Cadeira de Matematica

lviegas

New member
Boas pessoal,

Muitos aqui ja passaram por isto, eu estou a passar neste momento.

A cadeira de Matematica, nomeadamente Matematica I está a dar comigo em doido.

Como voces fizeram/fazem para estudar matematica?
Aconselham algum livro especifico para esta cadeira?

É que eu lá me esforco e faço bastantes exercicios em casa, na aula, e nas aulas de apoio, mas chega ao teste e aquilo é totalmente diferente dos exercicios que faço em casa [8b]

Abraco

Posso-te perguntar... É o teu segundo ano no ensino superior?

O melhor que te posso aconselhar é primeiro tens que remover esse espírito de frustração e de derrotismo com que já vais abordar esta tarefa.

O segundo ponto é tentar ser crítico e honesto contigo próprio, tenta encontrar as tuas principais falhas na resolução do desafio. Eu já sei o que vais dizer, és tu que te fartas de estudar conforme o que os professores ensinam, mas depois chegas ao teste e aqueles malandros metem tudo do avesso. Talvez a culpa nem seja inteiramente tua, porque a bagagem que muito provavelmente trarias do ensino secundário bastar-te-ia resolver alguns exercícios da aula, outros do livro, dar uma vista de olhos na teoria e era o suficiente.

No entanto, tens que ver a matemática de ensino superior é um bocado diferente. Tens que compreender o que realmente estás a fazer, não basta chegar ao teste e repetir os passos que aprendeste sem compreender o que está lá. Atenção! Não digo que não hajam casos de alunos que repetem os exercícios das aulas práticas, os testes dos anos anteriores e chegue para passar. É um caminho mais rápido, sem dúvida, mesmo que mais susceptível a falhas. Mas se quiseres realmente investir na tua formação pessoal, iria pelo caminho mais longo, difícil e tortuoso. Porém ao mesmo tempo aquele que te dá mais garantias de sucesso, agora e no futuro. [;)]

Última edição:
Posso-te perguntar... É o teu segundo ano no ensino superior?

É o meu terceiro ano no ensino supeior. Esta cadeira é do primeiro ano.

O meu problema sao as bases, nao tenho muitas bases. Ja tive explicacoes 12° ano e ensino superior e mesmo assim chego ao exame e aquilo sai-me tudo ao contrario :sh)

Encaixas no perfil de muitos alunos do meu curso. Alguns estão lá pelo 4º a tentar fazer matemática.

Até nem é nada difícil mas como entram muitos alunos vindos de Humanidades (sem matemática desde o 9º ano) a coisa fica complicada.

O meu conselho é (sem saber os conteúdos) entender em vez de decorar. O facto de "sair tudo ao contrário" poderá ter a ver com isso.
Além disso, a sugestão que todos fazem, exercícios e mais exercícios.

Por fim, não sei qual o teor perfil de aluno mas, do que vejo no meu curso e pela minha experiência própria, por vezes basta falhar uma aula para deitar um semestre ao lixo.

É o meu terceiro ano no ensino supeior. Esta cadeira é do primeiro ano.

O meu problema sao as bases, nao tenho muitas bases. Ja tive explicacoes 12° ano e ensino superior e mesmo assim chego ao exame e aquilo sai-me tudo ao contrario :sh)

Vais nervoso para os testes? Ou nos dias que lhes antecedem?

É muito importante estar tranquilo no momento do estudo, deixar o stress e a ansiedade de fora. Esses estados mentais desfavorecem completamente a memória e interferem em parte no raciocínio.

Se o teu problema são as bases, isso resolve-se. É possível que tenhas que fazer uma revisão aos outros conteúdos, ver aqueles que estão mais falta e solidificar os já existentes.

Aventura-te, sem medos! A única maneira de melhorares o teu conhecimento matemático é através do trabalho. Faz exercícios, erraste, não percebeste, vai aos professores tirar dúvidas, não compreendeste, pergunta outra vez. Tens que ter uma postura pró-activa para a resolução dos teus problemas.

Se precisares de material apoio, tenho já uma colecção assinalável de manuais retirados na net, o único inconveniente é que parte está em inglês e outra em português do Brasil.

PS: O ebah é um site bastante interessante também para procurar material de apoio.

Última edição:
Encaixas no perfil de muitos alunos do meu curso. Alguns estão lá pelo 4º a tentar fazer matemática.

Até nem é nada difícil mas como entram muitos alunos vindos de Humanidades (sem matemática desde o 9º ano) a coisa fica complicada.

