Atentado em Liège

Tinham nacionalidade canadiana.

Não é por uma familia africana emigrar pra finlandia, e ter lá um filho, que nasce lá e tem nacionalidade finlandesa, que se ele fizer cagada não é recambiado de volta.

Deviam acabar com essa treta de não revogar nacionalidade. Senão tens descendentes de 3ª geração a fazer cagada, comportarem-se como animais e não se pode recambiar "porque são portugueses".

Isso depende da lei de cada país.
Há países em que o critério é a territorialidade (quem nasce em solo do país), para outros é o do sangue (descendência familiar).

Já ter dupla nacionalidade poderá trazer outras circunstâncias.

Não conheço a legislação canadiana para saber o que teriam ou não.

Já agora a partir de quantas gerações é PT, com plenos direitos, na tua opinião?

Já agora a partir de quantas gerações é PT, com plenos direitos, na tua opinião?

Isto é um tema dificil. Sinceramente não tenho opinião.

Olhem o caso dos ciganos, numa cultura totalmente à parte da nossa, mas na verdade alguns vivem cá à gerações. E muitos deles não se sentem portugueses.

Edit: talvez 3ª-4ª geração. Dá um século nao? Mas como disse antes também depende do país. USA é um país de imigrantes, já a Suécia nao.

Este tipo de discussão não dá frutos. Há pessoas que são a primeira geração naquela nacionalidade e são grandes patriotas e outros que todas as gerações foram daquele país e são uns autênticos trastes para a sua nação.

Este tipo de discussão não dá frutos. Há pessoas que são a primeira geração naquela nacionalidade e são grandes patriotas e outros que todas as gerações foram daquele país e são uns autênticos trastes para a sua nação.

Correcto. No entanto, repara que se eu me puser a jogar à roleta russa, corro grandes riscos. Eu sei de antemão que me posso dar mal.

Solução? Não jogar.

E eles tem razão na casa deles.

Os criminosos deles tratam eles deles.

Os outros, sabem as regras do jogo, portanto... não se podem queixar.

Se consideram que podem repatriar até à 3ª geração... que remédio tem alguém que se por fino.

Última edição:
Não, não. Penso não me ter explicado correctamente.

Quando digo não jogar, refiro-me a não ter comportamentos que possam colocar em risco a permanência no país, sabendo que há essa tal hipótese da 3ª geração.

Isso depende de muita coisa.
Depende essencialmente das condições de vida que a pessoa vai ter no país que a acolhe. Pessoas desesperadas fazem coisas desesperadas, por exemplo.

Isso depende de muita coisa.
Depende essencialmente das condições de vida que a pessoa vai ter no país que a acolhe. Pessoas desesperadas fazem coisas desesperadas, por exemplo.

Não precisas de extremar posições para demonstrar o teu ponto de vista. Obviamente que se alguém roubasse um pão porque já não comia há 3 dias, nunca na vida um juíz o repatriava.

Os tais repatriados americanos foram-no por consistentemente optarem pela vida da droga e criminalidade.

Consideras que a maior parte dos assaltos em portugal são para saciar a fome ou consideras que são para sustentar um modo de vida fácil?

Última edição:
Não precisas de extremar posições para demonstrar o teu ponto de vista. Obviamente que se alguém roubasse um pão porque já não comia há 3 dias, nunca na vida um juíz o repatriava.

Os tais repatriados americanos foram-no por consistentemente optarem pela vida da droga e criminalidade.

Não percebo o que é que extremei.

Disseste que as pessoas não estando como "efectivas" num país não devem fazer coisas que ponham isso em risco. Isto é óbvio. No entanto, o que eu referi é que dependendo de como as pessoas são forçadas a viver, assim também serão condicionadas a ter ou não esses tais comportamentos. O certo e errado são muito dependentes da perspectiva.

EDIT:

Consideras que a maior parte dos assaltos em portugal são para saciar a fome ou consideras que são para sustentar um modo de vida fácil?

Considero que a maioria não será feita por emigrantes.

Um natural do Brazil, Moçambique, Angola, São tomé e principe, Ucrânia, mesmo que tenha Nacionalidade Portuguesa, não deixa de ser imigrante cá. O mesmo para provavelmente os seus filhos.

E ninguém falou em MAIORIA. Graças a deus ainda não chegámos ao ponto de Londres que é o "procure o inglês".

Um natural do Brazil, Moçambique, Angola, São tomé e principe, Ucrânia, mesmo que tenha Nacionalidade Portuguesa, não deixa de ser imigrante cá. O mesmo para provavelmente os seus filhos.

E ninguém falou em MAIORIA. Graças a deus ainda não chegámos ao ponto de Londres que é o "procure o inglês".

Ele disse maior parte. Maior parte é maioria...

