectivo final, então acho que é uma boa opção. Quando terminares já tens um curso (independentemente do nível), e acima de tudo, tens uma profissão. Como não pretendes continuar a estudar depois do CEF, eu não me preocupava muito em ser nível II ou III, mas é a minha opinião.
Já agora, preenches os requisitos necessários para entrar nesse dito CEF? (idade, escolaridade mínima, etc)

Se o CEF vai ser o teu objectivo final, então acho que é uma boa opção. Quando terminares já tens um curso (independentemente do nível), e acima de tudo, tens uma profissão. Como não pretendes continuar a estudar depois do CEF, eu não me preocupava muito em ser nível II ou III, mas é a minha opinião.
Já agora, preenches os requisitos necessários para entrar nesse dito CEF? (idade, escolaridade mínima, etc)

pois, a mim nao me interessa o nivel, tal como disseste, interessou me a profissao... e sim, axo que preenho os requisitos... basta ver no site do IEFP...

Voltar
Superior