Bronzes das bielas

É muito dificil trocar "os brozes das bielas"? Tem algum truque?

Antes de mais são "bronzes" das bielas. Não é preciso truque, é preciso é uma grande dose de conhecimento pois é necessário desmontar o motor todo e voltar a remontar. Sim, é demorado e caro.

O que te faz desconfiar dos bronzes das bielas? Normalmente isso deveria durar toda a vida útil do carro...

Vamos por partes: não desconfio de nada. Já tive um Golf 2 e o motor "gripou" porque segundo o mêcanico os bronzes das bielas "foram à vida!" E realmente o carter estava cheio de pedaços de metal. Agora tenho é esta dúvida: as bielas ao serem unidas à cambota têm os tais bronzes? A minha vontade é a de trocar "as partes" que unem as bielas à cambota...
Peço é desculpa pelo "mêcanicanes":( !

Eu tenho a ideia que isso sai por baixo tirando o carter, nem é necessario tirar a cambota. Se for só para substituir os bronzes não deve ser necessario desmontar o motor todo![;)]

Eu tenho a ideia que isso sai por baixo tirando o carter, nem é necessario tirar a cambota. Se for só para substituir os bronzes não deve ser necessario desmontar o motor todo![;)]

Exactamente.

Carter retirado, protecção de carter fora, chupador de óleo fora .

Desaperrtar as bielas da Cambota, e retirar as capas da meia lua, depois rodar a cambota lentamente (aqui vão ter oposição e alguma força, porque a cabeça vai criar compressão) e com destreza e cuidado retirar a outra metade das capas.

Voltar a montar tudo - ATENÇÃO À POSIÇÃO DE MONTAGEM - e apertar a fixação das bielas à cambota - ATENÇÃO AO BINÀRIO DE APERTO DAS FIXAÇÔES DA CAMBOTA.

Nota: Ao montar colocar óleo de motor nas capas para que fique logo uma pelicula lubrificante e não gripe de imediato no arranque por estarem a seco.

Observação, ao colocar as capas das bielas estão somente a retirar as folgas deste componente, mas seguramente se este componente precisa de substituição os apoios de cambota, estão gastos, e se se estes estão gastos o casquilho do cavilhão do pistão tambem tem folga.

A má lubrificação, o uso de óleos errados, a mistura de óleos ou a pura ausência de óleo causam desgaste prematuro destes componentes.

ExcaliburCitação:
Originalmente Colocado por rpalma

Exactamente.

Desaperrtar as bielas da Cambota, e retirar as capas da meia lua, depois rodar a cambota lentamente (aqui vão ter oposição e alguma força, porque a cabeça vai criar compressão) e com destreza e cuidado retirar a outra metade das capas.

Voltar a montar tudo - ATENÇÃO À POSIÇÃO DE MONTAGEM - e apertar a fixação das bielas à cambota - ATENÇÃO AO BINÀRIO DE APERTO DAS FIXAÇÔES DA CAMBOTA.

Nota: Ao montar colocar óleo de motor nas capas para que fique logo uma pelicula lubrificante e não gripe de imediato no arranque por estarem a seco.

Observação, ao colocar as capas das bielas estão somente a retirar as folgas deste componente, mas seguramente se este componente precisa de substituição os apoios de cambota, estão gastos, e se se estes estão gastos o casquilho do cavilhão do pistão tambem tem folga.

A má lubrificação, o uso de óleos errados, a mistura de óleos ou a pura ausência de óleo causam desgaste prematuro destes componentes.

Excelente Explicação. Muito bom mesmo.

Gostei

Isto sim torna um forum atraente.

Exactamente.

Isso não é bem assim excalibur.

bem o rodar o motor a compressão não é problema se tirarmos as velas[;)]

Mtos motores o carter nem abrange toda a area da cambota o que torna isso impossivel sem desmontar o motor todo...isso funciona teoricamente mas na pratica é raro ser assim.

Alem disso há outra factor interessante, como sabemos se as capas das bielas estão estragadas?? antes de se abrir um motor é uma incognita o que pode estar avariado ou danificado, todo tem que ser medido ao pormenor e o gasto colocado novo.