Não percebo o que é que extremei.

Disseste que as pessoas não estando como "efectivas" num país não devem fazer coisas que ponham isso em risco. Isto é óbvio. No entanto, o que eu referi é que dependendo de como as pessoas são forçadas a viver, assim também serão condicionadas a ter ou não esses tais comportamentos. O certo e errado são muito dependentes da perspectiva.

Alguém te obriga a fumar droga? Alguém te obriga a violar uma mulher? Alguém te obriga a matar? Alguém te obriga a circular a 200 numa zona de 50?

Estás a incorrer num erro bastante comum, que é responsabilizar a sociedade pelos comportamentos de um individuo.

Para te demonstrar isto: Há uns tempos deu uma reportagem sobre 2 irmãos que foram abandonados pelos pais. O rapaz só dizia "Fuck da police, nhas niggas"..., a rapariga tirou um curso superior com ajudas de instituições e da segurança social. AMBOS TIVERAM ESSAS AJUDAS. Ele acabou por ***** na cena e andava a fazer trabalhitos.

Podias não ter sido evasivo e dar a tua opinião, mas, ok, a tua consideração está errada. Havia por aí um relatório (penso que da pj) que indicava que a maioria dos crimes eram praticados por estrangeiros (na zona da grande lisboa, pelo menos)

Ja o disse e volto a dizer: ate os EUA que teem um largo historial de racismo, momeadamente antes da revoluçao de 1960 a 1968 (se nao estou em erro), teem nos dias de hoje um presidente negro, que so por acaso ate ganhou o premio nobel da paz...

E, parafraseando o ilustre Malcolm X:

“I believe in human beings, and that all human beings should be respected as such, regardless of their color.”

Eu acredito nos seres humanos, e que todos os seres humanos devem ser respeitados por tal, independentemente da sua cor.

"“Sitting at the table doesn't make you a diner, unless you eat some of what's on that plate. Being here in America doesn't make you an American. Being born here in America doesn't make you an American.” (O mesmo se aplica aos restantes paises).

Se te sentares numa mesa, isso nao te faz o jantar, a nao ser que comas alguma coisa que esta no prato. Estar na America nao te faz americano. Nascer na america nao te faz de americano.

EDIT:Peço desculpa por nao ter posto a traduçao. Situaçao corrigida.

Última edição:
Só para complementar a discussão, em 1947 um casal de italianos emigrou para a Bélgica. O pai morre em 1952 e a m=ae tem que cuidar sozinha de 7 filhos. O filho mais novo chama-se Elio di Rupo. É o actual 1°ministro belga.

Nordine Amrani era belga de origem marroquina, não falava árabe nem era religioso.

Atenção que o terrorismo tem varias vertentes, pode ser laico ou religioso ser de estado ou étnico, um terrorista não tem de obrigatoriamente esta filiado numa organização terrorista e este tipo de estratégia de lone wolf, começa a ser, infelizmente, bastante comum.

Recordam-se certamente, por exemplo, do caso no Brasil do jovem autodoutrinado que sem qualquer ligação ou apoio de uma o organização muçulmana extremista fez um ataque na escola.

Alguém te obriga a fumar droga? Alguém te obriga a violar uma mulher? Alguém te obriga a matar? Alguém te obriga a circular a 200 numa zona de 50?

Estás a incorrer num erro bastante comum, que é responsabilizar a sociedade pelos comportamentos de um individuo.

Para te demonstrar isto: Há uns tempos deu uma reportagem sobre 2 irmãos que foram abandonados pelos pais. O rapaz só dizia "Fuck da police, nhas niggas"..., a rapariga tirou um curso superior com ajudas de instituições e da segurança social. AMBOS TIVERAM ESSAS AJUDAS. Ele acabou por ***** na cena e andava a fazer trabalhitos.

Podias não ter sido evasivo e dar a tua opinião, mas, ok, a tua consideração está errada. Havia por aí um relatório (penso que da pj) que indicava que a maioria dos crimes eram praticados por estrangeiros (na zona da grande lisboa, pelo menos)

Eu não desculpo os erros do individuo. Eu relativizo-os dependendo de condições envolventes. A sociedade TEM relevância, o meio TEM relevância, a educação TEM relevância, etc, etc...
É um culminar de diversos factores que cria ou não situações e é isso que as pessoas não percebem. O ser daquele país ou não é UM factor.

Mostra-me um estudo que leve em conta o número de crimes cometidos por emigrantes em relação ao número de emigrantes existentes, e que leve em conta o número de crimes cometidos por cidadãos do país também em relação ao número total. Só assim - e relembro que mesmo isso não ia levar em conta inúmeros factores relevantes - é que se pode ter uma ideia de quem comete os crimes, e que crimes.

Voltar
Superior