O meu conselho é (sem saber os conteúdos) entender em vez de decorar. O facto de "sair tudo ao contrário" poderá ter a ver com isso.
Além disso, a sugestão que todos fazem, exercícios e mais exercícios.

Por fim, não sei qual o teor perfil de aluno mas, do que vejo no meu curso e pela minha experiência própria, por vezes basta falhar uma aula para deitar um semestre ao lixo.

Eu tive matematica no secundario mas ja la vai 7 anitos.

O conteudo é derivadas, integrais, series...

Se precisares de material apoio, tenho já uma colecção assinalável de manuais retirados na net, o único inconveniente é que parte está em inglês e outra em português do Brasil.

Medo nao vou, estou sempre tranquilo. Como disse problema sao mesmo as bases, pois á exercicios que eu percebo como se faz, mas falta la algo do secundario para terminar...

Se poderes me enviar esses manuais agradecia, ingles nao é problema, muito menos brasileiro. Vou te enviar o meu e-mail.

Boas pessoal,

Muitos aqui ja passaram por isto, eu estou a passar neste momento.

A cadeira de Matematica, nomeadamente Matematica I está a dar comigo em doido.

Como voces fizeram/fazem para estudar matematica?
Aconselham algum livro especifico para esta cadeira?

É que eu lá me esforco e faço bastantes exercicios em casa, na aula, e nas aulas de apoio, mas chega ao teste e aquilo é totalmente diferente dos exercicios que faço em casa [8b]

Abraco

Estás com o estado de espirito errado.[:D]

Tu (em principio[:p]) não és mais burro que os outros, logo se outros fazem a cadeira, tua também a vais conseguir fazer.

Tal como agora o 9º ano de matemática te parecerá ( em principio[;)]) super básico, daqui a uns tempos depois de fazeres a cadeira de matemática I também a vais achar básica.

È tudo uma questão de progressão dos conhecimentos que advém do estudo, que se está agora a passar contigo, mas que se passou por milhares e milhares de colegas teus quer na tua instituição, quer em Portugal, quer em qualquer parte do mundo.[:cool:][kiss]

Aplica-te que isso passa, e daqui a pouco vais-te queixar que matemática I é fácil e que a IV é que é puxada...[;)]

Última edição:
O segredo é estudar muito mais.
O resto é poesia bulshitiana...
Palavra de quem fez a mat1no 3°ano depois de ter pegado o boi de frente.

O segredo é estudar muito mais.
Por vezes o segredo não está na quantidade de estudo mas sim na forma como se estuda.

Em matemática, de nada adianta tentar memorizar receitas de solução de problemas sem perceber o conceito abstrato que está por detrás dessa resolução. Ou seja: é preciso compreender e não apenas decorar. O que não é fácil para muita gente...

No entanto, tens que ver a matemática de ensino superior é um bocado diferente. Tens que compreender o que realmente estás a fazer, não basta chegar ao teste e repetir os passos que aprendeste sem compreender o que está lá.
É isto.

Na análise matemática isto não funciona, é mesmo preciso compreender a teoria, e os professores normalmente fazem de propósito nos exames para despistar os "estudantes autoclismo".

O ideal era fazeres 2 ou 3 exercícios POR DIA. Ou no máximo, dia sim, dia não.

Pega na sebenta e faz TODOS os exercícios, capítulo a capítulo. Se tiveres dúvidas vai LOGO esclarecer. Quando chegares ao fim da sebenta, REPEAT 2 ou 3 vezes.

Se tens problemas de secundário isso realmente é difícil. Para fazer integrais tens que ter as derivadas todas muito bem sabidas. Não sei em que curso estás, mas se conseguiste estar no 3 ano sem matemática I estás cheio de sorte. No meu curso chegamos a uma altura em que são integrais e derivadas (ordinárias ou parciais) para tudo e mais alguma coisa.
Procura no youtube os videos de integrais do canal "Me Salva" tem o inicio de integrais mt bem explicado.

PS: tens aulas de apoio na faculdade? Que faculdade andas? Quem me dera ter isso na minha...

Última edição:
Como estou de tablet não posso desenvolver mas uma das coisas mais importantes na matemática nem é perceber a matéria.
O mais importante é perceber a psicologia dos professores que corrigem exames e, sobretudo nunca deixar questões em branco.
Os profs apreciam o esforço na resolução das perguntas do 20 em que ng pega e no rigor da apresentação. Um exame claro e legível pode garantir mais umas décimas de ponto que podem fazer e fazem diferença.
Tb não se deve perder tempo em questões que sabemos fazer mas que levam demasiado tempo de calculo. É preferível seguir para a questão seguinte mesmo deixando a que nos sabemos incompleta.

Voltar
Superior