Apenas para "génios"...

ok, um mais fácil:

HyIFqZb.jpg
Muito fácil: (4 - pi ) cm2

Três Deuses, A, B e C, são chamados sem nenhuma ordem em concreto. Sincero, Mentiroso e Aleatório.
O sincero fala sempre verdade. O Mentiroso, mente sempre. O Aleatório, nunca sabemos se está a falar verdade ou não.

O vosso objectivo é saber a identidade dos deuses A, B e C, perguntando apenas 3 questões de resposta "SIM" ou "NÃO".
Cada questão deve ser colocada a apenas 1 Deus.

Os Deuses percebem Português, mas vão responder na língua deles, em que as palavras "SIM" e "NÃO", são "KE" e "TE", mas não sabemos qual corresponde a qual.

Os deuses sabem qual será a resposta dos outros deuses a uma determinada pergunta?

Os deuses sabem qual será a resposta dos outros deuses a uma determinada pergunta?

Em princípio deverão saber. Ou melhor, têm de saber se não o problema torna-se impossível.

Este problema faz-me lembrar o problema com os dois caminhos e os dois irmãos em que apenas um diz a verdade e o outro apenas mente. Ontem ainda criei uma tabela mas este problema está a dar-me uma luta tremenda.... :mad:

Estou quase, quase, quase a pesquisar no google a resposta. Normalmente consigo resolver este tipo de coisas mas confesso que há algo que me está a escapar. :(

Já fiz do estilo:

Pergunta a "A": O teu irmão "B" confia em "C". e por aí fora....

mas chega a um ponto que o aleatório me estraga a festa toda! Há algo que me está a escapar.... [:D]

(depois de sabermos parece tudo tão fácil :rolleyes:)

Bom problema, só espero é que a rsposta tenha sentido e não seja daqueles do tipo "O susto que a vaca apanhou". [:D]

Última edição:
Tem sentido sim!

Lembrem-se que nao sabem o que quer dizer "ke" e "te", talvez tenham de incluir isto nas perguntas que façam aos deuses!

A resposta, não é objectiva. É uma resposta com "Se's". Se responderem "isto" entao os deuses são "estes", se responderem "aquilo" entao são "outros".

Já ajudei o suficiente.

Não vão ver ao google, perde a piada toda isto..

Voltar
Superior