Catalisador

carlosmrs

New member
Boas,

O meu Primera c/7 anos e sem problemas até agora, chumbou na inspecção por causa do Co2 ao ralenti mt elevado. O funcionário diz que pode ser do catalizador. Será?

Eu de facto o que notava e estava a aguardar a revisão, era o ralenti alterado, por vezes mesmo a quase deixar o carro ir abaixo, voltando depois (quase) ao normal.

Se for isto, qual a despesa que me espera ?

p.s.: peço desculpa se já existia este assunto no forum, mas não consigo fazer a pesquisa.

o meu tb chumbou por causa disso na ultima inspeção mas foi culpa minha pois esquecime mesmo de meter o catalizador, pois costumo andar sem ele.. no dia seguinte meti e passou na boa..

o preço do catalizador segundo sei não é assim mt barato, mas se o nivel de Co2 não foi mt elevado há oficinas que afinam isso, tem uns aparelhometros que leem a coisa e depois é só afinar...pode ser que resolva com isso, isso sei que é barato, tipo uma ou duas horas de trabalho no maximo dos maximos..[;)] tb sei que não é qq oficina quue tem isso, é uma questão de procurares ou perguntares a alguem...[;)]

Julgo saber que os catalizadores de ultima geração já duram quase a vida do carro (i.e. aproximadamente 10 anos).

Ele chumbou por causa do CO2 ou do CO?

O problema que descreves do ralenti pode ser se uma falha no controlo do ralenti e nada ter a ver com o catalizador. E há muita coisa a controlar o ralenti. Pode ir desde a EGR, sensor da posição da borboleta, comando da injecção de combustível ao ralenti, etc. são várias coisas. Vai a uma oficina Nissan, mesmo que seja longe valerá a pena, e eles resolver-te-ão isso da melhor maneira, julgo e espero eu.

o meu tem um pouco mais[;)] é o de origem.....o carro é de 95 [:p] [:p]
isso é uma boa noticia. Acabei de ligar para a Norauto, pq têm no site informação bastante sugestiva, nomeadmaente s/esta àrea (escapes...diagnósticos especializados...etc...) e resposta pronta e seca "não temos nem reparamos"...:sh)

Tenho de facto lido muito s/esta casa, mais mal que bem é certo, o que acabei de confirmar. Não é por não terem o serviço é pq é contrário a toda a informação que divulgame o atendimento telefónico...(sem entrar em detalhes) é um bom exemplo de como não deve ser feito. Tem essa virtude.

Pq não queria nada ir à Nissan, espero obter algumas dicas aqui.

Vai a uma oficina Bosch.

Catalisador talvez te safes na Bortex (Pontinha ou traseiras do Campo Pequeno).

A Norauto é para mudar pneus, jantes, rádios, travões, óleos (motor e caixa), carregar o AC e pouco mais (talvez mudar umas ponteiras e uns foles).

pelo que sugeres de acelarar ao ralenti e depois desacelarar, não deve ser do catalizador. pode ser uma simples entrada de ar suplementar na admisão.

Ele chumbou por causa do CO2 ou do CO?

Confirmei na ficha que é o CO que marcou 5,82.

Ainda agora, por coincidência ou não, depois de vir a 90/100 ao reduzir para meter gasolina foi-se abaixo sem me aperceber, já mesmo junto da bomba.

Tirando este episódio é como já disse, o ralenti está instável, anda ali pelas 500/600 rotações mas sem estabilizar.

Obrigado pelos contributos. A Bosch parece-me bem.apr:)

carlosmrs

Isso é a minha area de trabalho.

Se quiseres, passa aqui na Pontinha que eu vejo o que se passa.
Se for o catalisador, muda-se na hora.

Os meus contactos podes ver no meu perfil.

Um abraço

carlosmrs
Isso é a minha area de trabalho.
Se quiseres, passa aqui na Pontinha que eu vejo o que se passa.
Se for o catalisador, muda-se na hora.
Os meus contactos podes ver no meu perfil.
Um abraço
e lá passei, onde fui mt bem atendido. Afinal o problema não é do catalisador mas sim de afinação na centralina, o que só pode ser feito na nissan...azar.
Bom serviço, a utilizar de novo.
Além disso, a vantagem de estar neste espaço...apr:)

Última edição:
Voltar
Superior