Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
É muito dificil trocar "os brozes das bielas"? Tem algum truque?
Eu tenho a ideia que isso sai por baixo tirando o carter, nem é necessario tirar a cambota. Se for só para substituir os bronzes não deve ser necessario desmontar o motor todo![]
ExcaliburCitação:
Originalmente Colocado por rpalma![]()
Eu tenho a ideia que isso sai por baixo tirando o carter, nem é necessario tirar a cambota. Se for só para substituir os bronzes não deve ser necessario desmontar o motor todo![]
Exactamente.
Carter retirado, protecção de carter fora, chupador de óleo fora .
Desaperrtar as bielas da Cambota, e retirar as capas da meia lua, depois rodar a cambota lentamente (aqui vão ter oposição e alguma força, porque a cabeça vai criar compressão) e com destreza e cuidado retirar a outra metade das capas.
Voltar a montar tudo - ATENÇÃO À POSIÇÃO DE MONTAGEM - e apertar a fixação das bielas à cambota - ATENÇÃO AO BINÀRIO DE APERTO DAS FIXAÇÔES DA CAMBOTA.
Nota: Ao montar colocar óleo de motor nas capas para que fique logo uma pelicula lubrificante e não gripe de imediato no arranque por estarem a seco.
Observação, ao colocar as capas das bielas estão somente a retirar as folgas deste componente, mas seguramente se este componente precisa de substituição os apoios de cambota, estão gastos, e se se estes estão gastos o casquilho do cavilhão do pistão tambem tem folga.
A má lubrificação, o uso de óleos errados, a mistura de óleos ou a pura ausência de óleo causam desgaste prematuro destes componentes.
Exactamente.
Carter retirado, protecção de carter fora, chupador de óleo fora .
Desaperrtar as bielas da Cambota, e retirar as capas da meia lua, depois rodar a cambota lentamente (aqui vão ter oposição e alguma força, porque a cabeça vai criar compressão) e com destreza e cuidado retirar a outra metade das capas.
Voltar a montar tudo - ATENÇÃO À POSIÇÃO DE MONTAGEM - e apertar a fixação das bielas à cambota - ATENÇÃO AO BINÀRIO DE APERTO DAS FIXAÇÔES DA CAMBOTA.
Nota: Ao montar colocar óleo de motor nas capas para que fique logo uma pelicula lubrificante e não gripe de imediato no arranque por estarem a seco.
Observação, ao colocar as capas das bielas estão somente a retirar as folgas deste componente, mas seguramente se este componente precisa de substituição os apoios de cambota, estão gastos, e se se estes estão gastos o casquilho do cavilhão do pistão tambem tem folga.
A má lubrificação, o uso de óleos errados, a mistura de óleos ou a pura ausência de óleo causam desgaste prematuro destes componentes.
Isso não é bem assim excalibur.
bem o rodar o motor a compressão não é problema se tirarmos as velas[]
Mtos motores o carter nem abrange toda a area da cambota o que torna isso impossivel sem desmontar o motor todo...isso funciona teoricamente mas na pratica é raro ser assim.
Alem disso há outra factor interessante, como sabemos se as capas das bielas estão estragadas?? antes de se abrir um motor é uma incognita o que pode estar avariado ou danificado, todo tem que ser medido ao pormenor e o gasto colocado novo.
xiiiiiiiiii
Excalibur, essas de cima foi por muito pouco que não empenou a cambota...estava mesmo muito mal...[]
as minhas não estavam nada assim, com uns risquinhos, mas nada de especial!
em relação á operação acredito que a maioria seja mesmo como referis-te, pelo cárter, embora claro em alguns motores seja necessário retirar o motor para fora, já que não se consegue aceder ao cárter por causa dos apoios/chassis.
no meu caso foram cerca de 400€ nas capas e uns 150 em mão de obra![]
muita atenção aos apertos, aconselho a ser efectuado por alguém que perceba!
Genericamente, quase todos os motores dão para realizar a operação.
Se as capas das bielas estão estragadas muito provavelmente os apoios da cambota vão pelo mesmo caminho, foi isso que eu já tinha referênciado.
Como é evidente, não se sabe ... mas abrindo para verificar, mais vale substituir, dado o baixo valor de um conjunto.
Excalibur dizes que essa foto é feita pelo carter...mas como se retira uma cambota pelo carter? nessa foto consegues tirar os pistons e tudo pelo carter, mas como se tira uma cambota é que queria que me explicasses...[]
Eu não disse que este motor estava montado.
Eu disse a foto é tirada pelo CARTER ou seja pelo lado de baixo.
Mas também te afianço que há motores que retiras a cambota pelo fundo.
Retiras os apoios de topo, os dois retentores, o volante de motor e a polie da correia de distribuição, e a cambota sai fora.
Isto se o carro estiver num elevador e o motor suspenso por cima para poder soltar os apoios do lado da cx de velocidades (ou retirar a cx) e do lado da distribuição.
Vai-te informar convenientemente e depois diz-me []
Não há nada que não se consiga fazer, desde que exista as condições e meios técnicos e humanos (pessoal com bons conhecimentos e formação).
[]
xiiiiiiiiii
Excalibur, essas de cima foi por muito pouco que não empenou a cambota...estava mesmo muito mal...[]
as minhas não estavam nada assim, com uns risquinhos, mas nada de especial!
em relação á operação acredito que a maioria seja mesmo como referis-te, pelo cárter, embora claro em alguns motores seja necessário retirar o motor para fora, já que não se consegue aceder ao cárter por causa dos apoios/chassis.
no meu caso foram cerca de 400€ nas capas e uns 150 em mão de obra![]
muita atenção aos apertos, aconselho a ser efectuado por alguém que perceba!
Troquei JetBoy!Trocaste as capas de biela ao Honda? (não tenho acompanhado o tópico:sh))
Tiveste de desmontar a cabeça, não foi? Na maioria dos que já vi, o acesso pelo carter é muito limitado, obrigando mesmo a abrir o motor.
150€ de mão de obra foi muito bom! []
Troquei JetBoy!
mas não foi na Honda
mas não foi agora, foi em 2006!
foi tudo feito pelo cárter, porque para se trocar as capas não é preciso tirar a cambota é apenas desviá-la (roda-la)[]
foram cerca de 4h30 de mão de obra!