Isso não é bem assim excalibur.

bem o rodar o motor a compressão não é problema se tirarmos as velas[;)]

Mtos motores o carter nem abrange toda a area da cambota o que torna isso impossivel sem desmontar o motor todo...isso funciona teoricamente mas na pratica é raro ser assim.

Alem disso há outra factor interessante, como sabemos se as capas das bielas estão estragadas?? antes de se abrir um motor é uma incognita o que pode estar avariado ou danificado, todo tem que ser medido ao pormenor e o gasto colocado novo.

Genericamente, quase todos os motores dão para realizar a operação.

Se as capas das bielas estão estragadas muito provavelmente os apoios da cambota vão pelo mesmo caminho, foi isso que eu já tinha referênciado.

Como é evidente, não se sabe ... mas abrindo para verificar, mais vale substituir, dado o baixo valor de um conjunto.

Nos motores toyota 1kz-te 3.0 de 4 cilindros dos Land Crusier KZJ90 e 1hd-t, o gigante diesel 4.2 de 6 cilindros do HDJ100 e 80 dá pra fazer pelo carter como o nosso camarada excalibur diz.

Mas como tudo é possivel e até natural que seja diferente de motor pra motor.

Os bronzes são peças de desgaste interno do motor, tudo o que tenha fricção tem desgaste, que pode ser maior ou menor dependendo da manutenção e qualidade do oleo.

Há motores como por exemplo o 1hd-t que é conhecido o facto de aos 200.000 kms ser previsto pela propria toyota a sua substituição, mas há caso de motores desses com mtos mais kms sem problemas...

Para que possamos saber exactamente do que estamos a falar:

Este é o aspecto dos bronzes/capas das Bielas e dos Apoios da Cambota.

Ambos os conjuntos foram substituídos, veja-se o brilho e o aspecto polido.
hpim2478ge9.jpg

Esta imagem é tirada pelo Carter.

Esta é um Capa/Bronze de Biela usada (cima), por baixo está a nova.
hpim2479yl2.jpg

hpim2479eq6.jpg

Isto é o extremo, normalmente apresentam desgaste, neste caso houve falta de lubrificação e a pista/superficie foi "arrancada".

Mas o curioso é que o motor foi reparado não por isto, mas por desgaste dos segmentos.

Capas/Bronzes do apoio da cambota, com desgaste e picado(cima) novo (baixo).

hpim2486gk6.jpg

xiiiiiiiiii

Excalibur, essas de cima foi por muito pouco que não empenou a cambota...estava mesmo muito mal...[;)]
as minhas não estavam nada assim, com uns risquinhos, mas nada de especial!

em relação á operação acredito que a maioria seja mesmo como referis-te, pelo cárter, embora claro em alguns motores seja necessário retirar o motor para fora, já que não se consegue aceder ao cárter por causa dos apoios/chassis.

no meu caso foram cerca de 400€ nas capas e uns 150 em mão de obra![;)]

muita atenção aos apertos, aconselho a ser efectuado por alguém que perceba!

xiiiiiiiiii

Excalibur, essas de cima foi por muito pouco que não empenou a cambota...estava mesmo muito mal...[;)]

em relação á operação acredito que a maioria seja mesmo como referis-te, pelo cárter, embora claro em alguns motores seja necessário retirar o motor para fora, já que não se consegue aceder ao cárter por causa dos apoios/chassis.

eu aconselho os apertos feitos por uma chave dinamométrica e todos feito com o respectivo binário.[;)]

Genericamente, quase todos os motores dão para realizar a operação.

Se as capas das bielas estão estragadas muito provavelmente os apoios da cambota vão pelo mesmo caminho, foi isso que eu já tinha referênciado.

Como é evidente, não se sabe ... mas abrindo para verificar, mais vale substituir, dado o baixo valor de um conjunto.

