[Estradas] As estradas do passado

O IC2, ou Itinerário Complementar nº2 é uma via rodoviária que consiste numa variante, supostamente contínua, à Estrada Nacional nº1, ligando as duas principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto.
O IC 2 é uma via com perfil de auto-estrada nas proximidades de Coimbra e nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, do Carregado até Lisboa e de Oliveira de Azeméis até ao Porto (A 32) respectivamente. Em estudo está também a passagem ao formato de auto-estrada do troço entre Oliveira de Azeméis e Coimbra (Concessão Auto-Estradas do Centro).
Hoje em dia, o IC 2 acaba por se sobrepor à EN 1 em vários troços porque as variantes até agora construidas apenas se restringem à passagem pelos agregados populacionais de maiores dimensões.

IC2 - Wikipédia, a enciclopédia livre

estradas.JPG

Alentejo? Zona de Portalegre, quiçá? [;)]

Lembro-me perfeitamente eu com os meus 3 4 5 anos de ir da Quinta da Princesa para Arganil era sempre sem excepção.
Corroios, Laranjeiro, Almada, confusão para entrar 25 de Abril (Não havia VDG), Eixo Norte SUl, 2ªCircular, A1 até Aveiras, N1 até Coimbra e depois andar aos S na Estrada da Beira N17, até à Moita da Serra, 50 km's sempre aos S a descer a Serra de São Pedro Dias, a subir o Parque das Mêdas.
Depois na Moita da Serra, não havia a actual N342-2, uma variante nova feita para ligar ao novo IC6, e andar uma vez mais aos S no Avelar, até chegar ao Sarzedo e fim da viagem :)
De 4h para cima era certinho.
Hoje já com VDG ou então Porto Alto e Vila Franca de Xira, A1, IP3, IC6 e finito.
às vezes quando tinhamos e temos mais tempo, vamos pela lezíria ribatejana, Tomar, Penela, Lousã, Góis...

Penso ter havido alguma falta de planeamento das rotas prioritarias particularmente na epoca das "vacas gordas" aka 90 dos $$$ europeus, mau planeamento esse que ainda subsiste apesar de em menor escala, nomeadamente em termos de acessibilidade às vias rapidas.
De todo o modo a evoluçao nos ultimos 10 ou 15 anos foi exponencial e muito positiva.

Boas,

Quando vou de férias para Monte Gordo vou sempre Évora/Beja/Mértola/VRSA.

Já está em melhor estado, mas há 12/15 anos era má depois de Beja quando se virava para Mértola.

Gosto imenso daquele cheiro que toda a vegetação liberta naqueles dias de calor, já lá passei com 39/41º, ao ponto de não podermos encostar as mãos aos vidros, que queimavam, valia o AC.

Não faço a alguns anos o trajecto Grândola/S.Cacém/Sines que também era muito interessante. mas circulei por lá mesmo depois do IP6 aberto.

bem eu lembro-me de demorar, quatro horas e meia,
desde a casal ribeiro, até á sertã, no expresso[:p][:p][:p]
agora é uma hora e quarenta e cinco,
de carro a cumprir os limites[:)]

Voltar
Superior