Alguém "expert" em Wordpress?

Podes explicar melhor?

Referes-te a alterar alguma coisa no painel de controlo do xampp? localhost/xampp?

Estou muito mais habituado ao joomla, mas pelo descrito não me parece muito diferente.

Estou a partir do pressuposto que estás a usar o Apache e não o IIS...

dentro do sites-enabled deve estar um virtualhost que contém a configuração que te permite arrancar o website.

Algo assim do género:

Código:
<VirtualHost  *:80>
    ServerAdmin webmaster@dominio.pt
    DocumentRoot        /var/www/teste/
       ServerName       www.dominio.pt
       ServerAlias      dominio.pt
       DirectoryIndex   index.php
       ErrorLog         /var/log/apache2/dominio_error.log
       CustomLog        /var/log/apache2/dominio_access.log full
</VirtualHost>

Estou muito mais habituado ao joomla, mas pelo descrito não me parece muito diferente.

Estou a partir do pressuposto que estás a usar o Apache e não o IIS...

dentro do sites-enabled deve estar um virtualhost que contém a configuração que te permite arrancar o website.

Algo assim do género:

Código:
<VirtualHost  *:80>
    ServerAdmin webmaster@dominio.pt
    DocumentRoot        /var/www/teste/
       ServerName       www.dominio.pt
       ServerAlias      dominio.pt
       DirectoryIndex   index.php
       ErrorLog         /var/log/apache2/dominio_error.log
       CustomLog        /var/log/apache2/dominio_access.log full
</VirtualHost>

E não esquecer de reiniciar o Apache depois das alterações.

Wordpress?! Não conheço, os pros recomendam-me sempre o Concrete 5. Melhores add-ons, assistência no fórum fantástica, relativamente fácil criar templates (instalar então é básico), excelente backoffice para admin ou cliente, pode usar bootstrap...

Experimentem e digam-me qualquer coisa:

concrete5 - Free CMS | Open Source Content Management System

Vou aqui colar um dos apoios que tive no fórum, quando embirrei com uma dificuldade e pedi uns conselhos:

"Há muitos anos que faço sites, primeiro em ASP clássico e depois em .NET. Fiz sempre os sites "à mão", usando apenas código que já tinha feito antes. Uma vez que era completamente auto-didacta, fui tirar um curso. No início deste ano comecei um estágio, e o meu trabalho no estágio era escolher um CMS para substituir o que a empresa usava (DotNetNuke - uma coisa horrível).

A primeira coisa de que me apercebi foi de que não ia ser fácil: existem literalmente milhares de CMS's no mercado, desde os gratuitos até aos que custam centenas de milhares de euros por site. No nosso caso, procurávamos um para fazer sites relativamente simples (coisas complexas passam para o software à medida) e que fosse intuitivo para o cliente final.

Durante o estágio instalei, experimentei, li a documentação, consultei os fórums e comparei mais de 20 CMS's. A segunda coisa de que me apercebi foi que a minha vida tinha sido diferente se tivesse investido tempo a procurar um CMS antes - fazer sites de raiz, um atrás do outro, começando sempre do zero, parece-me agora uma coisa completamente absurda.

No final desta pesquisa, meti as mão no fogo pelo Concrete5, um CMS de que nenhum programador na empresa tinha ouvido falar. Para além disso é PHP, e a empresa trabalha com plataformas Microsoft/.NET - como deves imaginar atravessei-me um bocado.

Entretanto fui contratado e já fizémos uma série de projectos com o C5 - reduzimos os custos (tempo de implementação) para cerca de metade, cortámos cerca de 150€ em cada projecto porque a formação faz-se em 15 minutos e, pela primeira vez desde que há memória, os clientes finais interagem com os sites e actualizam conteúdos sozinhos.

Lembras-te de dizer que o objectivo do CMS eram sites simples? Entretanto começaram a passar para a nosso departamento projectos cada vez mais complexos, uma vez que somos muito mais competitivos do que o software à medida. Neste ponto tínhamos duas hipóteses - apostar ainda mais no C5 e começar a usá-lo como uma framework ou passar para um CMS mais "poderoso".

Nisto passei 3 semanas a trabalhar com o Joomla, Drupal e Wordpress e só tenho isto a dizer: p*** que os pariu! São mais famosos, sim, mas de melhores não têm nada! O Joomla e o Drupal são o que se costuma chamar "spaghetti code". Os 3 têm milhares e milhares de plugins, sim, mas são completamente selvagens e é raro o que funciona. O Wordpress é excelente para blogs, mas fazer um site institucional com aquilo é uma batalha. É tudo à volta de post e comentários.. Os sistemas de criar temas dos 3 são horríveis, e é tudo gerido num backoffice sem qualquer relação com o frontoffice. O Drupal principalmente é uma coisa brutalmente difícil mesmo para quem tem muitos anos de PHP, e é praticamente impossível um cliente final actualizar conteúdos.

Optámos assim por aprofundar o Concrete5 e estamos a usá-lo como framework e a adorar! Dá-nos toda a liberdade de programar o que for necessário, mas com a vantagem de ter já montes de coisas feitas - utilizadores, gestor de ficheiros, validações, acesso à base de dados, etc.

Moral da história: se estás indeciso, deixa-te estar. Mesmo sem saber PHP, apenas com conhecimentos de HTML e CSS, consegues fazer qualquer site tipo "brochura" com o melhor "backoffice" que já vi. Se souberes PHP OOP MVC e um bocadinho de SQL, consegues fazer o que quer que seja que te peçam. Se não sabes HTML nem CSS e não queres aprender, então há maneiras mais fáceis de fazer sites - googla webnode ou wix."

Esta resposta foi há 2 anos, não sei se mudou muito, mas tenho já uns 5 sites em C5. Hoje consigo fazer um site relativamente extenso num instante, haja conteúdo. Depois de ter o template que queremos de passarmos uns dias no CSS a configurar tudo como queremos, é só "chutar" o conteúdo para lá.

Voltar
Superior