Excalibur dizes que essa foto é feita pelo carter...mas como se retira uma cambota pelo carter? nessa foto consegues tirar os pistons e tudo pelo carter, mas como se tira uma cambota é que queria que me explicasses...[;)]

Excalibur dizes que essa foto é feita pelo carter...mas como se retira uma cambota pelo carter? nessa foto consegues tirar os pistons e tudo pelo carter, mas como se tira uma cambota é que queria que me explicasses...[;)]

Eu não disse que este motor estava montado.

Eu disse a foto é tirada pelo CARTER ou seja pelo lado de baixo.

Mas também te afianço que há motores que retiras a cambota pelo fundo.

Retiras os apoios de topo, os dois retentores, o volante de motor e a polie da correia de distribuição, e a cambota sai fora.

Isto se o carro estiver num elevador e o motor suspenso por cima para poder soltar os apoios do lado da cx de velocidades (ou retirar a cx) e do lado da distribuição.

Vai-te informar convenientemente e depois diz-me [;)]

Não há nada que não se consiga fazer, desde que exista as condições e meios técnicos e humanos (pessoal com bons conhecimentos e formação).

[:cool:]

Eu não disse que este motor estava montado.

Eu disse a foto é tirada pelo CARTER ou seja pelo lado de baixo.

Mas também te afianço que há motores que retiras a cambota pelo fundo.

Retiras os apoios de topo, os dois retentores, o volante de motor e a polie da correia de distribuição, e a cambota sai fora.

Isto se o carro estiver num elevador e o motor suspenso por cima para poder soltar os apoios do lado da cx de velocidades (ou retirar a cx) e do lado da distribuição.

Vai-te informar convenientemente e depois diz-me [;)]

Não há nada que não se consiga fazer, desde que exista as condições e meios técnicos e humanos (pessoal com bons conhecimentos e formação).

[:cool:]

pois para tirares o volante tem que tirar a caixa e tudo o que disseste...já é uma trabalheira que não é só abrir e mudar...[:cool:]

Eu esta semana vou ter que ir á oficina e vou falar ao mecanico sobre isto a ver o que ele me diz...depois coloco aqui.

[;)]

Excalibur

deixo aqui um desenho para melhor se perceber que tirar uma cambota pelo carter pode ser uma tarefa digamos "quase" impossivel... mas como não sou mecanico apenas um "curioso" vou-me informar disso com um profissional[;)]

motor161explodido.gif

xiiiiiiiiii

Trocaste as capas de biela ao Honda? (não tenho acompanhado o tópico :(:sh))
Tiveste de desmontar a cabeça, não foi? Na maioria dos que já vi, o acesso pelo carter é muito limitado, obrigando mesmo a abrir o motor. :(

150€ de mão de obra foi muito bom! [;)]

Trocaste as capas de biela ao Honda? (não tenho acompanhado o tópico :(:sh))
Tiveste de desmontar a cabeça, não foi? Na maioria dos que já vi, o acesso pelo carter é muito limitado, obrigando mesmo a abrir o motor. :(

150€ de mão de obra foi muito bom! [;)]
Troquei JetBoy!
mas não foi na Honda

mas não foi agora, foi em 2006!

foi tudo feito pelo cárter, porque para se trocar as capas não é preciso tirar a cambota é apenas desviá-la (roda-la)[;)]

foram cerca de 4h30 de mão de obra!

Última edição:
Troquei JetBoy!
mas não foi na Honda

mas não foi agora, foi em 2006!

foi tudo feito pelo cárter, porque para se trocar as capas não é preciso tirar a cambota é apenas desviá-la (roda-la)[;)]

foram cerca de 4h30 de mão de obra!

as capas podem ser trocadas pelo carter..e se o carter for retirado e a cabeça do motor tb os pistons podem ser retirados por cima se ser preciso se abrir o motor....Mas a cambota esta não se tira!!!

o problema disto de tirar pelo carter é que permite apenas uma revisão simples e pontual, pois um motor restaurado a 100% é impossivel nao se ter de abrir por completo, pois ande de se ver é mto rriscado se dizer que é isto ou aquilo que está avariado , por norma só depois de se desmontar é que se pode diagnosticar a avaria de um motor.

Voltar
Superior