Carro roubado, como cancelar a matrícula?

Bom dia malta.

O que fazer para "dar baixa" ou cancelar a matrícula de um carro furtado?

O carro foi furtado, tinha seguro contra todos os riscos e o valor foi pago pela seguradora.

Entretanto nunca mais apareceu e é importante cancelar a matrícula para evitar problemas futuros, relacionados com impostos ou outros.

Alguém sabe qual a documentação necessária?
O "livrete" felizmente não estava no carro aquando do furto, mas chegará ou será necessária uma declaração da polícia ou semelhante?

O cancelamento da matrícula deve ser requerido pelo proprietário nas seguintes situações:

1. Quando o veículo tenha desaparecido (se solicitada a sua participação às competentes autoridades policiais, não tenha sido encontrado no prazo de 6 meses) ou deixe de circular na via pública.

Documentos

Para pedir o cancelamento da matrícula nas condições acima referidas, deve entregar nos Balcões de Atendimento do IMTT os seguintes documentos:

Formulário Modelo 9 IMTT;
Certificado de matrícula ou livrete e título de registo de propriedade (estes documentos podem ser substituídos por uma declaração onde se ateste o destino dado aos mesmos);
Certidão da Conservatória a confirmar a inexistência de ónus ou encargos;
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 10

@ Código da Estrada

Não, nada disso. Foi numas férias em barcelona.

Em 2005, numas férias em Marbelha, tentaram assaltar-me meu carro (na altura tinha um toledo 1.6), forçaram a fechadura, mas não conseguiram entrar (maçaricos, portanto). A única coisa que conseguiram, foi estragar-me o canhão. Mas no meu caso, duvido que fosse com intenção de levar o carro. Chegaram a dizer que os carros portugueses são, muitas vezes, alvo destas "partidas" em Espanha.

Voltar
Superior