Aprender a andar de mota

A primeira mota que conduzi foi uma Hornet 600, se bem, que na 1ª vez não passei dos 20 [:D].

Hoje, tive o exame prático, ao qual fui aprovado [kiss][kiss].

Agora é passear com cuidadinho e ir ganhando experiência [:cool:]

Parabéns![;)]

-------

Aproveitando que anda aqui o pessoal das motas[;)], se puderem, deixem as vossas opinioes sobre a Yamaha TDM 850 aqui neste tópico:

http://forum.autohoje.com/off-topic...colha-de-mota-500-600cc-2.html#post1063743814

Obrigado![kiss][kiss]

A primeira mota que conduzi foi uma Hornet 600, se bem, que na 1ª vez não passei dos 20 [:D].

Hoje, tive o exame prático, ao qual fui aprovado [kiss][kiss].

Agora é passear com cuidadinho e ir ganhando experiência [:cool:]
Parabéns!
E já sabes qual será a primeira montada?

Cumprimentos em "v". [:D][;)]

por outro lado para tirar muito gozo de uma moto basta simplesmente... andar nela, não importa se é depressa ou devagar, é sempre uma sensação de liberdade muito diferente da proporcionada automóvel.

Nem mais apr:). Foi exactamente isso que me cativou [:cool:]

Ainda hoje dei uma volta à chuva e gostei imenso, liberdade e aquela chuvinha no capacete [kiss] enfim..pancas [:)]

É a Hornet 600 [:cool:]. Sou fã das naked [;)]. é bom, levo com muito vento para cortar a "tesão" [:D]. Já andei um pouco numa Gsxr 600 e a história é outra [:D]
Humm tou a ver que tiveste a montada antes da carta (tal como eu[:D]).

Também gosto muito de nakeds, e gosto muito da Hornet, excelente escolha mas isso para um recem encartado já voa e muito.[:D]
Actualmente só me via a ter uma naked se fosse uma moto clássica, ja estou um bocado farto da ventania.[;)]

Humm tou a ver que tiveste a montada antes da carta (tal como eu[:D]).

Também gosto muito de nakeds, e gosto muito da Hornet, excelente escolha mas isso para um recem encartado já voa e muito.[:D]
Actualmente só me via a ter uma naked se fosse uma moto clássica, ja estou um bocado farto da ventania.[;)]

Ya..uns 2 meses antes [:D].

Sim..anda bastante bem. Já impõe bastante respeito, ainda mais para mim que sou novato. No entanto, creio que é melhor opção que uma estilo pista para começar.

Qual é a tua moto?

Tou mais ou menos na mesma situação que tu!! Tirei a carta em fim de julho fui logo no dia seguinte buscar a minha 1º mota uma Honda Hornet.
Também lia que era muito perigoso pra primeira mota, mas até agora tenho tido uma boa evolução a mota é bastante segura. Acho que nisto das motas o que conta é o juizo que temos. Também dizia que não ia passar dos 80kmh, mas a verdade é que puxar pela máquina dá um gozo brutal. De qualquer maneira temos de ter sempre a noçao dos nossos limites e nunca perder o medo. Agora é assim isto é um vício parece que o andar de mota se torna uma necessidade diária [:blush:].
Para 1º mota acho uma naked 600 uma boa opção, já uma desportiva 600 acho um bocado mais complicado.

cumps em V [:D]

Última edição:
Já foi tudo dito[;)]

O resto só quando começares a andar.

Para iniciar, eu começava pelas 500/600 utilitárias, mais mansas que as desportivas.

