Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

A diferença não é muito em termos técnicos. É necessário ver se a diferença de preço compensa.

Eu estava para meter um Série MSZ-EF Kirigamine ZEN e a diferença era cerca de +400€ para o GE.

Os Kirigamine ZEN são aparelhos orientados para a estética... não sendo tão eficientes como os MSZ-FD. Julgo que os Kirigamine ZEN são mais caros que os KIRIGAMINE (MSZ-FD)

Respondem bem?

Quais as potências vs áreas?

Relativamente a ruído de funcionamento, são silenciosos?

Os led são incomodativos no escuro?

Epá, boas perguntas!
Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que são os primeiros AC's que tenho montados, portanto não tenho própriamente termo de comparação.

Pessoalmente estou satisfeito. Acho que respondem bem, e conseguem aquecer/arrefecer rapidamente as divisões. Não são muito ruidosos a trabalhar nas velocidades mais baixas. (mais uma vez relembro que não tenho termo de comparação ok?)

Tenho 1 de 7k btu para 11m2, um de 9k btu para 14m2 e um de 15k btu para 23m2 (esta sala tem envidraçados muito grandes e de verão aquece muito, pelo que optei pela unidade de 15k vs a de 12k que alguns instaladores sugeriram).

Os leds não incomodam particularmente no escuro. Só tem um que incomoda e que dá para desligar que é o do patrol sensor.

Epá, boas perguntas!
Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que são os primeiros AC's que tenho montados, portanto não tenho própriamente termo de comparação.

Pessoalmente estou satisfeito. Acho que respondem bem, e conseguem aquecer/arrefecer rapidamente as divisões. Não são muito ruidosos a trabalhar nas velocidades mais baixas. (mais uma vez relembro que não tenho termo de comparação ok?)

Tenho 1 de 7k btu para 11m2, um de 9k btu para 14m2 e um de 15k btu para 23m2 (esta sala tem envidraçados muito grandes e de verão aquece muito, pelo que optei pela unidade de 15k vs a de 12k que alguns instaladores sugeriram).

Os leds não incomodam particularmente no escuro. Só tem um que incomoda e que dá para desligar que é o do patrol sensor.

Vi algures na net, um utilizador que se queixava que mesmo na posiçao mais alta das alhetas/deflectores, o fluxo de ar era dirigido sempre de forma "demasiado descendente"... e tendo em conta a localização da máquina na sala, poderá ser um problema, pois o sofá fica mesmo de frente para a parede, e a uns escassos metros da mesma. Seria bastante desagradável estar a ver tv e levar com a corrente de ar do aparelho...

Nos aparelhos que uso (Daikin e Mitsubishi Electric) nunca senti isso.

Será que pelo facto de ter apenas uma alheta/defletor, os Panasonic Etherea possam efectivamente sofrer deste mal?

Rui,

Estando em frente à unidade, de pé, a um ou dois metros, sim noto o fluxo de ar. Mas a ideia que tenho é que isto é um pouco transversal a todos os AC's.
Mesmo tendo 2 deflectores, para isto não acontecer, seria necessário um deflector mesmo no fundo da saída de ar e penso que nenhuma unidade é assim.

Como já te tinha dito, aqui não te consigo ajudar muito mais por falta de comparação.

Num apartamento T3 ultimo piso, com oritenção Norte (sala 30m2 e cozinha 20m2) e a sul (Quartos 14 a 17m2) a partir das 12h mais ou menos até ao fim do dia, tenho aquecimento central com caldeira a gás.
Pergunto:

Será mais vantajoso construir uma lareira com recuperador de calor com aproveitamento para água do aquecimento central?O sistema que tenho permite a associação (PEX)?

ou

Colocar Uma unidade de AC no telhado e 4 interiores, com função calor e frio?

Pergunto, sabendo que tenho lenha de borla e gosto do conforto de uma lareira/salamandra, qual será a melhor opção em termos de investimento inicial (instalação e montagem) e qual será o custo de utilização mensal.

Tendo tu lenha de "borla", faz todo o sentido colocares um recuperador de calor a agua na tua lareira, se a casa estiver bem isolada e se fizeres fogueira logo de tarde, penso que será possivel eliminares o gasto que tens com a caldeira a gás.

As áreas que colocas-te são um dado relevante mas mais relevante é saber se a casa está bem isolada.

Num apartamento T3 ultimo piso, com oritenção Norte (sala 30m2 e cozinha 20m2) e a sul (Quartos 14 a 17m2) a partir das 12h mais ou menos até ao fim do dia, tenho aquecimento central com caldeira a gás.
Pergunto:

Será mais vantajoso construir uma lareira com recuperador de calor com aproveitamento para água do aquecimento central?O sistema que tenho permite a associação (PEX)?

ou

Colocar Uma unidade de AC no telhado e 4 interiores, com função calor e frio?

Pergunto, sabendo que tenho lenha de borla e gosto do conforto de uma lareira/salamandra, qual será a melhor opção em termos de investimento inicial (instalação e montagem) e qual será o custo de utilização mensal.

Mete o recuperador de calor com aquecimento de água a lenha mas um sistema misto , por forma a que, acabando-se a lenha da lareira, arrancará a caldeira a gás para manter a casa aquecida.

Tens onde guardar a lenha e forma de a transportar para o 3º andar?

Voltar
Superior