Cump.

se achas que vais gostar de conduzir motas força.. eu antes de tirar a carta (B) tirei a de A1 mas agora que tenho carro nao penso tirar a de categoria A, gosto mais de carros do que de motas e as motas têm muitas desvantagens em relação ao carro, tens que andar sempre com o capece, só podes levar uma pessoa nela (e se tiver capacete), nao tem um porta bagagem como os dos carros, nao é tao seguro, etc.
mas por outro lado é optima nas grandes cidades (por causa do transito, podes furar aquilo tudo [:D]) e para estacionar tambem é melhor que os carros [:cool:]

se achas que vais gostar de conduzir motas força.. eu antes de tirar a carta (B) tirei a de A1 mas agora que tenho carro nao penso tirar a de categoria A, gosto mais de carros do que de motas e as motas têm muitas desvantagens em relação ao carro, tens que andar sempre com o capece, só podes levar uma pessoa nela (e se tiver capacete), nao tem um porta bagagem como os dos carros, nao é tao seguro, etc.
mas por outro lado é optima nas grandes cidades (por causa do transito, podes furar aquilo tudo [:D]) e para estacionar tambem é melhor que os carros [:cool:]

Eu tenho carro, por isso, quando quiser levar o carro, levo, quando quiser levar mota, sempre tenho essa opção. Se bem que a mim o trânsito não me faz diferença, pois nunca apanho transito!

Dica: mantenham a 1ª engatada nos semáforos. Assim quando ouvirem pneus de carro a travarem atrás de vocês podem sempre arrancar e desviarem-se para o lado. [:blush:]

Para quem não tem experiência ou não sabe sequer anda de moto O melhor mesmo é ter umas aulas num projecto como a feelmoto.com. Desde o ABC até técnicas mais avançadas em estrada ou TT.
Seja para quem ter carta de carro e só quer uma 125cc ou Mesmo para quem vai tirar a Carta de Mota e não se quer meter à estrada sem fazer ideia do que esta a fazer é o ideal (e não estragamos a motas dos amigos..). Tem lá de tudo.. Podem ver mais em FEELMOTO | Experiências Motos TT e Moto 4 ou no FaceBook, tem lá muitas fotos e videos! acho que ainda apareço em algum :)

O arrancar e trocar de mudanças é idêntico aos automóveis.

-Cuidado com o travão da frente. É meio caminha andado para experimentares o alcatrão.

-Cuidado com as travagens em curva. Nos carros são de evitar a todo custo, numa mota são proíbidas.

-Muito cuidado com os carros com que te cruzas. Quem se aleija é sempre o da mota.

-Desvia-te sempre das tampas de esgoto. Nunca se sabe se falta lá a tampa.

-Muitíssimo cuidado com o piso molhado. É 10x pior que um carro.

_o mesmo se aplica a estradas de areia.

Devo ter-me esquecido de algumas coisas mas se fôr o caso acrescento.

Ando de mota todos os dias úteis há cerca de 11 anos e faço uma média de 50 kms diários. Tenho portanto alguma experiência se bem que nunca é demais.

Já caí 2 vezes, uma numa estrada de areia (culpa inteiramente minha), ainda fiz a curva mas a contracurva já a fiz de arrojo. A outra voei por cima do capot dum mercedes que não parou num stop.

Ou seja, em ambas poderá se aplicar as coisas que te disse acima.

Só te posso desejar sorte e juízo. Mesmo motas "pequenas" dão um certo gozo esticar...

Mas continuo a preferir 500x um automóvel.[;)]

neste post, esta tudo muito bem explicadinho, eu propio tirei a carta de moto a perto de 5 anos, os primeiros anos comprei e vendi varias motos, cheguei a conclusão que uma mota é muito bonito, no meu caso não apanho transito, muito mais rapido que o carro, mais economico, mas só no verão, porque no inverno, para mim é insuportavel andar de moto, chuva, vento, frio, talvez não seja um verdadeiro motard, mas moto para mim só no verão.

neste post, esta tudo muito bem explicadinho, eu propio tirei a carta de moto a perto de 5 anos, os primeiros anos comprei e vendi varias motos, cheguei a conclusão que uma mota é muito bonito, no meu caso não apanho transito, muito mais rapido que o carro, mais economico, mas só no verão, porque no inverno, para mim é insuportavel andar de moto, chuva, vento, frio, talvez não seja um verdadeiro motard, mas moto para mim só no verão.

arranjas uma ape que não apanhas chuva

Voltar
Superior